domingo, 6 de outubro de 2013

Olímpico no Parque Malwee - Jaraguá do Sul

O lago da natação, águas calmas e pesadas.
Ontem rolou a 5ª etapa do catarinense de triathlon dentro do parque Malwee, o mais próximo do Hyde Park que existe aqui em Santa Catarina. Um lugar espetacular e dessa vez com sol de rachar e céu azul, diferente da última vez em 2009. Distâncias olímpicas com natação no lago, pedal num circuito de vai e vem de 5,6 km e corrida com morros dentro de trilhas lajotadas no bosque, perfeito pra esse tipo de evento. Duro, algo técnico e bonito pra danar.

Cheguei lá de carro com o Dimitri e fomos direto pro simpósio, pegamos os kits e fomos almoçar. Almoço apreensivo, como comer direito com largada às 14:30 ? Arrumei todas as tralhas na transição e fui aquecer no lago. Largamos de dentro da água na selvageria de sempre, fiquei entalado no início mas logo espalhou e consegui nadar solto, moderado e duas voltas depois saí da água com 25min40seg. Fui tirando a roupa de borracha e correndo pra T1 que ficava a 400 m morro acima por caminho de lajota, pisando feito gato de pantufa com medo de topar um dedo. O Pedro saiu da água junto e num instante já estava lá em cima, foi voando não sei como.

Peguei a bike e comecei a descer a estrada dentro do parque até a portaria, 1 km de descidinha em lajotas, muita calma nessa hora. Entrei no asfalto e baixei a cabeça, iria socar os pedais até não poder mais. O Ribamar estava na prova, e depois de ficar em segundo na categoria atrás dele em algumas provas, achei que a bike seria decisiva. Só que tive um instante de estupidez e apertei o lap do garmin, que entrou no modo T2. Paginei as telas e não tinha cadência nem velocidade, só tempo e distância. Ao invés de ir no escuro (teria sido a mesma coisa pois fui na percepção de esforço o tempo todo - máxima), reprogramei o modo multisport pedalando no clipe. Gênio. Enquanto isso passaram vários atletas, o Ribamar junto.

Segui perseguindo o Matheus e alternamos posições até que encaixei um ritmo decente. Também encaixou junto uma dor no pescoço insuportável que não me deixava ficar no clipe, tentei alongar, ficar no guidão e nada, até que fiquei no clipe assim mesmo e foi melhorando.

Pedal com vendo contra forte na ida e inúmeros obstáculos, buracos, lombadas, redutores de velocidade, os quais depois de umas duas voltas já passávamos clipados. Na sétima volta a Júlia me passou perseguida pela Ana Lídia e foram embora. Senti as pernas bem pesadas mas busquei mais algumas posições, coisa rara no final do ciclismo.

Já dentro do parque a subidinha pra T2 foi feita no volantinho e então fiz asneira. Deixei uma meia cuidadosamente preparada dentro do tênis, só que do avesso. Botei, tirei, a meia embolou e botei novamente e saí com o cadarço pouco apertado. Nisso meio mundo me passou na transição. A corrida também começava com subida e depois uma descida monstra, um plano beirando o lago, uma ponte de madeira e uma subidinha leve e mais plano e então retorno. Tudo 3 vezes. O retorno perto da transição era especialmente cruel, pois ficava num declive. Tinha praticamente que dar um cavalo de pau pra contornar o cone, fazendo a velocidade ir a zero absoluto.

Terminei a última volta com uma vontade insana de andar na última subida, mas não andei, embora deva ter corrido feito uma tartaruga manca. O treino não está legal em nada, a corrida está pesada e muito ruim nas subidas, onde era pra estar boa. A natação está até razoável e a bike sem volume. Fiz as duas últimas voltas da corrida com as coxas querendo travar.

Uma baita prova, dura e num lugar sensacional, é pra repetir sempre. E também acho que nunca mais vou correr de meia uma prova curta, e também nunca mais usarei cadarço. E outra coisa, ganhar de quem sempre ganha de você não faz você ganhar a categoria ;-). Depois do duelo com o Ribamar vi que fiquei em quarto. Uma belo resultado pra pouco treino e tanto esforço. Essa doeu, literalmente. Dadas as asneiras no garmin não sei o tempo exato. Acho que foi quase 26 na natação, perto de 1h10 na bike e uns 42 min na corrida, total de cerca de aproximadamente 2h18 ou 19 com as transições. Bem mais legal do que as 2h36 em 2009 :-).

Parabéns a todos que competiram, galera forte tocando o terror, altíssimo nível. Parabéns à organização. Uma das melhores provas de triathlon que eu já fiz. A Fetrisc tem feito um trabalho excelente pelo triathlon de Santa Catarina, é um exemplo nacional.

Quando aparecerem fotos e resultados atualizarei aqui.

Pódio, um quarto lugar bem ardido.
Largada, foto do André Puhlmann

15 comentários:

  1. Cara... o que mais eu quero na minha vida é fazer umas asneiras como as tuas e subir num pódio. Acho que só preciso treinar mais umas três encarnações para fazer umas asneiras e ainda assim fazer um olímpico em 2h18'. Kkkk
    Parabéns camarada... esse ano só não fiz essa prova porque vinha da maratona. Ano passado vou tentar repensar e ver se encaixo no meu calendário. Teus relatos dela sempre me deixam com água na boca.
    Abração.
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Milton !! Cara, é impressionante como sempre tem uma cagada nas transições. Dessa vez certo que isso dá mais de minuto, pq ainda pareio pra apertar os cadarços depois da primeira descida kkkk.

      Tu ia sair muito bem nessa prova. Ajeita aí pq se tiver o ano que vem tem que fazer.

      Abraço !

      Excluir
    2. Caraca Milton, olhei só agora o relato da vez em 2009 e lá a T1 foi mais desastrada ainda. E corri sem meia, pq será que desaprendi KKKK ?

      Excluir
  2. Ano passado leia-se ano que vem... comi sei lá o que para escrever uma asneira dessas. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, já tá treinando ! É desse tipo de asneira que precisamos hahahahahahaha.

      Excluir
  3. Parabéns Pina!! pela prova e pelo relato!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pedro ! Parabéns pela prova, voou o tempo todo, até naquela subida maluca pra T1 hehehe.

      Excluir
  4. Que lugar bacana, heim?
    Parabens por mais uma.

    ResponderExcluir
  5. Que inveja...puta lugar!!!

    Baita prova.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Pablo !! Como estás cara ? Tudo certo ?
      Valeu ! Puta prova mesmo !

      Abraço

      Excluir
  6. Muito bom. Parabéns Rafael!
    O Parque da Malwee é bem bacana. Valeu pela colocação, aliás, esse negócio de tênis e meia, esta te perseguindo desde a meia maratona de são josé, rs.
    E parabéns à Fetrisc pelo evento.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que praga essas meias ! Vou sem elas na próxima hhehehehehe.

      Valeu !!!!

      Abraço

      Excluir
  7. Foi minha pior prova até hoje, se dá pra dizer que teve alguma boa rs.
    Estava nos meus planos e até ganhei folga mas me machuquei, queria voltar la pra melhorar o tempo.

    Abraço e parabéns pela prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio !

      Tempo é só um parte, a percepçaõ é muito mais importante. Da outra vez peguei chuva o tempo todo. Show de prova, tem que ir sempre.

      Abraço

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)