terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Treino em viagem, sem lamentações na Terra Santa

Mar da Galiléia
Na semana do dia 7 viajei a trabalho para Israel. Foi uma experiência muito interessante e intensa, e conseguir ver as coisas do ângulo que a corrida proporciona ajudou muito. Valeu demais. Os treinos ficaram ligeiramente comprometidos como haveria de ser, mas a viagem compensou, e além do mais consegui não sei como encaixar 3 sessões de corrida e 2 de natação. Fiquei orgulhoso de mim mesmo quando completei o longo de 20 km na quarta-feira ;-). Tudo foi milimetricamente cronometrado dentro do tempo existente, o cúmulo foi uma natação de exatos 40 minutos e 2000m numa piscina de 20, só deu tempo de tomar banho e sair pro próximo compromisso.

Segunda-feira fiz um treino de corrida pós vôo longo, treino curto de 12 km na orla de Tel Aviv e Yafo. Muito, mas muito show. Incrível correr totalmente solo num lugar mais do que desconhecido, mas com boas dicas. Voltei inteiro e reciclado para começar a maratona de trabalho da semana, depois de 36 horas com 8 semi-dormidas.

Terça descobri a piscina do hotel. Na corrida de segunda tinha achado uma piscina perto de uma Marina, na verdade era um complexo com 4 piscinas a céu aberto aquecidas, fantástico. Não deu tempo de ir lá, mas a do hotel serviu. Fechei 2000 em 40 min exatos dentro de um cronograma apertado. Como não levei suplementos, este dia foi suplementado com Toblerone mesmo.

Quarta encaixei o treino longo antes do jantar. Abandonei os amigos que foram dar uma volta e fui para o norte e passei por rios, um deck de 3 km de extensão, usina termoelétrica, aeroporto e mais pontes, aí voltei quando começou a ficar deserto e a orla terminou numa avenida movimentada, até o hotel e fui de novo até Jaffa (Yafo), chegando até o porto. No meio do treino parei num bar de frutas e comi duas bananas e tomei uma pepsi. Que falta fazem os géis...


Quinta tarde da noite foi outro treino de natação, este mais longuinho e com mais uns 15 minutos de folga. Saiu numa ótima, foi muito bom pra relaxar a musculatura. Estava com uma dor estranha atrás da perna direita, no meio da coxa. Parace uma contratura, mas já dura mais de 1 semana e ficou ruim depois do treino, nadar ajudou.

Ruína de sinagoga em Capernaun
Sexta não houve treino. Acordei as 5:15 e desci as 5:30 para encontrar uma turma que treinava para uma ultra no deck às 6:00, só que faltou combinar com São Pedro pois chovia canivete, o que associado a uns 10 graus C fizeram-me desistir. Deixamos Tel Aviv e viajamos pelo norte de Israel até Nazareh, Mar da Galiléia e Colinas de Golan. No caminho vi um pelotão de ciclismo treinando nas estradas perfeitas... Simplesmente fantástico andar por um lugar tão cheio de significado e história. Visual incrível para todos os lados. O Mar na verdade é um lago, água doce, 200 mts abaixo do nível do mar. De lá descemos para o sul pela tensa fronteira com a Jordânia até Jerusalém. A meia noite entramos na cidade velha e fomos até o muro das lamentações praticamente vazio, bem diferente do que veríamos sábado. Entrar naquela cidade à noite com tudo deserto foi surreal. Muralhas impressionantes transpirando história, sonhei com a maratona de Jerusalém. A primeira será dia 25 de março e promete. Para quem gosta de correr em lugares interessantes, é uma ótima pedida.

Muralhas de Jerusalém
Sábado foi um dia de muita caminhada contemplativa. Andamos a manhã toda pela cidade antiga de Jerusalém, Via Dolorosa, Santo Sepulcro, Muro, Sala da Última Ceia. Cada lugar mais cheio de história do que o outro, simplesmente impressionante. Tudo, tudo muito impressionante. Ao voltar para o hotel para esperar o transporte até o aeroporto, vi que teria uns 40 minutos livres. Não tive dúvidas, vesti o traje de suor e saí correndo pelas colinas de Jerusalém. Mas a corrida obviamente não rendeu, a cada esquina era uma parada num ponto de interesse, fui até a cidade velha de novo, depois a um parque e um aparente sítio arqueológico a céu aberto. Voltei para o hotel com 7 km rodados debaixo de um frio de poucos graus, na noite anterior tivemos mínima de 4ºC. Depois foi voltar tudo e chegar em casa após 28 horas de viagem, exaustivo. Pensei que a corrida iria ajudar a dormir, mas ajudou foi a travar as pernas espremidas na fileira 55 do avião por 15 horas ;-). Semana muito diferente.

Parlamento de Israel com Ricky e Guilherme

5 comentários:

  1. Já foste melhor!!! Deixar de correr a 6 da matina só por que estava chovendo e fazendo um friozinho :P

    ResponderExcluir
  2. Uau, adorei! Conseguiste misturar trabalho, treinos e turismo, hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael,

    Cara, muito legal seu relato. Fico imaginando o lugar...
    Dá próxima fez tenta encaixar uns treinos de velocidade na faixa de Gaza...

    Abraço e bons treinos.

    Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Q legal. PArabens pela viagem e pelos treinos.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)