sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Livro O Ultramaratonista

Ganhei o livro de presente de natal e no dia 27 já tinha terminado. O primeiro livro do Dan Karnazes é muito bom.

Considerado um dos ultramaratonistas mais completos da atualidade, correu na adolescencia mas abandonou tudo quando um técnico cabeça-dura tentou incutir treinos cronometrados de pista nele. Sem passar a sedentário, pois o cara fazia tudo quanto é esporte, aos 30 anos teve um ataque e saiu correndo. Correu 48 Km depois de anos sem correr, ficou todo arrebentado várias semanas mas a ficha caiu.

Nunca mais parou, logo correu uma 50 milhas para classificar para a Western States Endurance Run 100 Milhas, que fechou em incríveis 21 hs. Pelo visto gostou da privação de sono e esforço abusivo, pois passou a inventar coisas cada vez mais exageradas, até correr um revezamento de 200 milhas (320 Km !!) sozinho em 47 hs. Também correu a Bad Water 135 Milhas, no primeiro ano apagou correndo e teve que abandonar, mas voltou outro ano e ganhou a prova horrenda. Também teve uma maratona no pólo sul, circuito das ultras dos desertos e mais uma centenas de aberrações esportivas.

Este ano esteve no Brasil lançando o livro sobre as 50 maratonas em 50 dias. O que mais chama a atenção é a rotina doida de treinamento e a alimentação. Karnazes corre comumente de madrugada, às vezes a noite inteira, e sai pra trabalhar no outro dia. Em épocas de treino bem focado sobrevive com 4 hs de sono por dia. Radical na dieta do dia-a-dia, onde não entra gordura nem açucar refinado, nas provas vira um maluco que come pizza, sorvete, bolos e o que mais aparecer pela frente. Não sei como não devolve tudo ;-)

Muito boa leitura, não só para fissurados por corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)