segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Avaliação de produtos - Mochilas de hidratação Kalenji e Quechua

Os produtos das marcas Decathlon são de excelente custo benefício, e para o Cruce Colúmbia eu estava procurando alguns itens para testar e recebi duas mochilhas, a Kalenji Small e a Quechua Raid Trail Extend 12, esta última é um lançamento. O propósito de cada modelo é um pouco diferente, e procurei testar cada uma nas condições aproximadas de uso.

A Kalenji tem capacidade menor e facilidades para porta trecos normalmente usados em corridas curtas e perto de casa ou do carro. Já a Quechua tem maior capacidade e é expansível, permitindo uso em treinos ou provas curtos e nos mais longos, porém não tem tantos bolsos quanto a Kalenji.

Antes de entrar no review, algumas observações: tenho uma 'bronca' de mochilas de hidratação: é bem mais complicado parar e encher do que uma garrafinha, mas a contrapartida é a maior capacidade e facilidade de transporte, pois fica grudada às costas e não sem mexe nada, ao contrário das garrafas em cintos que sempre incomodam um pouco. Também na minha opinião o calor exagerado prejudica o uso de qualquer mochila de hidratação, pois querendo ou não é uma camada de isolante bem grosso às costas e o volume maior de água também demora mais para acabar e consequentemente esquenta mais rápido. Mas é o preço a pagar pela praticidade em beber e capacidade de carga. 

Testes


Os testes com a Kalenji foram basicamente treinos de corrida de até duas horas, onde só levei água e um gel ou barrinha. É extremanente bem isolada, a água fiou fria até quase no final do treino e as costas não sentiram o calor mesmo num dia bem quente, principalmente pelo tamanho reduzido. As alças fecham bem para alguém com alguma estrutura, porém pessoas pequenas podem sentir falta de mais regulagem. Os bolsos são muitos e práticos, com prendedor para chave do carro e acessos laterais e externos. Um ponto que me incomodou foi a fita do monitor cardíaco, que ficou espremida pelo peitoral da mochila. Resolvi isso soltando um pouco as alças e deixando-a mais 'baixa' nas costas.

Este modelo não tem alça da cintura, o que me causou estranheza no início, mas ficou bem presa com as duas peitorais e como é pequena não fez falta. Eu sempre uso mochilas com a cinta abdominal, é hábito. Então fiz questão de testar bem para ver se isso não incomodava, e com os dois litros de água, chave, gel e celular, não tive problemas. Este é o único item que mais fez falta.

A bolsa de água é de qualidade muito boa, melhor do que várias que já tive. Todos os usos a partir do primeiro foram sem qualquer alteração no gosto e a água sai fácil e rapidamente. Ela é totalmente retrátil e é bem fácil de recolocar. 

Já a Quechua é bem maior, vai até 12 litros mas é 'expansível'. A mochila é super simples e leve, tem apenas 260 gramas sem a bolsa, impressiona. O tecido externo é uma malha elástica e com a bolsa dágua ela fica pequena como a Kalenji, mas aceita bem mais coisa dentro. Em um teste, eu coloquei a lanterna de cabeça, corta-vento comprido, um gorro, óculos escuros mais a bolsa cheia e ainda sobrou bastante espaço.


Este modelo tem a cinta abdominal com dois bolsos expansíveis na lateral, ali já carreguei câmera fotográfica, celular e vários gels e barrinhas de banana. Notadamente é um modelo para provas mais longas, onde essa capacidade de carga é necessária. 

A bolsa é idêntica à da Kalenji. Num teste específico senti bastante calor na cintura, onde os bolsos e a cinta ficaram. O sistema que prende a cintura é um esquema de velcro muito fácil de regular e usar, mas é grosso e acaba esquentando mais do que o necessário. Ainda assim as costas parecem tão ou mais ventiladas do que a Kalenji, o tecido é bem mais fino e arejado. A peitoral por outro lado é minúscula e também bem prática. Também existem dois pequenos prendedores externos para levar o bastão de caminhada, que é essencial em provas longas de montanha.

Achei a Quechua mais firme ainda no corpo do que a Kalenji, talvez devido a soma do tecido elástico e da cinta abdominal, mas a diferença foi pequena. No vídeo abaixo dá pra ver que ela praticamente não se mexe durante a corrida.


Em resumo, a Kalenji é mais prática para treinos curtos e frequentes, já a Quechua me parece mais adequada a treinos longos ou provas, e será a escolha para correr o Cruce Colúmbia. Ainda falta um teste com mais peso em um treino longo, o que vai acontecer em breve, mas isso não deve mudar a avaliação.

Dados técnicos


MOCHILA HIDRATAÇÃO SMALL
  • Capacidade: 6 litros
  • Peso sem bolsa de água: 250 grs
  • Bolsa de água: 2 litros.
  • Facilidade: bolsos laterais, dorsais e interiores, colete com bolso arejado extensível.
  • Regulagem: colete ajustável com correias laterais elásticas.
  • Malha de rede arejada nas costas para bom controle da abrasão e da transpiração.
  • Bandas reflexivas para visibilidade à noite.
  • Apito laranja.
  • Composição: poliamida e poliéster
  • Preço online em 12/01/2013 - R$ 149,95

MOCHILA RAID TRAIL EXTEND 0 - 12 QUECHUA
  • Capacidade: 12 litros
  • Peso sem bolsa de água: 260 grs
  • Bolsa de água: 2 litros.
  • Facilidade: 1 bolso externo com ziper e dois na cintura.
  • Regulagem: cinto abdominal com velcro e peitoral
  • Composição ultraleve, muito estável, ventilada.
  • Bandas reflexivas para visibilidade à noite.
  • Apito laranja.
  • Composição: poliamida e poliéster
  • Preço online em 12/01/2013 - R$ 179,95

14 comentários:

  1. Show de bola !!!!! ótimo review !!!!! ops, reviews

    ResponderExcluir
  2. Recebi esta semana um link com a propaganda desta mochila. Achei as características e preço bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Fala Ale ! Tô gostando bastante dessas mochilas. Estou usando mais a Extend porque tem mais capacidade nestes treinos longos...

    ResponderExcluir
  4. mas onde está o apito? Tenho uma e não vi nenhum apito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaala Cesário !

      Na mochila da Kalenji o apito é o treco laranja no cinto peitoral, na da Quechua está pendurado no ombro esquerdo, fica dentro daquele porta-coisas da alça da mochila...

      Achou :-) ?

      Abração

      Excluir
  5. Muito bom, cara. Isto me ajudou em decidir o que comprar. Tenho uma mochila de hidratação, que tem bolsas suficientes, porém nas costas. Numa corrida de 50k seria bastante irritante de ter que tirar a mochila cada vez que quero um gel ou uma barra, ou outra coisa qualquer. Já tinha pensado de comprar essa e depois de ter lido esse review, sei que não vou errar na compra de novo. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Rafael, parabens pelo review. Muito bom mesmo.
    Depois de ler, fiquei muito interessado na quechua extend, mas nao acho para comprar. Alguma dica de onde eu posso encontrar pra comprar ? No site da Decathlon eles nao tem mais =/
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leandro !

      Valeu cara !

      Seguinte, eu estive há pouco tempo na loja da decathlon em Floripa e tinha. Se não tem no site é provável que tenha um modelo substituto, já deu uma olhada ? procura em loja física. Em lojas multimarcas já vi coisa da quechua, mas é mais raro.

      Abraços !

      Excluir
  7. Também procurei essa mochila da Quechua de 0-12 e não achei em lugar nenhum, liguei pra decathlon e eles n tem previsão de quando vao ter novamente.

    ResponderExcluir
  8. Olá, obrigada pelas dicas! Você sabe dizer se este modelo da Kalenji saiu de linha? Não estou encontrando. Obrigada, Fátima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima ! Já ouvi falar que sim, mas realmente não sei confirmar. Se não tiver mais a venda no site deve ter saído mesmo, pq lá sempre tem o catálogo completo dos produtos, enquanto na loja fisica pode faltar.

      Abraço

      Excluir
  9. Olá Rafael. Ótimo review..clean e objetivo. Você poderia postar o link dos produtos, caso possua?

    Obrigado e boas provas!

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)