domingo, 8 de março de 2009

(Re) Aprendendo a pedalar

É verdade, tive que aprender um monte de novo nesta bike fininha. Algumas lições dizem respeito a aerodinâmica, aos pedais, posição no clipe. Outras sobre segurança.

Hoje por exemplo estava descendo do CEFET para a beiramar sj e um ônibus se pôs ao lado, demorou e passou. Só que quando voltou à pista correta, um celta que ia a frente entrou à direita e o grandalhão freou. Eu já vinha freando para secar as rodas, mas apertei com força os manetes e travei a traseira. Vim deslizando para os lados e parei a meio-metro do latão. O xingão que soltei assustou a senhora que caminhava na calçada.

Já sobre a questão aerodinâmica: dá uma diferença real a posição no clipe e a 'normal'. No mínimo 3 Km/h ou 5 bpm, então em provas longas, fundamental ficar encolhido o máximo possível. Em relação ao pedal, eu não tinha nenhuma intimidade com as sapatilhas, então tenho que aprender a pedalar 'redondo', botando força em todo o ciclo e não só na descida do pedal. O estranho é que a musculatura usada para 'subir' o pedal é bem diferente e pouco treinada, então fica ardendo logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)