quarta-feira, 9 de abril de 2014

A próxima insanidade - Indomit 100km

Percurso e altimetria.
Costa esmeralda - porto belo, bombinhas, itapema.


Costa Esmeralda Indomit Ultra Trail 100 Km. Prova de trailrun em distância inédita no Brasil em sua primeira edição. E eu estou inscrito. Pouco mais de cinco semanas até a largada. E eu estou ficando seriamente preocupado.

Me inscrevi nessa prova antes de ir para o El Cruce, e até fevereiro fiquei preocupado em conseguir treinar para o Cruce. Os treino e a prova saíram muito tranquilos e depois de umas semanas de reciclagem voltei aos treinos focados para a Indomit. Focados de um jeito diferente. Combinei com o Roberto de fazer um treino de endurance com longos de corrida nos fins de semana em trilha. Mas nada que chegue perto da distância da prova, pois ainda tem alguma coisa de bike (longos de até 90 km e estou botando muita montanha) e natação. Algo como um treino de triathlon de média distância visando ultramaratona. Isso deve ser inédito.

Fazer isso tem três objetivos: 1) Fazer volume aeróbico com um pouco de trabalho de força; 2) Não perder o contato com o triathlon; 3) Não quebrar em dois pedaços com treinos de corrida insanos. Estou cada vez mais convencido de que o treino para triathlon é uma excelente forma de balancear os treinos para trailrunning. O tempo na bike garante um trabalho cardiovascular de qualidade, mantém um pouco de atividade anabólica, ao contrário da corrida quase sempre catabólica e a natação serve pra não esquecer como se nada e ainda soltar a musculatura e balancear membros superiores, que são bem exigidos em trilha, seja pelo terreno seja pelo fato de termos uma mochila agarrada às costas. Além disso tenho o longo de triahlon da fetrisc em jurerê 20 dias antes :-). Então na corrida são treinos de rodagem, longo e intervalados na semana e no fim de semana transição e longão em trilha. Coisa linda !

Só que dessa vez estou com medo. Não é Meeeeeeeedo, mas é um medo saudável. Na verdade, uma curiosidade: será que vou dar conta ? A mesma coisa que me atingiu no primeiro Ironman. Mas diferentemente de 2009, quando eu já tinha feito várias maratonas e pude nadar vários 4000m no mar e fazer um 180 km, aqui não tenho a menor noção do que me espera depois dos 53 km do Desafrio, que é a maior coisa que já corri.

Além da distância tem também o terreno: morro pra tudo quanto é lado, trilhas, estradas de terra batida, areia de praia e costões. Coisa linda 2. Não faço a mínima ideia de como correr isso, mas sei que tem que ser num ritmo bem mais lento que no Desafrio, pois chego sempre destruído dos 53 km. Então o pace vai ser bem conservador, basicamente modo de sobrevivência. Se andar essa distância no plano em um dia já é um absurdo, correr isso em um terreno com altimetria positiva de 3000 metros !

A prova tem um vários atrativos, mas a largada a meia noite é o melhor deles: algo que vemos nas grandes ultras nos alpes, a largada extra-cedo-no-dia-anterior garante que boa parte dos atletas termine a prova de dia (o limite é até às 22:00 do dia seguinte). E parece melhor correr a noite no começo do que no final mesmo.

Outro assunto será a alimentação e variação de temperatura. Em maio as noites já são mais frias, e o dia pode ser quente. Ah, tem também as areias movediças da praia de itapema. Mas a alimentação é um mistério. Estou pensando em levar aqueles miojos em copos de isopor pra jogar água quente dentro ou pedaços de pizza. A prova permite apoio em dois pontos, então vou abduzir meu pai e meu irmão para isso.

Bom, era só pra dar uma prévia mesmo, vou ficando por aqui. Breve tem mais. No mínimo no dia 17 de maio tem muito mais.

10 comentários:

  1. Pina, sinceramente eu acho que preciso me afastar de ti. Tu não é uma boa companhia para mim. Kkkkkkkkkk
    Coisa de maluco isso, parceiro! Mas tenho a plena certeza que tu vai dar conta. É a tua "praia", tu gosta e é muito forte nisso. É a primeira vez de 53+Km? É mas sempre tem uma primeira vez para tudo e vai tirar de letra. Na próxima aí tu vai em busca de melhorar o tempo dessa. Kkkk
    Abração!
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não antes de eu te meter numa offroad hahahaha.
      Primeirinha sim. O Cruce não conta pq não é num dia só.
      Cara, espero dar conta sim. Quanto a melhorar tempo na próxima as vezes eu tenho achado que é melhor fazer essa bem feita pq pra repetir sei não... mas sempre piora, tem coisa pior no radar. Tudo é um degrau para algo mais elevado. Filosofei Kkkkk.

      Abraço

      Excluir
  2. Camarada, é isso aí.

    Se meteu na encrenca ? agora revolve ! rs

    É chegar OU chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Ale ! Missão auto imposta é missão mais cumprida ainda :-))))
      Chego nem que seja engatinhando.
      Abraços !

      Excluir
  3. Legal Pina!
    Sempre acompanhamo teus posts, tu és fera! Me meti numa enrascada um pouco menor que a sua, me inscrevi pros 84k. Tô na mesma pq nunca passei dos 50 tb. E lá vem as dúvidas, tênis, alimentação, estar com o sono em dia a meia noite ou as 2:30 da manhã no meu caso, e mais algumas coisas ainda. Inscritos já estamos, o negócio é meter o pé e terminar aquela bagaça.....kkkkkk
    Bons treinos! Quem sabe nos encontramos lá!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara ! Obrigado ! Então é isso, vamos lá pra batalha.... Tem muita novidade nessa prova, e isso é que é o legal ! Nos falamos por aí e certamente na largada.

      Abraço

      Excluir
  4. Pina, tenho certeza que lá pelos 45, 50 km, muita gente vai começar a sentir a cabeça e a tua vai ta boa ainda porque tu já fez provas com mais de 10 horas por várias vezes, então o psicológico aí deve contar mais do que o fôlego.
    Acho que tu vai se surpreender contigo mesmo.
    Estamos torcendo por ti.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio !!!!!!!! Vou guardar essas palavras pra lembrar quando estiver ferrado ;-).

      Abraço !

      Excluir
  5. Pina, vc realmente é uma fonte de inspiração para quem gosta de esportes de aventura!!!
    É um prazer poder treinar com você, mesmo que só na MTB, pois é onde consigo acompanhá-lo, hehehe.
    Em relação ao "macarrão em copinho", foi o que me salvou no AUDAX!!! Com certeza, mal não vai fazer!
    Manda brasa!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renato ! Eu digo o mesmo em poder pedalar com vocês, onde eu me mato pra ficar na roda e sempre atraso kkkkk.

      Cara, vou comer esse macarrão de copo sim. Fiz as contas de ingestão calórica e meu, dá um absurdo, não sei se vou conseguir comer tudo isso.

      Abração e valeu !

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)