terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Impressões sobre as três modalidades


Nunca treinei Triatlhon antes. Não posso dizer que aqueles dois shorts lá em 1991 tiveram treinos - epa, acho que foi a primeira corrida oficial que fiz, e ainda tenho uma camiseta da prova (!), tudo culpa do Jacó.

Há quase dois meses enquadrado no esquema dos treinos, seguem umas impressões iniciais sobre cada pedaço do esporte.

Natação - é onde a técnica pega mais. Uma técnica mais apurada significa menos zigue-zague e menos gasto energético, além de uns goles dágua salgada a menos também. O volume e o tempo são os menores. Até agora estou sem nadar em piscina, pois o 12 fecha em janeiro, mas de qualquer forma os treinos no mar tem sido muito bons. De volta aos azulejos nesta semana, veremos se lá percebe-se evolução.

Ciclismo - é onde o equipamento dita o ritmo. Não sei se por excesso de falta de prática ou não, mas é onde estou penando mais até agora. Os equipos são bem diferentes da MTB, o jeito de pedalar e a bendita posição que está me travando o pescoço são as maiores diferenças, e ainda tive que me adaptar ao mesmo tempo à sapatilha grudada nos pedais. Demorei pra escolher a bike, mas acho que acertei. É onde se gasta 60 % da prova e onde deve morar a maior parte do treino. Preciso focar muito aqui, pois tem que sobrar muito pra maratona. Estou apanhando ainda, pois não consigo pedalar direito redondo, soco a perna como nos pedais convencionais e MTB.

Corrida - estou em casa. Claro que pelo volume dos últimos tempos e provas, já que 2008 fora o multiesporte todas as provas foram de corrida. E é a mais simples de treinar, envolve menos logística e equipamentos complicados, e é onde estou mais a vontade e treinado. A base cardiorespiratória dos treinos anteriores é que permitiram a idéia de treinar pro iron, e isso não falta. Falta mesmo é perna pra aguentar correr direito depois da bike, tenho que reforçar musculação - quem sabe de madrugada :-p

Fora estes, o alongamento e uma musculação básica (principalmente abdômen) são importantes. Senti bastante a lombar em alguns treinos, tem que reforçar. A mistura de modalidades num dia também é estranha, antes os dias off eram frequentes, agora off é fazer só uma coisa num dia :-p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)