terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lance Armstrong - The End... ?

A correria anda grande, mas não consigo deixar de postar alguma conclusão. Como disse da última vez, esperava algum fato concreto, e ele veio, na forma de um relatório resumido de 200 páginas da USADA.

Não resta dúvida de que o nosso outrora atleta de referência participou da grande farsa do doping no ciclismo. Pois bem, mesmo Armstrong não confessando, coisa que ele não vai fazer nunca pois já disse que estava limpo em juízo, fez isto de forma indireta de duas maneiras: Deixando de lutar. Quem viu o sujeito sair de um câncer e soltar a célebre frase 'A dor é temporária, desistir é para sempre', já entendeu desde agosto... um cara assim não desistiria se tivesse razão. E a outra veio hoje, ao retirar da bio do Twitter a referência às sete vitórias no Tour. Se fosse inocente, morreria teimando e se apresentando para sempre como o hepta-campeão.

Portanto, enganou o público sim, ao dizer em livro autobiográfico que “Our team had “zero tolerance” for any form of doping, we said. It sounded like the usual clichéd statement, but we meant it. We were absolutely innocent.". Isto foi quando a França abriu um processo de mais de um ano para investigar especificamente ele.

Claro que ele ainda é um atleta fenomenal embora trapaceiro, todos mentiram igual e ele venceu mesmo assim. Mas jogou sujo, fora das regras. Intimidou pessoas e tentou destruir a reputação de quem levantou dúvidas sobre a sua inocência. Mas também há coisa forçadas na minha opinião. Os atletas ainda em atividades que confessaram e delataram o esquema receberam apenas seis meses de suspensão e alguns vão correr no Tour no próximo ano. O Contador voltou de um gancho e já venceu uma Volta importante. Não faz sentido, tem que punir todo mundo da mesma forma. O relatório da USADA também tem claramente algumas coisas incoerentes. Em alguns pontos diz que como fulano disse tal coisa, só pode ser verdade, pois que motivo teria ele para inventar ou mentir ? Esse argumento aparece várias vezes e não é nada coerente. Ou seja, realmente o objetivo foi fazer o maior de todos os tempos de exemplo, mostrar que se até Lance Armstrong foi destronado e destruído, ninguém ficará impune.

Obviamente há opiniões e opiniões, uma dúzia de atletas saiu da sombra e confessou e acusou meio mundo, mas existem opiniões contrárias e gente que até agora, mesmo punido pela USADA não quis fazer acordo de delação por não ter provas ou por não querer jogar mais M no ventilador. Há muito mais envolvido nisso do que um atleta-celebridade.

Bom, o ciclismo e o esporte de alto desempenho vai tomar um baque mas vai se reerguer, esperamos todos, mais honesto. E Lance Armstrong certamente não será apagado da história do ciclismo como quer o presidente da UCI. Vai ficar de exemplo, para o mal e para o bem (Livestrong). Por enquanto.

2 comentários:

  1. Acompanho seu blog pelo RSS há um tempo. Já leu The Secret Race? Eu to lendo. Cada vez mais me certifico que o ciclismo de alta performance é um poço de lama. A questão não é se dopar ou não e sim ser pego no doping ou não...

    Infelizmente isso mancha nosso esporte. Meus amigos brincam comigo dizendo "mas tu pedala sem bomba ou que nem o Lance?". Meio que o cliché que todo cara forte da academia é bombabo, sabe?

    Enfim, se banissem todo mundo eu acreditaria em melhoras. Mas não vai rolar isso e o pró tour vai continuar como uma grande incógnita na minha mente se quem ganha ta "paniagua" ou na bomba...

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda não, mas pretendo. Realmente, o fato de vários confessados estarem liberados a correr o Tour no ano que vem... acaba com qualquer esperança.

    Valeu por acompanhar, Bruno !

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)