segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Domingo triste

O relato certamente conteria o treino que estava acontecendo naquela manhã bonita de domingo, mas vai acabar resumindo o sentimento de toda a comunidade brasileira de ciclistas, triatletas, atletas e demais cidadãos que querem poder trafegar pelas estradas em segurança, seja a pé, de bicicleta ou de carro: TRISTEZA.

Ontem mais uma vida foi perdida, um motorista embriagado e em alta velocidade dormiu ao volante e atingiu dois ciclistas numa faixa larga de acostamento, no começo de uma subida às nove e meia da manhã. Não os conhecia, mas estava no treino compartilhando da mesma estrada. Coisa que não se deveria fazer, a julgar pelo ocorrido com o responsável pela tragédia, que foi liberado em seguida após ter prestado depoimento.

Eu estava voltando do norte da ilha quando soube da desgraça, e foi muito difícil vir pedalando. Pra complementar, uma infeliz num renault fluence prata me fechou quando eu passava próximo ao posto na descida do morro do Cacupé. Porque diabos alguém não pode esperar 10 segundos pra entrar num posto, onde vai PARAR, e tem que cortar o caminho de alguém que trafega no mesmo sentido ? Claro, porque uma bicicleta não deveria estar ali. Revoltante.

Uma movimentação com a comunidade e interessados está a caminho, é preciso fazer alguma coisa, senão teremos sempre casos como estes: tristes. Vou fazer o possível para divulgar por todos os canais que disponho as ações que serão tomadas, e convido a todos a fazerem o mesmo.


3 comentários:

  1. Apenas para ser justo: nao ha
    acostamento no local. Apenas um recuo para um ponto de onibus. Falta estrutura na cidade, infelizmente. É só conferir no google maps/street view.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo: ok, então há um espaço bem grande. O que teria isto a ver com justiça eu não sei...

    Sim, falta infra, mas o problema é cultura e respeito. Bicicleta é um veículo. Se não tiver acostamento tem que andar na lateral e ter a distância mínima respeitada pelos carros.

    Mas não foi o que aconteceu neste caso, infelizmente. Houvesse ali um acostamento cheio de tachões luminosos, o resultado seria o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter a melhor estrutura possível, o Bebado iria fazer a mesma coisa. O PROBLEMA é que simplesmente o infeliz prestou depoimento (não sei pra que) e foi embora. Enquanto não prender uns 10 bebados dirigindo e deixar apodrecendo na cadeia não há infraestrutura que evite isso.

    Eu sou outro Anônimo.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)