domingo, 23 de janeiro de 2011

Joelho dá nó ?

Esta semana ia bem até sexta-feira. Acabei não tendo tempo de pedalar quinta, mas tudo bem, fiz 30 min de rolo depois de brincar com o filhote até ele dormir. Aí sexta fui correr na chuva e com 4 km senti umas dores horríveis no joelho esquerdo. De uma vez, sem aviso. Parei, alonguei a perna, tentei massagear a patela e continuar. Logo parei de novo, aí então com 5 km não aguentei e voltei andando. Fiquei sem paciência e trotei um pouco, mas me convenci a continuar andando pra minimizar seja lá que danos fossem aqueles.

Em casa botei logo gelo, mas doia só de dobrar a perna. Dormi ansioso com o dia seguinte, com os equipos prontos pro treino de transição em jurerê. Só que aí a chuva veio de vez e alagou a cidade toda, um caos típico que se repete sempre.

Dorzinha chata durante o dia. Se nunca tive dor nos joelhos treinando, que dirá de ter dor parado em casa. Às 16 horas sobrou um tempo e fui nadar. Senti na pernada, e às vezes na impulsão na borda. Nadei 3000 mts em 59 min, bem lentos, e ainda assim saí com o joelho pior do que entrei na água.

Mais gelo, relembrei alongamentos das antigas fisioterapias e fiquei o resto do dia preocupado. Aí fui ler algo na internet sobre a dor atrás da patela, ao dobrar a articulação. Nada bom.

Hoje tinha preparado tudo pro pedal longo, mesmo sabendo que não daria em nada com aquela dor e chuva, duas porcarias. Acordei com dor de novo, agora já apavorado. Comecei a falar sem parar, pesquisar o tempo todo e ficar alongando tudo que é músculo das pernas. Depois das 4 da tarde o sol que tinha saído ao meio dia estava forte e resolvi testar o pedal.

Saí de casa e logo veio uma descida, tudo certo. Aí tinha uma subidinha ridícula. Minúscula, e quase dei um berro de dor. Só não fiz meia-volta ali mesmo porque não era o melhor local, desci do outro lado e comecei a voltar pra casa. Aí percebi que a dor tinha praticamente sumido. Tudo isso em menos de 2 km. Não poderia ser só 'aquecimento' da articulação. Retornei de novo e segui de leve, melhorou. Aí melhorou mais e fui, acabei girando 50 km na MTB em terreno quase todo plano, salvo umas subidinhas de nada. Não senti mais nada, nem em casa depois que esfriou, nem agora várias horas depois. Botei gelo mesmo assim.

Coisa mais estranha. Sumiu. Desapareceu, tão rápido quanto veio, a dor maldita. Pelo menos por hora, não sei como vai ficar amanhã. Não vou ficar perguntando aonde a dor foi, mas não vou sossegar mais até descobrir o que foi isso. Vou num especialista o quanto antes e quero uma ressonância, ultrassom, seja lá o que for que permita ver se está tudo em ordem com a coisa toda ali dentro. Alguém aí já teve isso ? Aceito recomendação de especialistas na região de Florianópolis, um ortopedista que saiba tratar de quem corre e pedala.

Relembrando, este joelho as vezes ficava um pouco 'duro' depois de uns treinos muitos pesados, como na última maratona. Mas tudo ficava travado, então nunca dei muita bola. Também percebi que eu tenho negligenciado totalmente alongamentos, estou travado que nem bambú. Preciso melhorar isto. Vou pular uns dias de corrida até achar o doutor mais adequado. Fiquei desesperado só de imaginar ter que ficar parado sem treinar, já que até nadar tinha incomodado. Deve ser horrível. Descobri também que estou plenamente viciado em exercícios. Admito abertamente.

5 comentários:

  1. Salve, salve.
    Coisa doida essa.
    Bem, pela minha pouca experiencia, dor atrás do joelho é do pedal, já que a região posterior é mais forçada.
    Cara, eu sempre aposto no alongamento como solução pra tudo.
    Em relação a um ortopedista. Posso confessar? Essa palavra me dá arrepios. Não confio neles, para tratar atletas. Acho que são bons para tratar pessoas quebradas em acidentes ou algo parecido.
    Mas, isso é apenas a minha experiencia.
    Eu apostaria em um bom osteopata. Mas, nao conheço. Achei esses caras no google: http://www.osteocentro.com/
    Pra mim, nada supera a osteopatia.
    Abs e melhoras.

    ResponderExcluir
  2. Mais um contato:
    http://www.taopilates.com.br/?act=12&id=96

    ResponderExcluir
  3. Amigo, estou cansado de sofre com os joelhos, já fiz muita coisa, e agora cansei, não vou parar, tenho de aprender a conviver com a dor, já que náo resolve mesmo. ainda bem que a sua parou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma fisioterapia bem feita.. tenho certeza que vc vai melhorar.. segue meu perfil no Instagram.. tem muitas dicas sobre joelho . @marcosandradefisio1

      Excluir
  4. estou sentindo essa dor já faz quatro dias..
    tbm ñ sei oq aconteceu acho que foi por causa de uma festa que fiz no sabado pois trabalho com festa,subi e deci escadas a noite inteira
    tbm gostaria de mas esclarecimentoss
    obrigada...

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)