sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Inércia


Inércia é um negócio interessante hein ? A tendência a permanecer no estado em que se está pode ser observada em várias situações. Por exemplo, eu tenho inércia do sono: quando estou acordado demoro a dormir pois sempre vou fazer alguma outra coisa, já que ainda estou acordado, mas quando estou dormindo é difícil acordar pois estava dormindo antes. O mesmo acontece com os treinos: quando não se está treinando é difícil começar, mas uma vez que se entra em fluxo de treino (o difícil é conseguir parar).

É a mesma coisa como cada sessão de treino: o difícil é começar. É muito fácil arrumar uma desculpa (razão é diferente !): trabalhei até tarde, estou cansado. Está frio. Está ventando. Está de noite ou ainda não amanheceu. A cama está boa. Estou com fome. O importante aqui é começar. E começar começa antes de começar o treino propriamente dito. No meu caso, é visualizando o treino (ok, apenas com os treinos mais importantes eu faço isso). Pode acontecer dias antes ou muitas horas antes, e o treino já está começado mesmo antes de começar. Simplesmente vai ser feito. Essa é a primeira decisão.

E aí tem-se que começar realmente. Perdi a conta de quantas vezes saí pra treinar achando que não ia dar, que os intervalados não sairiam do jeito esperado, ou o ritmo pretendido seria muito difícil de atingir. Na última terça-feira mesmo. Deixei pra nadar e pedalar a noite, depois do trabalho (a inércia do sono em ação). Foi um dia daqueles, teria que nadar enquanto o filhote estava na aula de futebol logo depois de sair do trabalho, e aí teria ainda queria pedalar. E haviam intervalos nada amigáveis. Claro que não era nada extremo, na verdade uns poucos de ritmo mais moderado, mas com o ritmo de natação que estou ultimamente já fui inventando desculpas do tipo "eu alongo o intervalo", "reduzo o ritmo", etc.

Caí na água e depois de uns 1000m de educativos e aquecimento e haviam 6 tiros de 50 m pra 1 min. Coisa fácil. Mas estava pesado e achando difícil. Os tiros saíram e aí haviam 6 de 150 pra 3 min, coisa também outrora fácil. Comecei já pensando e fazer uns intervalos maiores mas no segundo bloco o ritmo encaixou. Mas só encaixou porque eu comecei. Se não tivesse começado não saberia, e os tiros foram progressivos, melhorando a medida que ia ficando mais cansado. Como pode ? Pode, porque o que manda é a cabeça. Se você decidir o corpo vai atrás, acompanha. Mas tem que decidir com vontade. E isso não quer dizer que vá sair um tempo melhor que o outro sempre. Mas que vai sair o melhor para aquele dia, aquelas condições. Claro, até um limite, pois cabeça pode sofrer de demência, já as pernas acho que não.

Lembro de um intervalado especialmente assustador às vésperas da Indomit. Eram 4 x 5 km com ritmos progressivos. Eu olhei pra aquilo e logo pensei em fazer 20 km um pouco mais forte e me dar por satisfeito. A coisa estava feia, o volume atingia picos históricos nunca antes vistos na história desse país. Mas no dia anterior olhei bem para os ritmos e decidi que iria começar pra valer. Nessa hora tem-se que saber que se der deu, ótimo. Se não der não deu, bom também. Sabe aquela de que treino bom é treino feito ? Então. Mas tem que começar mirando no ótimo. Tiro na lua. Se não acertar, pelo menos fica boiando perdido entre as estrelas. E o treino saiu. E saiu tão perfeito, tão próximo dos tempos estipulados que eu mandei um email com o link pro Roberto ver. Claro, com isso não quero dizer que é pra sair se matando em todos os treinos, muito pelo contrário. Como sempre e em tudo, a virtude está no equilíbrio (foi o mestre Yoda quem disse isso ?).

Antes eu imaginava que ir para as montanhas era uma analogia perfeita para a nossa vida. Mas descobri que treinar para qualquer esporte de endurance também é uma analogia muito parecida (o que seria exatamente uma analogia muito parecida eu ainda tenho que pensar). Nos três casos (montanha, endurance e a nossa vida de cada dia), o importante é começar. Se vai dar certo depende, mas a única forma de dar certo é começando. Saindo da inércia. Isso vale tanto para uma sessão específica quando para o treinamento em si. Começar e criar a inércia do movimento, entrar em fluxo. Transformar o treino numa rotina tão natural que não pareça mais rotina (aquela que a gente esquece).

Assim com na vida, se esperarmos as condições ideais pra começar alguma coisa podemos não começar nada nunca. Então o negócio é não ficar pensando demais. Tem que fazer ? Vá e faça. Do melhor jeito possível. Se as condições não forem boas, será um treino em condições duras que vai treinar algo além do fisiológico. Se forem condições espetaculares sairá um treino daqueles de dar confiança. Sabe aquela de começar a academia ou dieta na segunda feira ? Desculpa. Tem que começar agora. Já.

Arrumar justificativas pra qualquer coisa sempre é mais fácil do que fazer. Mas fazer realmente dá a satisfação que é necessária para viver de fato, e não apenas existir. E em todos os casos, a não certeza de conseguir fazer alguma coisa é algo que sempre, mas sempre me inspira a tentar fazer a tal da coisa. Seja uma prova diferente, mais rápida, mais longa, mais vertical, mais explosiva. É preciso arrumar um motor pra ir pra frente sempre.

E aí, como você faz pra sair da inércia ?

6 comentários:

  1. PQP que texto sensacional! Vou guardar para ler sempre que me der preguiça de alguma coisa. Perfeito, tem que ir buscando o ótimo sempre. Isso é VONTADE.
    Abração!
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu parceiro !!! Tava pensando nisso e foi saindo... incrível como a vontade faz coisa...

      Abraço !

      Excluir
  2. Depois da prova de hoje, a inércia é no máximo pra levantar e ir ao banheiro rs.
    Parabéns pela prova Pina, arregassou. Por menos de 1 minuto não pegou o 5º da categoria hein.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, depois de ontem não posso nem com uma escada de três degraus kkkk

      Valeu Fábio ! Parabéns pra ti, mandou ver uma Maratona sem o Roberto saber HUAHAUHUA. E ainda por cima tava andando reto e normal depois, DESCALÇO na terra com pedrinhas... Levei meia hora pra andar até o carro que tava atrás do fórum kkkk

      Esse quinto pode ter me passado no final. Dois me passaram dentro do túnem que eu não consegui acompanhar... Na verdade só quatro me passaram depois dos 32 ali na passarela, pq na hora que tava bem passava os outros, e quando tava ruim tava todo mundo quebrado, aquela baia sul parecia um campo de guerra com zumbis kkkkk
      Mas os dois passaram muito bem e não consegui nem dar dois passos no ritmo deles :-)
      Abraço !

      Excluir
    2. Ah eu não te falei mas não to mais treinando com o Roberto ja faz 1 ano eu acho rs, senão com certeza ele não ia deixar, viu a cara que ele fez? rs
      De qualquer forma consegui manter pace de 4:40 até o km 35, depois disso afrouxei e o rendimento caiu pra caramba, o pace pulou para 6:30 quase :)
      Depois da prova passei mal de novo do estômago, ta muito estranho isso e vou no médico dia 26 pra descobrir o que é, tenho certeza que não é só por causa do esforço pois já fiz coisa pior.

      Abraço, bom descanso

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)