quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Treino simulado perfeito para Fortaleza

Registrando para não esquecer e quem sabe ser útil para a posteridade...

Treinando pra fortaleza, fiz um dos treinos mais encaixados da história nesse último domingo. Era um longo de pedal de 180 km.

Fortaleza fica quase no equador e estando no nordeste tem as temporadas de ventos altamente bem definidas. Muito diferente dos ventos loucos girantes aqui do sul. Na época do Ironman, o vento sopra sempre do mar, vindo de leste, só variando a intensidade entre muito forte e inconcebível :-).

O percurso do pedal vai pra oeste por 60 km, então volta 30 para fechar uma volta de 60, repete e volta pra T2 com mais 60. Assim, a ida é toda a favor, as voltas são metade de cada jeito e o retorno é de 60 km com ventania na cara.

A ideia era simular o máximo possível a prova, e o treino era assim: 4 horas a 70% do FTP e 1h30 pedalando sem instrumentos, só na percepção.

Conversando com o Roberto sábado, a ideia era tentar simular também a alimentação, que será crítica no nordeste. Com a meta de engolir 2000 calorias no pedal, enchi os bolsos: 120 gramas de carbo em pó na garrafa, 3 gels, 5 mariolas, 2 bananas, 1 coca cola, 1 barra de proteína grande. Muita água e 1 gatorade no km 110.

Estava relativamente quente, 28 graus ao meio dia, e o vento apertou legal. Pelo windguru, 40 km/h em imbituba.

Fui para a BR sul com o Heverton e galera ironmind. Fomos por 55 km e voltamos com vento já forte, abasteci e segui até garopaba de novo com vento a favor. Voltei com vento muito contra e faltou tempo, a distância já tinha fechado. Aí fui até a pinheira novamente. Bem parecido com os vai e vem de fortaleza, ora a favor ora contra.

Saiu baita treino, com a potência exatamente na média no trecho sem instrumentos. O que foi muito bom, pois não houve quebrada ao fim e quando passou a 1h30 mostrei os dados e vi que ainda saiam 210, 220 W tranquilamente. Zero quebra, um baita treino. Alimentação perfeita. Roupa da prova e capacete de treino, que acho que é o que vai ser lá.

Breve notícias nordestinas. Treino aqui. Interessante var as parcias (laps) com as respectivas potências e médias de velocidade :-D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)