domingo, 4 de maio de 2008

Treinos longos


Inicialmente eu me preocupava muito com a distância, mas comecei a dar mais ênfase na duração, principalmente em função dos treinos em trilha, onde a velocidade não vale muito. Parece que está certo.

Estes treinos tem como objetivo melhorar a resistência à fadiga, aumentar o número de mitocondrias nas fibras musculares (uau!) e também a capilaridade, que melhora o transporte de oxigênio e retirada de toxinas das pernas.

Acho que tão ou mais importante é também o psicológico, saber que consegue-se correr aquele tempo ou distância sem quebrar. Segundo a Runner's World, o longo pra maratona não deve passar de 32 Km ou 3 horas. O ponto é que acima disso a recuperação é demorada e compromete outros treinos. Os principais benefícios das corridas longas seriam:

* fortalecem o coração ;
* abrem os capilares, melhorando o sistema de irrigação sangüínea dos músculos ;
* fortalecem os músculos e ligamentos das pernas ;
* ensinam o organismo a utilizar mais gordura como combustível ;
* elevam autoconfiança.

O que eu prefiro é mais ou menos isto: neste tipo de treino o ritmo deve ser em torno de 30~45seg/km acima do normal e a FC deve ficar em até 80%, embora normalmente dê vontade de acelerar mais. Mas o objetivo é justamente passar mais tempo correndo ! Não é recomendado mais do que 4 longos consecutivos (só um por semana !). A hidratação e alimentação tem especial importância, pois o desgaste é grande e tem que ser reposto. Comer e beber durante o treino também é um aprendizado MUITO importante para provas longuíssimas...

Bom, vamos ver no que dá a planilha para o Desafrio 2008 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)