domingo, 19 de maio de 2013

IMB 2013 - Semana 19 - balanço

O Ironman é tão mistificado que às vezes a gente esquece do básico. Daquilo que nos motiva a focar cinco meses da existência com um único objetivo. Objetivo que tem uma beleza peculiar, pois onde é que podemos fazer algo que depende somente e tão somente da gente mesmo ? Bom, aqui estou novamente feliz e satisfeito por mais uma preparação concluída. É um processo, que se constrói dia a dia, com cabeça e vontade, ajeitando aqui e ali para conseguir cumprir aquilo que nos propusemos. E de novo foi um período sensacional. Dessa vez treinei mais sozinho do que o de costume em função de algumas viagens a Urubici, e foi excelente. Mas os treinos com a galera também foram. Sempre é bom.

Não consigo lembrar de ter perdido um dia de treino longo de bike ou corrida. Foram 19 domingos pedalando desde o sol nascente, 19 semanas correndo de forma progressiva com um começo atrapalhado por uma tendinite, mas sempre com tempo bom, até isso esse ano teve de perfeito, só tempo bom. Acho que só num sábado não rolou pedal depois da natação. Treinei no rolo mais do que eu imaginaria ser possível e até cheguei a gostar do miserável. Pra citar os números, foram 4400 km pedalados, 900 km corridos e um bocado de azulejos percorridos.

E o legal é esse processo todo, tudo que envolve a preparação, a semana e a prova em si. Agora não falta mais nada, já é semana de prova, oficialmente começa na quinta com o treino de natação e aí é só curtir, deixar o corpo fazer aquilo que ele foi treinado, doutrinado, hipnotizado, espancado e esfolado a fazer em 20 semanas de treinos constantes, com pouquíssimos dias off, mas ainda assim de forma consistente e progressiva. Agora é deixar a cabeça leve pra não atrapalhar.

Fiquei com vontade de copiar o post do ano passado:

"Treinamos forte e com persistência para chegar até aqui. Todos nós somos privilegiados. Por termos saúde, condições, vontade e possibilidade de embarcar nessa coisa louca que é treinar para um evento desse tamanho, por podermos nos dedicar a um esporte tão exigente, que nos consome, às vezes literalmente, por horas a fio da vida externa. São 226 km ! A distância dita assim assusta mais, não é esse negócio de encolher o número usando milhas ;-). Duzentos e vinte e seis quilômetro a serem percorridos com a maior determinação possível, com as forças das nossas pernas e braços, mas movidos a coração e vontade. Sim, porque só a vontade é capaz de fazer alguém se impor um desafio deste tamanho.

Treinamos no vento, noite, madrugada, sol de rachar e chuva, mas também em amanheceres espetaculares, num mar que mais parecia piscina, em estradas desertas cheias de verde. Com sede, fome, dor, preguiça, mas também empolgação, vontade, empenho, alegria e garra. Cheio de altos e baixos, como quase tudo na vida.

Os treinos trouxeram uma dose de auto-conhecimento e aprendizado que não é fácil de conseguir de forma tão concentrada em tão pouco tempo. Muita diversão e algum stress também fizeram parte, não é ? Mas realmente o que vale é a jornada e passar esse período vendo tanto sol nascer e se pôr, sentindo o andar das estações na própria pele, ao ar livre, é sensacional.

Cada um tem seus objetivos, teve seus anseios, frustrações, alegrias e desafios nesse período que vira a vida da maioria de nós de pernas pro ar, mas se tenho uma certeza é de que a vitória é garantida, a satisfação é plena se fizermos uma coisa só no dia da prova: nosso melhor. Nas circunstâncias que a Natureza nos proporcionar, do jeito que a prova nos exigir. O melhor a cada instante, é isso que importa. O resultado é só consequência.

Façamos valer cada segundo suado nesta preparação e tenhamos todos um excelente dia 27 de maio, com determinação no percurso e sorriso na chegada. Boa prova a todos nós, força e foco sempre !!!! Nos vemos daqui a 12 dias na linha de largada, com o sol nascendo no mar !!"

Não me parece desatualizado ;-).

Vamos a mais um dia de celebração.

6 comentários:

  1. Legal cara... faz meses que sonho com esse pórtico. Veio esse probleminha no último treino mas não dá nada, fracos são os que desistem. :-)
    Também treinei o mais forte que pude. Não perdi um longo de nada, aliás nem os não longos eu perdi quase. Foram somente dois treinos de natação (piscina) e o short do SESC que eu perdi nesses quase 5 meses. Para mim que nunca tive como qualidade principal a disciplina foi um baita resultado. Só isso já faz eu me sentir um vencedor. Agora é tentar estar 100% no domingo e me divertir ao máximo. A emoção me tomará na chega, tenho plena certeza.
    Forte abraço e sucesso para ti e para todos nós no domingo, a tão esperada vigésima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Milton, o que não quebra deixa mais forte :-). E se quebra, onde cola também não quebra mais.

      Excluir
  2. Que inveja de vcs rs.
    Vou contar como foi minha preparação.

    Em 19 semanas de treinos. Fiz um longo de 7 km de corrida. Dois longos de 550 mts de natação e mais um longão de 22 km de bike, ufa :)

    Ainda vou ser como tu rs. Se não nessa vida, na próxima quando eu não for mais comissário :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Milton é bem mais CDF hahhaa, perdi uns vários treinos, mas nenhum longo, e isso é inédito.

      Fábio, tu faz mágica. Sério, com a tua agenda, conseguir treinar pra isso, tu é um herói.

      Toca com tudo e vamos pra prova fazer o que treinamos.

      Abraço

      Excluir
  3. Fala Rafael.


    Passando aqui para te desejar uma boa ótima. Como já deves ter visto, previsão de nada de vento...então senta a bota hehe

    Na torcida para um sub 10

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pablo !!!! O post já tá no ar... vai ter que torcer mais um pouco pro sub 10 :-). Obrigado amigo...

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)