domingo, 26 de agosto de 2012

Mountain Do Praia do Rosa 2012, 3º lugar cat

Foto do Hermeto Garcia
Mais uma edição desta prova sensacional. Neste sábado saí de Floripa com o Hélio e o Tiago rumo sul e chegamos no local da prova às 12:30, após almoçar insuficentemente. Pegamos os kits, descansa aqui, ali e fiquei com sono. Encontrei a galera da Ironmind e fui pro carro, senti um pouco de fome e fraqueza, estranhei, mas como era depois do almoço, achei melhor mesmo ficar descansando e resolveu.

Alinhei para a largada lá na frente, ao lado do Maurício e do Daniel Meyer. Largamos 20 min depois da prova de 9 km. Ritmo absurdamente alucinante, como começa em descida, logo estava vendo pace abaixo de 3min/km e resolvi segurar um pouco, mas mantendo firme no plano. Larguei direito e depois de 2 km, nas dunas, comecei a passar alguns atletas. Rapidamente chegamos numa estrada de terra e encontramos os últimos atletas dos 9 km, seguimos e na primeira trilha engarrafou um pouco, saí pulando pelas laterais da trilha pedindo licença, embolado com mais uns 5 ou 6 corredores.

Ao chegar na praia consegui passar dois caras e vi o Kiko correndo com uma caixa de copos dágua. Ele é o organizador de provas mais onipresente, elétrico e empolgado que existe, tá em tudo quanto é lugar do percurso. Entramos na trilhinha estreita para a praia do rosa e então vi os líderes lá do outro lado da praia, parecia ter uns 15 no máximo. Novamente ali o vento sul estava forte. Só que desta vez muito forte e fiquei isolado, tentando me aproximar de 3 corredores. Corri tudo sozinho sem revezar o 'quebra vento', mas pelo menos a areia estava bem firme e a maré baixa.

Lá no final da praia ao subir as escadas para a estrada ouvi um staff dizendo pra alguém no grupo à frente que era o décimo geral. Opa, devo estar entre os 15, legal. Nesta trilha passei dois atletas e segui à caça de outros dois. Na próxima praia passei um deles e seguimos juntos numa subidinha de areia fofa de esgoelar os pulmões. Lá em cima, as partes mais inclinadas da prova nos aguardavam, a única parte que eu andei. Comecei a chegar em dois atletas de camiseta azul, mas na descidas eles se foram novamente e dali em diante segui mais combalido, cuidando para não ser alcançado e tentando chegar nos caras à frente.

Acho que estou aprendendo a competir ;-). No começo da prova já fica claro no grupo quem corre bem no plano, na subida e na descida, e assim eu ia usando este conhecimento recém adquirido para fazer as ultrapassagens e abrir um pouco. Numa subida consegui deixar pra trás um cara que descia absurdamente bem, parecia o Tiago ;-). E mais dois que subiam muito rápido eu passei nuns trechos planos de praia, assim como desci voando pelo lado de um cara que só consegui passar ali. Quase torci o pé pois a pedra onde aterrissei se deslocou, foi por pouco.

Logo após a última subida só faltam mais uns 3 km de estradas de terra onduladas, e aí foi só seguir o mais rápido que dava. Corri sempre bem forte mas mesmo assim no final achei que deveria apertar mais. Senti um início de quebra, muito sutil. Engraçado como a gente vai se conhecendo nestas provas. Percebi claramente que aquele deveria ser o ritmo, nem um joule de energia a mais. Segui assim até o final, com os dois azuis lá na frente, até passar a linha de chegada.

Coisa interessante foi esta semana, com treinos bem feitos e um exagero na bike de quinta. O que parece é que o corpo aprende a voltar a funcionar depois de forçar, pelo menos nestas provas curtas. O grau de esforço com que eu chegava nos topos era muito grande, mas ao chegar num plano conseguia voltar a correr a 4min/km ou menos.

Comidas e frutas, gatorade e muito frio após a prova. Conversei com a galera que tinha chegado antes e saí rapidinho pra botar mais roupas. Fui conferir a listagem com o Sérgio Costa e vi que tinha ficado em 11º conforme ele me contou. Como a listagem ia até o 10º, vi que fiquei em 3º na categoria. Voltando ao pódio, já que em 2010 ganhei a categoria e ano passado fiquei em 6º, o log do GPS está aqui. Fiquei perambulando por lá e encontrei com o André Savazzoni da revista contra-relógio. Assim como o Daniel Meyer, ele também tinha corrido bombinhas na semana anterior. E depois eu é que sou maníaco por corridas ;-)).

Logo a turma toda chegou, Montoro estreando nas trilhas, o Hélio e Tiago que mesmo tentando não conseguem nem a pau subir das 2 horas. Como falamos, é o 'offset' deles ;-). Chegaram tão inteiros que nem parecia que tinham corrido. A Gabi também chegou muito bem.

Saímos de lá antes da premiação para pegar a estrada pra casa e deixei meu troféu para a Fabi trazer ;-). Valeu mais uma prova muito bem organizada, percurso maravilhoso e desafiador, galera correndo forte e confraternizando. Sem mais, excelente !

2 comentários:

  1. E eu quase me mato para fazer pace de 5'/Km no asfalto sem morro. Assim não dá para brincar! :-P
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. O legal neste percurso e´que as estradas de terra e praias com areia firme deixam correr bem, senão já era.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)