terça-feira, 9 de outubro de 2012

Wishlist

Matherhorn. Foto do Adriano.
 Sempre é bom ter metas, alvos. No caso esportivo, eis as aspirações atuais. Algumas factíveis, outras difícies e algumas muito difícies, são vários tipos de dificuldades, desde o custo até a classificação, passando pelo treinamento necessário. Coisa da boa.. Assim é que é bom. Melhor ainda é que pra isso é preciso ver o mundo, viajar. Aí está a lista atual dos desejos esportivos:

Meio-Ironman Pucón 70.3 - a prova de meio-ironman mais bonita do mundo segundo Mark Allen :-). E pra  melhorar tem o Villa Rica bem no umbigo de tudo, pois ainda preciso pisar naquele topo. Esta será em jan/2014,

Ultra Trail du Mont-Blanc - Trail Run de '100 milhas', cerca de 168 km que sempre mudam um pouco devido às condições climáticas. Simplesmente uma corrida em trilhas no coração dos alpes, com 9600 metros de ganho de altitude vertical. Uma prova para a qual tem-se que reaprender a correr, dedicando horas e horas e mais horas às trilhas empinadas. Um visual absurdamente bonito. Não há classificatórias mas é preciso comprovar ter concluído uma ultra. O Desafrio Urubici até onde lembro credencia para esta prova.

Norseman - O triathlon na distância de ironman mais difícil do mundo. Os 3800 metros de natação são num lago em um fiorte, os 180 km de bike sobem mais de 5000 metros verticais e a corrida termina com 1800 metros de subida em trilha. Não há classificação. Precisa treinar para um Ironman e ao mesmo tempo botar muita subida no percurso.

XTerra Manaus - Correr um Triathlon no coração da amazônia não deve ser uma coisa comum. Apesar de muito curta, o local vale a viagem.

El Cruce Columbia - Ultramaratona de trilha de 100 km em formato expedição, 3 dias cruzando a região dos lagos no norte da patagônia, um dos lugares mais incríveis do mundo.

Mundial de Ironman em Kona Hawaii - óbvio. Campeonato mundial e berço do Ironman, local de condições duras para os atletas na ilha vulcânica ainda em formação. Só que pra este a classificação é dura, e também não é mole. Mas é possível.

Escalada do Matherhorn - a montanha símbolo do alpinismo, faz a fronteira da Itália e Suíça. Pela sua forma, história e localização privilegiada no miolo montanhoso dos alpes, é uma obrigação de aspirantes a montanhistas sérios. No estado atual preciso escalar alguns meses pra ter condições mínimas.

Kilimanjaro - O monte das neves eternas na África, quase seis mil metros de altitude saindo do nada no meio da savana. Condicionamento físico e adaptação à altutide bastam para por os pés lá em cima, além de sorte com o clima.

Quanto tempo pra fazer tudo isso ? Quanto custa ? Não sei e não quero saber. Mas uma coisa é certa, é diversão garantida por um bom tempo. Talvez uns 5 anos no mínimo ;-). E aí, qual a sua lista dos desejos ?

7 comentários:

  1. Caro Rapael,
    Tenho três como sonho de consumo. Possiveis ou não só o tempo dirá.
    Comrades, Wester States Endurance Run e Bad Water.
    Afinal, o futuro a Deus pertence e espero poder ler seus relatos sobre elas, principalmente a UTMB que se tivesse o seu currículo tentaria primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Como sou "novato" no negócio... meu primeiro e único sonho no momento é concluir o Ironman ano que vem em Floripa. Depois que conseguir fazer isso eu monto uma lista tipo essa tua, que aliás tem itens de dar água na boca. :-P
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Show de lista.
    Só osso duro de roer.
    A UTMB é tesão, né? Mas, eu acho que tem outras tantas por aí e talvez mais acessíveis.

    ABS !!!

    ResponderExcluir
  4. Pois então, tem váaarias outras possibilidades, a lista é mutante.

    A colúmbia e outras na patagônia são tão ou mais legais que a UTMB, mas lá é lá...

    Milton, na velocidade que estás passando de novato a veterano, só questão te tempo, hehehe.

    Ted, essa bad water eu tenho certeza que nunca quererei, mas a comrades também entraria numa lista hein ? A WS idem, apesar de uma de 100 milhas ser uma daquelas coisas que imagino que REALMENTE só teria vontade de correr uma vez hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Se eu for fazer uma lista dessa to ferrado, vai faltar papel...

    ResponderExcluir
  6. Põe numa planilha que aceita 65535 linhas hahahahahahahaah

    ResponderExcluir
  7. só coisa boa mesmo nessa listinha!
    acabei de dar uma olhada no site da UTMB, e Urubici não entra mais não... mas o Praias e Trilhas dá 1 ponto;) se começar pelo TDS, que são "apenas" 100km, só precisa de 2 pontos pra começar a concorrer...
    os 100km do Patagonia Run já dão 3 pontos, e os 84km, dão 2 pontos...

    dá pra montar um super calendário pra vida toda só olhando a lista de courses qualificatives do UTMB
    http://www.ultratrailmb.com/page/87/courses_qualificatives_liste.html

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)