domingo, 2 de setembro de 2012

Track & Field 2012 - o recorde, o aprendizado e um TOP 10 !

Buenas, hoje corri mais uma edição dos 10 km da track & field floripa. Independente de ser uma prova rápida, foi ali que aprendi a usar os 10 km como uma medida precisa de performance, e acho também, foi a primeira prova nessa distância que corri na vida.

Estava com a ideia óbvia de baixar o tempo do ano passado, já muito bom, na casa de 38:50. Em 2010 quando baixei de 40 min quase não acreditei e isso acabou virando uma nova referência. Nos olímpicos tinha a comparação com os 10 k solo, nos treinos de tiro era essa a referência, a meia era derivada disso, etc.

Pois então, mais um ano e lá vamos nós de novo. Fiz uns treinos bons mais o melhor mesmo foram as duas provas recentes, o duathlon da pedra branca e o MountainDo da praia do Rosa. Ali aprendi duas coisas novas (não na teoria, na prática).

E aí hoje fiz uma estratégia diferente: botei o despertador para 4:50 da noite (isso ainda é noite). Saí pra cozinha sem acender nenhuma luz, comi 2 bananas e um sanduba de peito de peru, mais um copo de leite e voltei pra dormir. Primeiro aprendizado, este do duathlon: correr de estômago vazio é muito, muito melhor. Só que depois dá uma fome muito, muito maior.

Saí de casa em cima do laço e cheguei mais em cima da hora ainda. Fui fazer o ritual de pré-largada e pegar o chip e só então fui aquecer, uns 5 min intercalando trote, ritmo e tirinho, encontrar rapidamente a galera toda e o chefe. Segundo aprendizado, este do mountaindo: largar aquecido e com estímulos adequados faz muita diferença.

Saí num ritmo forte junto do Sérgio e tocamos na mesma passada até que o amigo sumiu com dores na batata e fiquei sozinho e preocupado. Mas me concentrei em buscar alguém pra quebrar o vento, que não era forte nem nulo. No km 5 alcancei o Fernando Cini e seguimos juntos, para meu espanto. Revezamos um pouco o vento na ida e na última volta viemos lado a lado comendo a pista pelo menor raio, o povo todo corria por fora... não viram os 100 m nas olimpíadas não ;-) ?

Bom, o tempo todo eu estava no limite do suportável, sem olhar o relógio exceto por poucas vezes (no display só tinha o pace instantâneo e o médio). No último retorno, últimos 2,5 km, soquei a bota pra valer. Só que aprendi uma terceira coisa: se estiver realmente forte, não tente tomar água a 1 km da chegada. Foi ali que o Cini abriu um tanto que não consegui mais tirar e mantivemos assim até o final.

A única vez que vi o tempo de prova foi ao chegar perto do pórtico. Quando vi aquele relógio marcando 36:50 acelerei involuntária e alucinadamente para passar antes de virar o minuto ;-). Passei pela linha e só fui parar totalmente sem fôlego uns 10 m depois...

É incrível como às vezes não acreditamos em nós mesmos. E uma simples prova de 10 km serve pra mostrar isso. Eu realmente não achava que tinha condições de correr desse jeito, mas não dar muita bola pra isso e ir lá fazer o melhor acreditando que o que existir vai aparecer, mostra que temos muito, mas muito mais capacidade latente do que imaginamos. Achei que baixar de 38 min já seria o limite. E o legal é pensar que dá pra continuar evoluindo, existem infinitos segundos, inúmeros detalhes para serem melhorados, sempre.

Muito legal também o apoio da galera que estava lá, não só na torcida mas correndo também. Ouvi me chamarem várias vezes nos retornos, desculpem não ter devolvido o grito ou o aceno, é que a economia de energia estava grande e a atividade cerebral reduzida ao mínimo necessário.

Outra coisa muito interessante é que pra esta prova não teve nenhum polimento especial, exceto 80 km de bike bem feitos no sábado cedo e uma festa de criança da minha sobrinha no sábado a tarde, onde até uma lata de boehmia eu tomei ;-). Além disso, só existiu um off em agosto, no dia 10. Mas os treinos consistentes e a estratégia de largar bem aquecido e com o bucho vazio foram de grande valia !

Resultado: 8º geral e 2º na categoria. Foi bom, muito bom:

1214
RAFAEL PINA
10kM353900:36:5903:4200:36:5810310

Errata 2, o resultado agora lista 10 geral e 3 cat ;-).

5 comentários:

  1. Muito bacana sua evolução, Rafael! Parabéns! Esse tipo de meta que a gente cria e depois conquista é o que faz valer a pena colocar o despertador para 4:50 da manhã. Show!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bah... que tempo hein Rafael, parabéns. Esse é para poucos mesmo.
    Corri essa prova aí só uma vez, gostei bastante também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Jesus!!! Andou de férias no Quênia?

    Baita tempo, parabéns.

    Abraço Pablo

    ResponderExcluir
  4. Valeu galera !

    Isso faz valer a pena, realmente. O negócio é evoluir independente da referência, a individual é que conta.

    hahahah, férias no quênia é boa, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Fala Pina, parabéns pela prova, tu e o Sergio saíram que nem duas lebres rs, pena que ele teve problema né.
    Eu tb fiz um tempo que não achei queum dia faria, ainda falei pra Susana antes, vou tentar fazer pelo menos 48, e terminei em 43.
    Agora que não tenho sentido mais dores no joelho estou começando a evoluir mais, fiquei feliz com meu melhor resultado também.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)