segunda-feira, 10 de agosto de 2009

GPS x Footpod - Socorro !

Amigos, vamos ver se consigo alguma dica útil. Estou pra trazer um relógio com medidor de distância, pace, velocidade, etc e tal, mas tem que ter altitude também.

Aparentemente já me decidi por GPS. O que me dizem do Garmin 310 XT ? E o Garmin 405 ? Experimentei um Timex, é ok mas acho que tem peças demais pra cuidar :-)

Sobre os que usam foot-pod, por ser restrito à corrida prefiro aqueles com GPS, já que serve pra multiesporte com caiaque, natação (se for a prova dágua, o que é raro), bike, etc, apesar da desvantagem do consumo exagerado de bateria e tamanho avantajado, medo de núvens gordas e árvores muito folhudas :-) E aí, alguém me socorre ?

4 comentários:

  1. Tb tive a mesma duvida.
    Conversando, vi que o footpod precisava sempre de ajuste e o gps não.
    Fora que ter as infos do garmin deve ser uma coisa sensacional.
    Optei pelo garmin 305. Falam q os botões do 405 são complicados e o objetivo não é usá-lo como relogio mesmo.
    Enfim, é uma duvida cruel mesmo.
    Agora, para quem nada o 310 XT é o que há.
    Eu comprei o meu na amazon uk por 144 libras. Uma amiga que mora lá vai trazer.
    abs.

    ResponderExcluir
  2. Quando comprei o meu garmin 305, já existia o 405, mas li em alguns lugares que o 405 por ser touch, as vezes nao se tornava tão pratico para se apertar os botoes (num treino de tiro por exemplo), entao preferi o 305.

    e é sensacional! foi a melhor compra que fiz nos ultimos anos, eheh

    ah, a unica desvantagem que vejo do 305 para o 405, é que no 305, para baixar os dados, há que conectá-lo na usb, o que implica um ciclo de carga de bateria sempre que se quer baixar os dados.

    no 310xt isso já nao existe, já que é wireless, e além disso pode usar pra natação tambem.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o meu timex... realmente ele tem dois itens a mais que o Garmin (o GPS e o data recoder) mas acho que mais prático trocar uma pilha a deixar o relógio carregando, além do que quando a pilha viciar é só trocar. Sobre a quantidade de componentes, é tranquilo sempre deixo o GPS o data recoder junto no elástico do braço e quando eu tiro o GPS tiro a sinta de HR junto ai sempre está tudo junto. mas realmente o GPS do garmin é mais sensível que o da TIMEx.

    []'s

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um Polar S 625X com os 3 sensores : footpod, velocidade&distância pra bike e o sensor de cadência.
    O relógio é muito bom e tem uma precisão excelente.

    Pra corrida, o fabricante promete um erro de até 3% no footpod. O que acho muito aceitável e comprovado. Em maratonas marca 42,6 / 42, 3 / 43 km . Na Subida da Graciosa, mês passado, marcou 19,6 km, dos 20km aferidos. Considerando que a gente tangencia algumas curvas ou abre demais em outras, acho que tá muito bom. Em distância menores, 5 ou 10 km, as vezes não dá 100 m de erro. Perfeito.

    Interessante deste sensor é que ele marca muito bem em trilhas. Os GPS muitas vezes perdem sinal. Pena esse sensor ser meio grande. Em trilhas fechadas eu não o uso com medo de perdê-lo, como já aconteceu numa corrida de montanha. Por sorte meu colega o achou.

    O sensor de velocidade na bike eu costumo usar em paralelo com um ciclo da Cateye e/ou um GPS tb. A precisão é muito boa. Bate 100% com o ciclo. Não bate com o GPS porque este vai acumulando uns errinhos de alguns metros que no final soma quase 1 km num pedal de 50 km aprox.

    O sensor de cadência não tem segredo, tá sempre lá informando o giro atual e o máximo da pedalada.

    Outro sensor muito interessante, que não tenho, nem vou comprar, é o sensor de potência. Vc instala na bike e ele informa quantos watts vc está mandando das pernas pra bike. Coisa moderna no ciclismo mas custa muito caro (mais de US$ 200.00 nos USA).

    O transmissor do monitor é codificado e não costumo ter problemas de interferência.

    Muito interessante tb o baixíssimo consumo de todos esses equipos. O relógio troquei uma só vez de baterias em 4 anos (mandei p/ a Polar no RJ). O footpod usa pilha AAA que se troca em casa mesmo. O sensor de velocidade da bike nunca troquei bateria. O sensor de cadência é novo e o monitor troquei em casa mesmo umas 3 ou 4 vezes.
    Recomendo sempre mandar numa autorizada pra trocar a bateria do relógio. Não pela bateria, pois não tem segredo. Mas sim pelas vedações que devem ser substituídas quando se abre o bicho. Tive 2 colegas que perderam Polar por terem mandando no tiozinho da esquina. Pra essas unidades não vale a pena o risco. Outra dica é pegar a NF da troca e mandar discriminar : bateria + vedação. Já tive essa experiência de entrar água num relógio e a autorizada Casio trocou a máquina do relógio.
    Por falar em Casio, uma pena a Casio não ter dado seguimento a relógios com GPS. Foi a primeira a ter essa função mas não foi adiante. Tenho alguns Casios para montanhismo que são excelentes. Muito resistentes. Duram muito.

    Interessante também que este relógio contempla também os sensores internos de temperatura e altímetro. Pena não ter uma bússola incorporada, aí ficaria completo.
    Tem tb a função de autolap pré-programada. Os treinos/corridas também podem ser pré-programadas por FC, distância e ritmo.

    Tem uma memória muito boa (99 horas) e a transmissão pro PC é via infrared. O software também é bem bacana com vários gráficos.

    Outra coisa que poderia ter no mostrador seria os tais dos ETA e ETE, que são os horários pra se chegar num destino ou o tempo que falta pra chegar ao destino. Seria muito útil pra saber, por exemplo, qual o tempo estimado pra a fechar uma maratona, com base no ritmo ou na média que eu estou lá pelo km 25.

    A Polar já lançou vários outros modelos mais modernos e menores do que este meu que vale uma consulta nos sites oficiais.

    Abç

    Clodoaldo Adriano Pasquini

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)