domingo, 30 de março de 2008

Impacto na corrida

Ainda me surpreendo vendo gente correndo na beira-mar e parque de coqueiros no concreto. Quase não se vê gente correndo na grama ou na areia da praia.

Pois deveriam, já que a escala de dureza dos pisos e consequente destruição ligamentar é esta:
  • Concreto
  • Asfalto
  • Terra batida
  • Grama
  • Areia de praia
Claro que o tênis ajuda, mas ajuda linearmente em todos os pisos, então nada melhor que correr no fofo pra variar. Além de aliviar o impacto, melhora o condicionamento e a força.

Corrobora-se isso aqui:

"Sabemos que a corrida é composta de movimentos cíclicos e repetitivos. Tais movimentos provocam milhares de choques dos pés contra o solo, que, em respeito à lei da física, de ação e reação, responde com igual força em sentido contrário aos membros inferiores e coluna. Quanto mais longa a distância, maior a força exercida. Em uma corrida de 15 km, sofremos 5.000 impactos em cada perna, totalizando 10.000. E isso será por demais agravado se realizado em solo duro, como asfalto e cimento, e com tênis inadequados."
...

" Estudos recentes apresentados no American College Sports of Medicine, demonstram que o piso gramado pode reduzir em até 80% o impacto das passadas durante a corrida. Nos Estados Unidos, os atletas de elite fazem seu aquecimento (warm-up) antes dos treinos de pista, em uma outra pista de grama, construída especialmente para este fim."

Matéria completa aqui.

Particularmente adoro trilhas e terra batida. As trilhas trazem o risco maior de lesões por torção, mas depois de um tempo algum mecanismo invisível de adaptação atua, pois ganha-se força, resistência nos ligamentos e reflexos velozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)