terça-feira, 5 de abril de 2011

Chuva descasca o pé, e sem alimentação você quebra.

Oito semanas para o IMBrasil 2011, entrando na parte realmente cansativa dos treinos. Nesta semana que passou teve um longo de corrida muito bom, todo feito na chuva na parceria do Alexandre, encontrando a Fabi e o Roni, guerreiros aquáticos que não se abatem com uma chuvinha de alagar ciclovia. Muito bom ritmo, mas destruí completamente o segundo dedo do pé direito, um calo derreteu e foi arrancado pela fricção com a meia molhada. Tornou as corridas seguintes um teste de suporte à dor.

Já no final de semana eu testei alimentação. Fiz isso no treino de sexta, onde tenho ficado bem desidratado, sábado e domingo. Na sexta voltei do intervalado derretendo como sempre, mas tomei gatorade e bebi mais um litro de suco de manga (natural !). Sábado durante e depois do treino fiz reposição com mais gatorade e bastante água, parece que deu resultado. Acho que achei a causa da sede eterna: desitratação gradual acumulativa do fim de semana !

Domingo tentei calibrar a alimentação para a prova. Montei um pacote com aprox. 70 gramas de carboidrato por hora. Ficou difícil enfiar aquilo tudo nos bolsos da camisa. Fiz as contas e levei para 5h30, pois seriam 5-5:30 de pedal mais uns 40 min de corrida. Como desconta-se a primeira hora (se considerar que houve desayuno), deveria dar certo. E daria mesmo, não fosse a quantidade de pneus furados e parada para reabastecimento. Saímos para a BR 101 norte as 7 da manhã em grande grupo. O Lins foi o primeiro premiado, pneu furado logo no início. Depois furou de novo. Como ele iria ficar em Itajaí, nos separamos em camboriú e retornamos pelo morro do boi, divertido de subir. Descemos e furou um pneu do Alexandre. 

Capítulo a parte: trocou e encheu, ao retirar a bomba veio junto a válvula do bico, lá se foi a câmera. Pegou outra, recolocou e encheu, furada. O João emprestou uma, até testou antes. Montou tudo, encheu e tava furada. Revisamos tudo de novo, nada. Pegamos uma com o Salada, aí funcionou !!!!

Nisso voltaram Jack, Arthur e Miranda. Tentamos ir na roda. Quando revesei pra 'puxar na roda deles', logo vi que fiquei sozinho. Parei no posto do avião pra esperar e lá vinham eles, o Salada teve outro pneu furado. Só saíram intactos os pneumáticos meus, do Diovani e do João. Voltamos no sol absoluto e contra o ventinho sul fraco. Quando passamos a ponte de tijucas comecei a pifar. Não entendi o que era, mas logo fiz as contas e vi que esqueci de comer direito nas paradas que totalizaram 1h15. Quebrei legal, mas logo nos primeiros sintomas tomei um gel, comi uma banana cozida (na camisa) e meia hora depois mais um gel, bastante água e mais um club social. Parece que resolveu, voltei ao pseudo-normal nos últimos 20 km e consegui correr legal depois do pedal de 160 km. A comida foi quase toda, só que tem que ser dosada igualmente no tempo, senão quebra do mesmo jeito. Outra hipótese plausível para a quebrada foi ter tentando acompanhar os três, e também ter saído desesperado atrás do povo quando passaram pelo avião, pois eu estava lá sentadão à sombra e passaram sem me ver. Mas acho mesmo que foi alimentação ;-).

6 comentários:

  1. Pina,
    vale a pena testar a alimentação com as fontes que tu vai usar na prova. Depois que cai na corrente sanguínea, todo carboidrato é praticamente igual, mas a parte que mais complica é a motilidade gástrica. O que eu posso te dizer é que comida de verdade tem um monte de coisas que podem atrapalhar tua motilidade, e às vezes não passa do estômago pra corrente sanguínea na eficiência que tu esperava. Para isso foram criados os géis, carboidratos em pó e em barra. E outra... a proporção de calorias/carboidratos/gorduras/proteínas varia muito de um alimento pro outro. Um GU por exemplo tem 100kcal e 25g de carboidrato (1g CHO = 4kcal). 1 clubsocial tem 130kcal e 18g de carboidrato (menos de 80kcal de CHO.. contem outras coisas). Isso em mais de 8 horas de prova faz diferença.
    Parabéns pelo treino!!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. olá!

    por que carb up e GU e não apenas carb up ou apenas GU?
    abraços,
    cris

    ResponderExcluir
  3. Fala Lucas... Valeu pelo comentário !!!
    Eu tô testando quase tudo para a prova, exceto a castanha e as barrinhas de carbo ;-)

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris !

    Os GU estavam acabando, hehehe. Aí consegui comprar uma caixinha de carbup no shopping ;-)

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Parceiro,

    pode ter certeza que os pneus influenciaram em grande quantidade para sua "fome/desidratação" stress, acumulativo e outros fatores. Cuidado para usar de base apenas um treino, treine para tirar base, no meio da semana, no final de semana e outras datas.

    @graboskiii_

    Abraços, Lucas Graboski

    ResponderExcluir
  6. ahhhh tá!!
    pensei que fosse por alguma variação de BCAA ou essas paradas...

    grande abraço e bons (!!!) treinos,
    Cris

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)