domingo, 9 de janeiro de 2011

Primeira semana 100 %

Fiquei 100 % acabado, mas também com treinos 100 % cumpridos. Essa semana inicial foi boa, ainda não consigo acordar com facilidade, as juntas ainda doem e pedalar está sendo uma arte: achar a posição menos incômoda. Algo está torto na bike, andei mexendo em já não lembro mais o que e está tudo parecendo fora de lugar.

Mesmo assim fechei a primeira semana da base com TODOS os treinos concluídos. Isso é raro na base. Calculei por alto e o tempo gasto ficou em torno de 12 horas. O volume da bike foi de 198 km, corrida 40 km e natação 7 km, bom.

Ontem fomos nadar no mar, primeiro treino coletivo do ano da Ironmind lá no Taikô. Caí na água de óculos novo e lá fomos para duas voltas nas bóias. Fiz a primeira e achei acho que o Diovani comentando que tinha dado de cara com água viva. Segui e retornei, sentindo nada e achando que as gelecas dágua não me pegam. Voltei pra praia e saí pra segunda volta, mas no meio da terceira perna passei num cardume, se é que isso existe, de água viva. Choques e ferroadinhas pelo peito, braços e rosto. Nadei até a praia e depois fiz uma paralela de volta, achando que as dita-cujas estavam mais pra fora. Saí da água com 55 min, sei lá que distância.

Toquei pro pedal que foi forte, hora em pelotão hora solo. Fechei 73 km e me mandei pra casa podre de cansado. Tomei um caldo de cana que pareceu uma intravenosa de glicose. Cheguei em casa cansado, e assim fiquei o resto do dia, mas fui passear com o Arthur e a Daiane e acabamos ficando até anoitecer no parque de coqueiros. Dormi não sei nem a hora e nem como.

Hoje acordei atrasado no susto, 6:20. Saí com o café da manhã na mão e fui pra jurerê pro longo de pedal. Cheguei bem na hora que em todos saiam, junto com o Rafael Bressan da Ironmind. Seguimos pra Daniela e logo encontramos o pelote voltando. Quase dei um cavalo-de-pau e segui atrás do povo. Até entrar na SC já estava num ritmo alto, Roberto puxando a turma lá da frente. Foi entrar na SC e começar o desespero, segui o grupo até a subida de cacupé e depois deixei ir, não tem como fazer um treino de 90 km naquele ritmo. Formamos um pelotinho com o Lins, Luiz Rafael e depois um pouco do Éder, que consertava um pneu sem bomba na vargem grande ;-).

Logo depois de jurerê seguíamos para aumentar a kilometragem quando o pneu do Rodrigo furou. Paramos pra consertar e ele anunciou que testaria o sistema de CO2 novinho. Foi lá, pegou tudo e foi rosquear o cilindro à válvula e bum, vazou tudo daquele mini-extintor de incêndio. Quebrou a válvula. Aí logo puxei a minha: usa essa aqui, é bala, só enrosca e manda ver. Rosqueou e bum de novo, a válvula estava travada aberta, e lá se foi o último cartucho. Voltou pra velha e confiável, embora irritante, bomba portátil. Não foi desta vez, hehehe.

Depois do retorno segui só com o xará para fechar a distância, contra um vento que se erguia conforme as forças decresciam. Paramos para uma coca-cola no bar da Daniela, e ao sair da bike simplesmente deixei a pobre despencar no chão, pois esqueci de tirar a mão certa do bolso da camisa onde era pra estar a plata. Aí retornamos e fechamos os 90 km em exatas 3h cravadas, a conta da mentira. Foi um calor danado, muito vento e trânsito caótico. Isso associado ao fit meio torto me deixaram com o pescoço duro o resto do dia, mas nem de perto cansado como ontem, talvez tenha sido a noite de sono melhor. A adaptação já está acontecendo ;-).

Fico impressionado no início da temporada: como é que um treino de 90 km desses pode ser tão cansativo assim no começo e tão besta no final ? O corpo humano é um sistema adaptativo magnífico: em 5 meses dá pra fazer um motor 1.0 engasgando virar um 2.0 flex econômico e confortável ;-). Que venha a segunda semana. Desafio: zerar janeiro sem perder nenhum treino, vamos ver se dá pra fazer.

Um comentário:

  1. Grande Rafael, 1ª de várias semanas 100%!!! É muito bom começar o ano assim. Também consegui fazer tudo, inclusive os opcionais. Compra o rolo, é chato, mas vale a pena. Dia de chuva, dia sem tempo e outros motivos. O rolo tá lá e vc ainda pedala vendo tv ou conversando com a família. O pedal de domingo foi mesmo forte. Com 75 km a média estava perto de 35. Depois virou passeio e caiu para 32,5.
    Grande abraço e nos vemos pela SC.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)