A natação é a modalidade onde eu mais facilmente vejo os altos e baixos. Normalmente associo isto ao cansaço, só que talvez não seja o cansaço mesmo, e sim o desleixo com a técnica que advém dele. Dias bons e ruins (na percepção e nos tempos) tem se alternado constantemente, e eu vejo que tem a ver com cair na água já meio podre.
Hoje concluí o óbvio, que o que manda mais é a técnica. Claro que a gente já sabe, já ouviu, levou bronca e leu. Mas dessa vez foi experimentar diretamente o resultado. Explico.
Não corri ontem, então corri hoje e fui nadar. Foram só 10 km, mas corri moderado e fui direto pra piscina. Não estava desnutrido, pois me alimentei antes de correr e tomei um GU depois. Entrei na água já querendo sair e com preguiça da série de 10x100. Aqueci e fiz 600 de braço já convencido de que estava mesmo cansado e não ia dar em nada, mas já que estava com o pé na água mesmo continuei, além do mais melhor um treino ruim do que nenhum ;-). As primeiras 5 repetições foram horríveis, todo torto e cansando muito, fazendo força mesmo. Estando cansado qualquer forcinha já cansa ainda mais. Os tempos ficavam em 1:40 alto.
Aí tomei um 'pito' da professora, pois estava 'arrastando' as pernas, batendo-as em descompasso com as braçadas e ainda por cima não estava finalizando a braçada direito. Ok, fui lá corrigir e foquei em fazer certo, sem preocupação com o tempo. Eis que as outras 5x100 sairam mais fáceis na percepção e melhores, todas em 1:40 baixo, a última 1:38. Melhorar de 6 a 8 seg/100m é MUITA COISA, principalmente com a série no fim do treino. Donde concluo que preciso urgentemente dar um jeito de passar uma temporada na piscina com o Roberto na borda, corrigindo a infeliz, quer dizer, a técnica. Vamos ver se nas férias escolares rola.
Agora, vou nadar com uma treinadora e espero evoluir bastante. Foco total na tecnica.
ResponderExcluirNem me fala estou nadando a 2 meses e vou fazer o GP estou com medo da natação, treinando sem professor de borda minha tecnica deve estar linda! rs rs Sou outro que precisa de professor na borda com urgencia!
ResponderExcluirTodo mundo à técnica então, hehehe. E só nadei uma vez essa semana...
ResponderExcluirBlz Pina!
ResponderExcluirCara sempre tive a idéia que natação era mais técnica do que preparo físico, não sabia quantificar isso.
Hoje estava lendo um artigo do Wikipedia sobre o curso de Educação Física e de repente li isso:
"Exercícios técnicos: Natação (É considerado 70% técnica e 30% aeróbio)"
O que tinha quase certeza agora não tenho duvidas, a natação é muito mais técnica do que aeróbica.
Abraço amigo.