domingo, 8 de novembro de 2009

Como melhorar a maratona no Ironman

A maratona é onde normalmente o bicho pega mesmo para excelentes corredores. Fui dar uma pesquisada nisso nesta semana, e na Triatlhete deste mês tem um pequeno artigo bem interessante.

Uma coisa que eu estranhei no início dos treinos este ano foi que sempre havia uma corrida pequena, 5 ou 6 Km, depois dos longos de bike. Muito esperto, deixava de lado esta corrida e aumentava um pouco o regenerativo da segunda-feira. Logo fui corrigido pelo Roberto, aprendendo que aquele mesmo era o objetivo: começar uma corrida com as pernas moídas, apenas para ensinar o esqueleto que ele tem que correr depois de pedalar muito.

O artigo fala também que uma milha corrida em 'pernas cansadas' depois de muita bike equivale de três a cinco milhas em pernas novas. Sem enfatizar os números, dá pra concluir que correr depois de pedalar além de ensinar a pedalarcorrer como uma coisa só, ainda reforça algum mecanismos oculto da adaptação.

Outro ponto que eu achei curioso é que fala claramente que não adianta segurar na bike esperando com isto ter um melhor desempenho na maratona. Cita atletas de elite no Hawaii este ano, mas insinua que isso vale também para amadores - Craig Alexander provavelmente não faria uma maratona de 2:35 ao invés de 2:45 se tivesse feito a bike em 4:55 ao invés de 4:37. Mas e o Colucci ?! Será que não teria melhorado um pouco se não tivesse forçado tanto na bike este ano ?

Tem outas coisas interessantes também que valem a leitura, resumindo:
  • Fique forte na bike: é onde tem que se concentrar boa parte do treino
  • Realizar transições bike-corrida pelo menos semanalmente, a kilometragem da corrida não precisa ser alta
  • Não exagerar em intervalados de corrida (pelo tempo disponível para o restante dos treinos)
  • Controlar a ingestão de alimentos na última hora da bike, para evitar revoluções estomacais (mas cuidar da hidratação)

Um comentário:

  1. Porreiro.
    Vou começar a correr menos distância a privilegiar mais os treinos mistos, bike-run. ;)
    Bom post!

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)