domingo, 4 de outubro de 2009

Treinos, trapalhadas e aprendizado

Sexta-feira saí na marra para o intervalado da semana, já que tinha furado as duas últimas. Tenho tido mais gosto neste tipo de treino só recentemente, e como dá pra notar os resultados, insisti. Saí de casa e desci para o abraão. Na frente dos campos de futebol pra alugar fui atacado por quatro cachorros 'sedentos de sangue' como diria o Jacó. Um deles foi mais atrevido e chegou a raspar no tênis - parecia um pitbul. Quando eu estava pensando em como é que iria chutar os quatro ao mesmo tempo, o dono os chamou.

Finalizado o aquecimento de 3 Km foram mais 3 séries de 3 Km com 2 minutos de intervalo, 2 em ritmo suportável e o último mais forte. O primeiro pedaço de 3 Km saiu a 4:21/Km, o segundo pegou mais vento a favor e foi a 4:15, mas o terceiro que deveria ser mais forte saiu a 4:18 com muito vento contra. Depois estiquei um km pra voltar ao normal. Um pouco depois do local dos cachorros da ida tinha umas árvores por sobre a calçada, normalmente corro de boné e não ligo raspar folhas na cara, mas passei por dentro das folhas e acertei a cabeça num galho mais robusto. Ainda bem que foi na parte ainda coberta, se fosse na testa tinha cortado. Como diz o ditado, onde há folhas, há galhos.

Ontem acordei a muito custo às 6:30, arrumei tudo e saí rápido pra jurerê para um treino de transição completo. Pouco antes de chegar lá me lembrei que tinha esquecido o capacete e o óculos de pedalar. Que porcaria... com chuviscos eu é que não iria sem capacete. Ainda tentei sondar alguém pra ver se tinha, aí o Roberto que disse que capacete e sapatilha tem que ficar grudados na bike, já viu gente perder prova por causa disto. Isso, sapatilha, esqueci também.

Bom, o jeito foi nadar. Fui pra 1000 de aquecimento e depois mais 4 séries de 200 fortes, todas a 3:30, totalizando 1800 mts em 34 min fora os descansos. Rumei rápido pra casa com a bike toda suja da chuva da ida, desmontei tudo e me mandei pra pedalar, indo até o aeroporto com retorno pela trindade. Os 47 Km foram bem lentos, mas encaixei uma transição de 3 min e fui pra mais 8 Km moderados/fortes novamente na beira-mar de são josé. No Km 3 me senti mole, mas tinha um gel e grana, aí tomei uma água de coco com o gel e continuei no mesmo ritmo, até sentir umas câimbras de leve nas duas coxas. Muito estranho, devo ter comido umas 4 bananas (potássio), 2 gels (sódio), água de coco (muito potássio) e ainda assim com câimbras. Passei a acreditar mais que trata-se de sobrecarga nos músculos, provavelmente devido aos tiros da noite anterior - o intervalo entre os dois treinos não deu mais de 14 horas. Fui administrando mas sem reduzir até em casa, ufa.

Desta vez usei o garmin 305 no modo multiesporte. Muito legal, você define a sequencia das modalidades, diz se quer transição e pronto. Para trocar os trechos aperta-se 'lap' - para sair da bike, depois para entrar na corrida - e os tempos das parciais são computados junto com as transições. Agora deu vontade de ter comprado o 310 XT :-) Aqui está a parte da corrida de ontem.

Hoje dei folga pro despertador e fui pedalar às 13:30 pra tentar o que fosse possível até as 16 horas. Saí para a BR-101 norte e fui até a entrada de governador celso ramos com muito nordeste contra, mas na volta lavei a égua com trechos planos a 44 km/h sem muito esforço. Foram-se mais 67 Km com média de 27,5 totalmente sem intervalos comerciais.

2 comentários:

  1. Olá Rafa, tudo bem?? Bons treinos hein?? Muito legais. Parabéns!! Passei para deixar um abração. Boa semana e excelentes treinos!! Tuco

    ResponderExcluir
  2. Tá na hora de começar a correr rápido... correr 3 km em 4min15s até meu cachorro faz!
    Cara vc tá voando...
    []'s
    Aracaju

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)