quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Monólogos matinais


Tem virado lugar comum acordar, espancar o despertador e ficar procurando uma desculpa para não ir treinar. Isso acontece mais aos domingos, onde normalmente bate a preguiça e é fácil arrumar desculpas em farrapos. Na verdade a criatividade nesta hora impressiona: semana passada já treinei, ontem fui dormir tarde, tô cansado do trabalho, quero acordar e fazer nada, o dia tá azul e quero ir pra praia, ontem tive dor de barriga, o pneu tá murcho e por aí vai.

Mas não estou cedendo ! Na verdade basta pensar no dia 31 de maio e concluir: vai ser sofrido. Se não treinar direito, muito. Se não treinar quase nada, vou me estrepar de vez e talvez não termine. Aí fica mais fácil: nada que uma boa meta não ajude.

Na verdade o processo todo é que é o interessante. O dia da prova é a cereja do bolo. Igual a escalada. Mais ainda em alta montanha. O que nos lembra alguns paralelos: a aclimatação é como os treinos longos, os descansos estão lá entre os dias mais puxados. A alimentação é diferente e fundamental, se não fizer direito vai tudo por água abaixo. O dia de cume é sempre mais longo do que qualquer dia de aclimatação, assim com na prova, que nunca se compara a treinos. E o cume é o presente, assim como a linha de chegada.

Se fosse apenas o dia da prova ou simplesmente por os pés no cucuruto da montanha, o pão de açúcar ou qualquer montanha dos alpes teria filas kilométricas no bondinho. Botar os pés no cume é sensacional, principalmente pela vista, mas pouco mais do que isto. Já percorrer as agarras do famoso carboidrato granítico, se arrastar por arestas nevadas de montanhas pontudas e passar o dia numa parede trazem toda uma experiência e vivência que é apenas coroada no cume. Assim como os treinos: os amigos da labuta, a lenta lapidação do desempenho e o trabalho constante, e evolução percebida e a disciplina de fazer tudo aquilo são recompensadas com uma boa prova, feliz, tranquila e divertida.

Um comentário:

  1. Ótimo Post !
    Nos faz refletir sobre nossas desculpas e tudo mais para justificar as nossas alegações para não ir treinar.
    No mais, que a meta sempre se sobreponha as desculpas.
    Saúde e Bons Treinos.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)