sábado, 10 de maio de 2008

A verdadeira volta da Lagoinha do Leste


Lagoinha do Leste, ela mesma. Palco de inúmeras aventuras, ultimamente tem servido para embelezar os treinos e as provas na ilha. Eis que fomos ao primeiro treino longo para o Desafrio.

Incialmente proposto como a volta do extremo sul, trocamos para a volta da lagoinha pelo tempo disponível e distância. Segundo o Hélio, teríamos que correr 3 horas, nem que fosse em volta do carro ao final. Deu certo, 3h8min.

Saímos dos açores e logo estávamos subindo a trilha tradicional do pântano do sul. Armei uma surpresa, pegaríamos a trilha da bolinha, a ponta da felicidade no costão sul da praia. Lá em cima pegamos a entradinha escondida à direita e lá fomos. O mato fechado do início ajuda a ocultar a beleza daquela trilha. Seguimos devagar mas rápido entramos na trilha batida, bem corrível. Abaixo o visual do sul, irmãs, garopaba, pinheira. Tudo limpo.


Continuamos correndo adoidados morro abaixo, o Thiago se empolgou na última subida e meteu lenha na descida. Descemos muito, passamos no descampado e entramos no mato outra vez, corremos bem no plano. Aí chegamos ao visual da bolinha. Muitas fotos. No cucuruto descansamos, gel e toca embora.



Seguimos a trilha certinha, entramos no costão, escalaminhamos um pouco e logo subimos pra trilha que passa acima dele. Passamos por umas beiradas e uns gravatás mas alinhamos na trilha certa. Perfeito. Porque não foi assim no paz na terra de 2005 ?! Navegador burro !

Na praia o sol estava perfeito, meio que oblíquo por sobre o morro. Visual ímpar e boas fotos. Pegamos água no início da trilha do matadeiro e fomos morro acima. Encontramos condores andinos verdadeiros, apesar de estarem ali a descansar ao nível do mar.


Tropecei um pouco mas engrenei. Seguimos turbinados até o matadeiro e armação. Aí meus calcanhares começaram a doer quando entramos no aslfato. Paramos na padaria, alonguei bem e continuamos pela rodovia até o pântano. Melhorou e mandamos ver até os açores.

Essa sim é a verdaderia volta da lagoinha, emenda as três principais trilhas de forma espetacular. O visual valeu tudo. Excelente treino e companhia. Quem não foi perdeu.

No google, 21 Km em 3h8min. Fotos e vídeos completos aqui.

Um comentário:

  1. que super aventura!
    e que lugar lindo!
    fui lá ver as fotos e o vídeo!
    tô aqui babando de vontade de experimentar essas trilhas, mesmo sabendo que ia morrer de medo naquele trecho mais inclinado de costão onde cês escalaminharam:)

    simplesmente incrível!

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)