terça-feira, 3 de abril de 2012

Longo bem longo de ciclismo

Já foram dois 160 km, mais alguns de 150. Dá pra sentir que está melhor do que nos outros anos, e isso pode ser uma preocupação. Estaria muito cedo pra estar indo com tanta sede ao pote ?! Incrível como a coisa toda é relativa, estas distâncias pra pessoas que não são do meio soam como loucura, e pra gente já está ficando "comum". Mas só entre aspas, comum mesmo não é.

Neste domingo saímos para o pedal de 160 km bem cedo, 6:20 já estava pedalando. Encontrei o Sérgio vindo por coqueiros e voltamos para encontrar o Alexandre Tremel e o Manente no parque, rumamos pra ponte e saímos com o Fernando Varela e Alexandre até a repecon pra encontrar o Luiz Otávio.

Pegamos um pouco de pista molhada e garoa, mas ao leste só céu azul, durou pouco e serviu pra deixar tudo emporcalhado. Entramos num ritmo muito bom ao tentar acompanhar o Tremel e o Manente, porém sem forçar demais. Tenho tomado o cuidado de não usar a velocidade como parâmetro e sim o esforço, RPM e a FC, e neste caso mesmo apavorado por estar vendo parciais de 10 km tão altas, girando às vezes a 45-46km/h, sabia que o esforço estava sob controle e algum vento invisível nos estava propelindo.

Posto de hidratação. Foto do Manente
Atravessamos o túnel para Camboriú e retornamos pelo morro do boi, onde combinamos de reunir todos no posto do avião em porto belo. Seguimos mais espalhados e pouco antes do pedágio achamos um sujeito com a bike de cabeça pra baixo, trocando o pneu. Era um gringo, perguntando se alguém speak english. Deu uma certa confusão pois o cara se dirigia pra todos nós e pra ninguém, explicava que não entendia porque o pneu tinha furado, da sorte miserável que ele tinha, depois da sorte em passarmos ali etc, etc, até que o Alexandre soltou um what do you need seco. A resposta foi só tube. Demos uma câmera pra ele, que tirou o pneu com as mãos, recolocou também com as mãos (quero comprar um pneu destes !) e encheu um tiquinho de nada. It's ok. E saímos pedalando. Que cara mais confiante, vai 50 km BR adentro sozinho só com uma câmera e sem remendo, sendo que provavelmente teria dificuldade pra se comunicar, enche meia boca e sai socando a bota nos pedais... deve ser europeu ;-). Buenas, seguimos todos até o posto do avião, onde paramos pra uma coca-cola gelada e abastecimento de água .

Dali tocamos pro sul e passamos a ponte de tijucas. Logo depois da ponte veio o acidente, o Sérgio não conseguiu desviar de uma pataca de concreto no canto do acostamento e levou uma queda, o Varela passou por cima e foi pro chão também. Não consegui acreditar no dia e no local do acidente... O Panda escapou por pouco. Momentos de tensão, pois a queda do Sérgio foi de cabeça e o Varela deu uma pancada muito feia na coxa, mas voou pro mato. Pusemos uma atadura feita da manga da camiseta no corte na testa do Sérgio, observamos um pouco, avaliamos as possibilidades e resolvemos sair dali pedalando todos juntos, bikes intactas. Fomos seguindo devagar e o pneu do Panda furou, parei com ele e trocamos, seguimos e o Sérgio resolveu parar um pouco para sair do sol, o Varela e o Manente continuaram. Paramos num galpão na beira da estrada. Notável foi o comportamento do grupo, cada um contribuiu um pouco pra ajudar a recuperarmos da situação. Incrível também a calma e o equilíbrio do Sérgio e do Varela, não sei sei eu sairia pedalando depois de uma porrada daquelas.

Num dado momento o Alexandre resolveu refrescar um pouco a cabeça do Sérgio, pegou uma garrafa da bike e esguichou uma coisa avermelhada e viscosa, provavelmente resto de malto ou accelerade, bem na cara do nosso ferido. Ali a coisa já estava mais light, as risadas já não eram tão nervosas e a cena foi realmente hilária, apesar da gravidade. Uma hora o Sérgio pegou o celular e viu no reflexo do display o corte na testa: "caraaaaaaca, vai ter que dar 28 pontos nisso aqui !" . Saímos dali e fomos 100 m adiante parar num mercadinho chamado Quebra Galho, ao lado de um ponto de ônibus, onde esperamos o resgate vir, a Simone esposa do Alexandre veio de casa, amigos nota dez.

Prosseguimos no pedal o Tremel, Panda e eu, chegamos no parque de coqueiros e toquei pra casa, 165 km no total com 6h50 de tempo corrido com todas as encrencas e paradas. Saí pra correr solto por 6 km e então fechei o dia de treino, muito bom mas muito ruim ao mesmo tempo, preocupado demais com os amigos. Ainda no domingo falei com ambos, que estavam bem melhor e recuperando com boas previsões, estão firmes e fortes. Também foi uma excelente oportunidade pedalar com o Manente e o Tremel, valeu demais !

5 comentários:

  1. Tudo é uma questão relativa, não?
    Agora, os treinos de 2000 de natação parecem normais para mim. Mas, não me vejo fazendo 3000.
    Será que mudarei o ponto de vista qdo fizer 4000?

    ABS !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara, fiquei visualizando aqui as quedas... ainda bem q estão bem. Vixi pai, bater de cabeça... Deus nos livre !!!

    Olha atualmente estou com o seguinte pensamento... se esta bom, melhor q antes, é por que tem feito por onde... então desencana e nada de "preocupação"

    Com relação ao relativo... tive este mesmo pensamento quando fiz a 1a etapa do Olimpico carioca e agora na travessia dos fortes... antes algo impensável, hj nada mais que treinos... ou seja, "o q parece um 'desastre' hoje, amanhã será o paraíso"

    Abcs
    Wlad

    ResponderExcluir
  3. Xampa,

    Quando estiver em 4000 2000 vai parecer aquecimento. Mas isso também é relativo, basta botar 10x200 fortes, hehehehe.

    Wlad, e é isso mesmo, sem piração... mas é difícil ;-).

    A relatividade também fará as pernas de natação de meio iron parecerem menores agora frente a esta travessia !

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Xampa,

    Quando estiver em 4000 2000 vai parecer aquecimento. Mas isso também é relativo, basta botar 10x200 fortes, hehehehe.

    Wlad, e é isso mesmo, sem piração... mas é difícil ;-).

    A relatividade também fará as pernas de natação de meio iron parecerem menores agora frente a esta travessia !

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente só tenho visto a galera cair, temos que ficar espertos no pelotão, já pensou se a menos de 8 semanas pro Iron alguém fica de fora por causa de um acidente? Ai não da né, acaba com os planos do ano todo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)