quarta-feira, 17 de abril de 2013

IMB 2013 - Semana 14 - A maior quebrada de todos os tempos

Semana pós prova é sempre estranha. As coisas não vão muito fáceis até terça, aí quarta vem um intervalado pra travar tudo de novo. Mas a natação de terça foi muito bem, a de quinta também, parece tudo muito bem encaixado na água.

Quinta fiz um treino no rolo surpreendente, umas potências nunca antes vistas, apesar do suador descontrolado. Sequei 1,8 km tomando 700 ml em 1h05. Sexta-feira fiz um treino longo de corrida muito bom, mas também muito apressado. Dada a correria absurda que foi a semana, tive que correr sexta a noite (fui correndo pro aniversário da mamãe :-). Saí direto do trabalho e fui até quase o trevo da seta e retornei pela beira-mar até o córrego grande e finalizei no santa mônica. Constante e moderado.

Sábado uma natação excelente, 4,3 km no mar calmo de jurerê. Depois um pedal girado de 54 km pra preparar as pernas pro treino de domingo.

O longo de bike

Saímos domingo às 6 horas pra BR-101 sul. Deixamos o carro no posto de gasolina após o morro dos cavalos e fizemos um trecho de 45 km até imbituba, fechando 90 km por volta e 180 em duas, melhor que isso não existe. Percurso perfeito, asfalto liso e limpo, acostamento largo e pouco movimento. Um trecho sensacional pra pedalar.

Um leve vento sul foi acordando junto com o sol. Fizemos a primeira perna de 45 km e reunimos a galera, pois o percurso era desconhecido. Tudo 100 % excelente. Voltamos com vento em popa numa boa, esforço moderado e altamente tranquilo. Me alimentei bem, mas misturei: gel, accelerade, banana e binaguinha com geleia e queijo e gatorade na parada. A banana parecia estar verde.

Segunda volta, ali pelo túnel do terceiro pólo (Paulo Lopes) comecei a ficar fraco. Depois do túnel fiquei com as pernas ocas, absolutamente sem força nenhuma e assim fui me arrastando por mais 20 km até o retorno em imbituba, onde consegui vomitar algo (parecia meia banana com cobertura de accelerade de morango). O treco saiu feito um toco, depois veio mais alguma coisa. Coisa incrível foi a FC, já estava com vento nas costas há uns 2 km e a FC em 145, que é uma região de esforço considerável. Despencou pra 125-130 e ficou ali. Assim, simplesmente.

Segui meia-boca com medo de comer mais alguma coisa, mas comi um gel empurrado e depois de 1 hora parei pra uma coca-cola. Tomei também duas caixinhas de água de côco. No finalzinho, já no elevado da praia do sonho, fui inventar de comer a última banana. Mastiguei e quando engoli voltou tudo.

Foi um treino extra punk mentalmente falando. Estava muito bem até o km 120 e depois implodi. Simplesmente pifei total, quebrei feito graveto. A desgraceira pode ser vista aqui. Tenho umas hipóteses... a banana verde foi a raiz do problema. O negócio não digeriu e ficou lá. Fui botando gel e accelerade em cima e com o esforço elevado, pois a primeira volta foi em ritmo de prova, o estômago fechou, deu shutdown como falam os gringos. Aí o glicogênio foi sendo consumido até acabar e eu dar de cara na parede. O desempenho dali em diante é na base da força de vontade e do metabolismo de gordura, o que deixa as coisas muuito leeentas. O batimento elevado me foi explicado pelo meu nutricionista. Ao se preparar para vomitar, o corpo libera adrenalina, que é pra fazer a coisa ruim ir embora logo. Estava com a FC alta por isso e não pelo esforço, que era nenhum. Depois disso a FC despencou e alguma decência voltou, mas um mínimo para chegar ao carro.

E então saímos todos juntos pra correr, corri fácil e tranquilo, segurando o ritmo pra não ir além de 4:30. Coisa impressionante. Como diz meu amigo Anastácio, o corpo humano é mais resistente do que parece.

Ou como disse a Crissie Wellington: "No session/race ever goes 'perfectly'. Success is doing your very best with what you have. You can overcome imperfections 'perfectly' :)"

Jantar pré-treino longo

Amanhecer de outono. Só isso já vale o dia.

Os brinquedos

Fim do dia. Descanso foi correr atrás do Arthur no fim de tarde ;-)

4 comentários:

  1. Treinaço hein... pena ter dado essa zica no estômago mas faz parte. Antes que seja no treino do que na prova. É a hora de dar essas m@*(&. A estrada parece show para esse lado, faz muitos anos que não passo (de carro).
    Fiquei de cara mesmo com o "Longo moderado" de corrida.
    Avg HR 146 bpm - 4'52" em 28Km... um dia eu chego lá, certo? :-)
    Abraço!
    Ontem tivemos reunião da assessoria sobre o Iron com os atletas que vão fazer a prova... já bateu um nervoso. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, essas reuniões são boas... No próximo finde já vou com o esquema da prova e aí não tem erro. Já está testado. Não sei porque eu invento, acho que é porque dá desespero passar 10 fins de semana comendo a mesma gororoba hahahaha.


      Abraço

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)