segunda-feira, 15 de março de 2010

Triatlhon longo de Pinhal / RS

Este triatlhon é meio que uma lenda aqui em Floripa. Todos falam muito do calor e do alto nível da prova. Ano passado não corri e este me organizei desde cedo para fazer este meio-iron como uma etapa da preparação para o inteiro de maio. Na semana da prova e ainda não sabia como iria, até que fechei com o Hugo a ida de carro.

Saímos na boa de Floripa às 8:30 de sábado e depois de duas paradas e duas erradas de caminho chegamos no balneário de Pinhal, no litoral plano do RS. Logo achei o Nilson passeando e fomos tentar almoçar e então pegar os kits. Hotel registrado, arruma tralhas e aí fui dar uma espiada no mar, do litoral gaúcho só conhecia torres e o chuí ;-). Conheci a galera da blogosfera pessoalmente, Deco, Bravo, Kiko e o Michel. Combinamos de ir jantar em Cidreira, município 8 km ao norte, na falta de lugares jantáveis em Pinhal. Saímos no carro do Nilson e depois percebi que nos demos mal, pois acabamos numa padaria fazendo um lanche gigante. Eles acharam uma pizzaria aberta. Dormir cedo seria fácil pelo cansaço, mas os pernilongos complicaram. Acabou que consegui dormir direto e depois das 23 hs servi de banquete para os infelizes mosquitinhos, só vi as marcas no dia seguinte.

Acordei e desci pro café da manhã, voltei, arrumei tudo e então desci os três lances de escada com a bike. Saímos do hotel pedalando com a sacola das duas transições e em 3 km chegamos na largada, às margens da lagoa. A ida já mostrou o que seria o vento. Fiz o checkin da bike, pintaram os números em mim e então fomos preparar a largada, com algum atraso. A água estava com boa temperatura, o que resultou em neoprene proibido, o que seria ruim pois a lagoa era doce e estava bem agitada com a ventania.

Largamos sem muita pancadaria e comecei a ter dificuldade em orientar, pois não havia relevo, o plano era absoluto. Olhar as bóias nas ondas era perfeito pra engolir água, e eu tomei alguns goles. A segunda bóia era alinhada com o vento, o que piorava, e aí voltava e repetia a volta. Na primeira volta vi 20 min, achei alto e tentei melhorar. Pelo menos não piorou, pois fechei os 1900 mts em 40 min. Corri até a transição, coloquei meia, gps, monitor, camisa de ciclismo, comidas nos bolsos e fui encarar o vento. O percurso é praticamente noroeste, e o vento vinha bem de lá.


Cada volta do ciclismo foi de 20 km (exceto a primeira que inicia na metade), com um vento tão forte que contra era difícil passar de 25 km/h. Já na volta era uma beleza, 45, 48 km/h. Só que a alegria durou pouco, no km 40 furou o pneu traseiro, troquei rápido e me mandei. Antes também tinha parado para expelir líquidos não processados. Aprendi que bebo água demais. Antes da largada, além da vontade de ir ao banheiro, tenho boca seca, aí bebo muito mesmo. Tentei controlar a ingestão de água e consegui não ter que parar mais pra urinar e não desidratar também.

Aparentemente o vento aumentava, ou era o cansaço, mas o fato é que na última volta eu tinha que levantar pra sprintar pra não baixar de 20km/h. Forcei o que pude, as pernas doeram pacas e fiquei preocupado em ferrar a corrida. Mas era importante ver como correria depois de uma paulada na bike, e a paulada foi grande. A média dos 90 Km de bike fechou 30,4km/h.

Ao aproximar da T2 aliviei as marchas, girei bem e fiz uma transição muito rápida, saíndo pra correr forte. O percurso da corrida era de 5 voltas com dois postos, um de alimentação e outro de água e coca-cola. Tinha também esponja pra refrescar com água gelada. A prova foi muito bem organizada. Pensei em manter 4:40 mas era fácil 4:30, então fui indo nesse intervalo e foi bem até uns 6 km, depois subiu um pouco. O calor estava apertando, pois comecei a correr bem no meio-dia. Lá pelo km 15 muita gente caminhava e o calor estava realmente forte, mas os trechos com vento contra davam uma ajuda no radiador e na média estava suportável. Forcei bem na corrida e não tive problemas, não andei nem nos postos, mas a última volta já foi a 5:10 em vários trechos. Num certo ponto fui tentar tomar coca-cola correndo e acabei aspirando pelo nariz, espirrando nos olhos, entrou coca-cola em tudo que é lugar, menos no buraco que deveria ter entrado. Tive que lavar a cara com a esponja.

Terminei a prova e os 21 km em 1h40min bem dolorido, as pernas estavam pesadas, ombros ardendo. Foi bem forçado mas suportável. Foi uma prova bem difícil mentalmente. Aquela natação que não rendia, o pedal com a cara no vento (a figura com o perfil de velocidade mostra bem isto) com um pneu furado, a corrida pra tentar uma recuperação depois de um pedal que pra mim foi no limite. Iromind é realmente um belo nome para uma equipe de triatlhon ;-).

Ataquei a comida e fiquei conversando com os amigos, o Kilder da Iromind, o Pablo Bravo, o Kiko e o Michel completando o primeiro meio-iron. O Nilson e o Neilson chegando juntos. O Deco logo depois já estava pedalando a MTB ;-).

Vi a premiação e fui pro hotel tomar banho e então apaguei por uns 15 min com as pernas pra cima apoiadas na parede. Se foi aquilo não sei, mas fiquei bem inteiro depois. Voltamos pra Floripa as 17 hs e paramos pra comer em tramandaí, onde achamos uma pizzaria servindo pizza as 17:30. Duas foram devidamente devoradas e seguimos pra casa, onde cheguei são, feliz e salvo depois de 6 horas de viagem, 800 km rodados, 113 km corridos e uma ótima experiência vivida.

Não sei o tempo total pois o GPS parou na hora da troca do pneu e do pitstop (esqueci de novo no auto-pause). Vamos ver os resultados depois no site. Consumi 10 saches de gel de carbo, muita água, coca-cola, um club-social e três bananas. Só esqueci o tubinho com bcaa e sal na sacola, mas tinha sal num dos postos - ou arrumaram, pois eu passei berrando "saaaal, alguém tem sal ?"e quando voltei já tinha.

5 comentários:

  1. Grande Rafael, parabéns pela ótima prova e principalmente pela ótima corrida. O post relata bem oque foi o dia, minha prova foi bem parecida.Quanto a aguá pode não ter sido a que vc bebeu antes mas sim a que engolisse na natação, que força bem a bexiga, comigo foi assim, não tomei nada antes.Agora é seguir os treinos(até na chuva) para o Iron, se der irei assistir vc em Floripa.
    Abraços
    http://michelfontoura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E ai Rafael, parabéns pela grande prova e pelo post, quando estava bem fiz duas voltas sem ninguém passar por mim, tu foi o primeiro a me passar, estava com uma corrida perfeita. ah depois eu quebrei hehe.
    Em relação a noite anterior foi soda, os mosquitos não me deixaram dormir também.
    A natação tava punk, teve uma hora que eu fui olhar uma boia e engoli uma onde inteira :D.
    Ciclismo, ta loco o Pretto diminuiu em 2k/h em relação ao ano passado, o vento estava a mais de 40km/h, pra mim foi muito duro pois tenho menos de 1500km rodados (de pouca qualidade), mas é isso ai camarada, se fosse facil todo mundo fazia, aquela provas é pra poucos mesmo.
    Vou estar na tua torcida no Iron, grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Grande Rafael.

    Foi um prazer te conhecer pessoalmente.

    E que corrida matadora hein? valeu cada banho de chuva nos treinos heheh.

    O gráfico é o retrato do que foi o vento do pedal, muito f...

    Acho que não teve ninguém que não "hidratou-se" na natação hehe

    Parabéns pela prova, na certeza que estás na caminho certo para o IRON.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. E ai ROGÉRIO....jajaja
    Sacanagem...
    Grande RAFAEL...
    Então valeu por conhecer as parcerias pessoalmente...
    Foi uma baita prova, dificil como é o velho e bom PINHAL - RS...
    Com relação a MTB, estava dando uma força pra gauchada que faltava completar o percurso...
    Graças a Deus terminei sem dor alguma e já na segunda de volta aos treinos rumo ao IRONMAN...
    Abraços e falamos pessoalmente em MAIO...

    "é nóis no IRONMAN"...

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)