terça-feira, 1 de novembro de 2011

É a técnica, não é o esforço !

A natação é a modalidade onde eu mais facilmente vejo os altos e baixos. Normalmente associo isto ao cansaço, só que talvez não seja o cansaço mesmo, e sim o desleixo com a técnica que advém dele. Dias bons e ruins (na percepção e nos tempos) tem se alternado constantemente, e eu vejo que tem a ver com cair na água já meio podre.

Hoje concluí o óbvio, que o que manda mais é a técnica. Claro que a gente já sabe, já ouviu, levou bronca e leu. Mas dessa vez foi experimentar diretamente o resultado. Explico.

Não corri ontem, então corri hoje e fui nadar. Foram só 10 km, mas corri moderado e fui direto pra piscina. Não estava desnutrido, pois me alimentei antes de correr e tomei um GU depois. Entrei na água já querendo sair e com preguiça da série de 10x100. Aqueci e fiz 600 de braço já convencido de que estava mesmo cansado e não ia dar em nada, mas já que estava com o pé na água mesmo continuei, além do mais melhor um treino ruim do que nenhum ;-). As primeiras 5 repetições foram horríveis, todo torto e cansando muito, fazendo força mesmo. Estando cansado qualquer forcinha já cansa ainda mais. Os tempos ficavam em 1:40 alto.

Aí tomei um 'pito' da professora, pois estava 'arrastando' as pernas, batendo-as em descompasso com as braçadas e ainda por cima não estava finalizando a braçada direito. Ok, fui lá corrigir e foquei em fazer certo, sem preocupação com o tempo. Eis que as outras 5x100 sairam mais fáceis na percepção e melhores, todas em 1:40 baixo, a última 1:38. Melhorar de 6 a 8 seg/100m  é MUITA COISA, principalmente com a série no fim do treino. Donde concluo que preciso urgentemente dar um jeito de passar uma temporada na piscina com o Roberto na borda, corrigindo a infeliz, quer dizer, a técnica. Vamos ver se nas férias escolares rola.

4 comentários:

  1. Agora, vou nadar com uma treinadora e espero evoluir bastante. Foco total na tecnica.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala estou nadando a 2 meses e vou fazer o GP estou com medo da natação, treinando sem professor de borda minha tecnica deve estar linda! rs rs Sou outro que precisa de professor na borda com urgencia!

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo à técnica então, hehehe. E só nadei uma vez essa semana...

    ResponderExcluir
  4. Blz Pina!
    Cara sempre tive a idéia que natação era mais técnica do que preparo físico, não sabia quantificar isso.
    Hoje estava lendo um artigo do Wikipedia sobre o curso de Educação Física e de repente li isso:
    "Exercícios técnicos: Natação (É considerado 70% técnica e 30% aeróbio)"
    O que tinha quase certeza agora não tenho duvidas, a natação é muito mais técnica do que aeróbica.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)