segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mountain Do Lagoa 2010

Voltei a correr o MountainDo da Lagoa depois de dois anos fora, estava com saudades dessa prova. E agora está mais interessante, um pouco mais longa e com base no LIC, fica mais acessível pra quem corre e pro público. Era também a primeira vez em que é possível aos quartetos correr dois trechos com intervalo e não emendados.


Turma reunida

A Equipe AndarIlha correu com dois quartetos mistos bem equilibrados. Reunimo-nos apenas na largada, equipe experiente organiza tudo com perfeição por email ;-). Depois de organizar melhor a logística dos carros e dos trechos a Fabi e o Varela largaram junto à muvuca do grupo das oito horas. A Fabi faria os trechos 1 e 2 emendados e a Taty correria do campeche à joaquina. O Aracajú foi seguir de carro para fotografar, a Taty foi pro trecho dela e eu fui junto do Hélio e do William para o centrinho da lagoa tomar outro café-da-manhã numa padaria. Revezamento é bom por isso, enquanto uns se matam, outros curtem despreocupados a prova.

Esperando na Joaquina

Seguimos para a Joaquina a tempo de ver passar a primeira equipe, uma dupla. Aproveitamos o dia pra fazer umas fotos diferentes por lá e loguinho já vimos ao longe vindo do sul a Fabi chegando. Fui pulando para o posto de troca, fiquei lá aquecendo e correndo no lugar até a Fabi chegar, para então sair para o trecho das dunas. Fui na manha subindo as colinas de areia, trotei no topo e despenquei do outro lado, entupindo os tênis de areia fininha. Atravessei para a trilha do morro da joaquina até a mole, já passando um monte de gente.

Desci a trilha numa boa e subi de novo para sair na estrada da mole, fechando o trecho alucinado no asfalto, até errei a entrada no estacionamento que tem o posto de troca. Larguei o bastão pro Hélio e fui correndo com o William para o projeto Tamar na barra da lagoa.
Fim do trecho 3 na praia mole

Lá encontramos a turma de novo, comi alguma coisa e tomei um monte de líquidos, o dia estava quente pra época e sem vento algum, raridade aqui nessa terra. O Hélio veio e eu segui para o trecho 5. Correr na floresta do rio vermelho é sempre legal. Fiquei lembrando de quantas corridas já fiz por lá. A primeira corrida de aventura em 2002 passou ali e eu atolei a bike na areia, quase morri numa prova de 13 horas seguidas quando nunca tinha feito nada parecido. XTerra noturno, Xtrial diurno, volta a ilha, moutaindo, sulbrasilis, paznaterra. Parece que tudo quanto é corrida explora aquelas trilhas.

Correr na sombra e no chão fofo era uma beleza, ia fácil. Quando pensava em sede lá tinha um posto dágua. Mas aí acabou a festa e o percurso foi pro sol sem vento e pra areia pegajosa do moçambique. Foi difícil manter o ritmo, mas em 4 km voltou pra estrada de terra e aí logo entrou para o rio vermelho, terminando no hotel engenho. Fiquei feliz de ter mantido ritmo sub-5 naquele trecho e passei o bastão pro William deitar o cabelo (raspado) no trecho 6.

O Rafael-Namorado-da-Taty me deu uma carona até o terminal de barco na lagoa, pois o Hélio o foi acompanhar os atletas no trecho 6 até ratones e preparar para correr o 7 junto com o Luciano. Lá no ponto-de-barco achei o Tiago e ficamos lá papeando e matando tempo. Depois de cansar entramos no barco que não saia nunca e finalmente atravessamos a lagoa para a costa. Aquele posto de troca é o mais legal da prova, inacessível para carros num lugar bonito pra danar. Montes de ansiosos esperando a vez de correr. De minha parte, fui ficando com sono e lerdeza. Quando calculei que o Hélio viria levantei e comecei a espantar a preguiça, mas o capitão veio muito rápido e quando o Tiago avisou eu vinha de uma visita à 'casinha' e me apressei pra engolir um gel e um copo dágua e me mandei trilha acima. Foi cruel começar esse trecho, lerdo e cansado. Mas um km de trilha fechada e cheia de sobe e desce foi suficiente pra aquecer e engatei um ritmo bom. Lá pelo meio da trilha fui passado por um atleta, tentei acompanhar, quase me matei e o cara sumiu de vista. Ao final da trilha passei um cara de uma dupla e segui o melhor que podia até a chegada, fechando os 12 km finais da prova de 73 km, ao todo levamos 7h21min na brincadeira. A segunda equipe AndarIlha chegou pouco mais de meia hora depois e encerramos a festa.

Chegando

As fotos são do Aracajú, exceto a da chegada que é do Varela, valeu Diogo, mesmo quando não corre participa !!!!


Vídeo oficial by Hélio, The Captain.



Amigos reunidos num lugar incrível, corrida e endorfina de sobra, não poderíamos querer mais. Valeu turma, obrigado !! Resultados oficiais aqui.


Cambito solitário esperando a hora de sofrer.
The End.

2 comentários:

  1. Essa prova deve ser muuuuuiiiitttto legal.
    Parabens por mais uma ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael,

    Parabéns pela prova.
    Algo me diz que ainda nos encontraremos por essas trilhas. Cedo ou tarde vou chegar a uns 20% da sua força e então estarei em condições de participar dessa prova.

    Abraço e bons treinos.

    Ferreira

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)