terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mountain Do Praia do Rosa 2011

A segunda edição do MountainDo praia do Rosa foi sensacional. Depois do ciclone do ano passado que destruiu a praia, este ano o percurso esteve perfeito e a organização idem, nota dez. Saímos de Floripa o Anastácio, Tiago e eu às 10 horas e chegamos ao local do evento em torno de 12:20, depois de almoçar massa com frango à beira mar da praia de Garopaba. Pegamos os kits e então fomos enrolar, pois a largada seria só às 15 horas. Logo apareceu o Varela e o Queiróz, e pouco depois a Taty. Fui circular na 'feirinha', até isso tinha na sede do evento. Achei boa parte da turma da Ironmind e voltei pra me arrumar pra correr - até então era calça comprida e moletom, fazia frio.

Saímos pra concentração da largada tarde, muito cheio de gente - éramos mais de 1000 atletas nas distâncias de 4, 9 e 18 km. Aí achei o Marcel da Ironmind e fui tentar voltar no carro pra pegar o número do Hélio (que não foi) para que ele corresse, sob clara pressão da equipe toda ;-). Infelizmente na correria não achamos e voltei correndo para a largada e saí com o Varela tentando arrumar espaço mais pra frente. Lá pela metade a contagem regressiva começou, largamos no meio da muvuca mesmo.

Resolvi sair forte para não pegar engarrafamento nas primeiras trilhas e deu certo. A largada era em declive, e o ritmo foi alucinante nos primeiros 500 metros, depois estabilizou em 4min/km até as dunas. Saí voando dunas abaixo rindo com os passos de gigante que dava na descida. Passei numa descida pelo menos umas 5 pessoas. Dali comecei a correr com um grupo que iria junto até o final, revezando posições e com marcação cerrada o tempo todo.

Seguimos para a praia do Ouvidor e as primeiras trilhas com morros chegaram. Um percurso mais técnico e eu não perdi muito espaço, o grupo se espalhou um pouco mas segui junto. Um trecho plano na praia vermelha e lá veio o povo mais rápido, só que não se distanciaram na trilha. Logo começamos a avistar a praia do Rosa. Um visual incrível o tempo todo nos acompanha neste prova, mas aquele era ímpar.

Chegamos na areia que estava em estado semi-gelatinoso e com maré alta. Logo um rio me obrigou a parar de frescura e enfiar até as canelas na água, que estava bem gelada. Seguimos com um baita vento sul na cara, e então um sujeito que não lembro o nome começou a revezar comigo a 'quebrar o vento'. Vácuo na corrida. Eu aproveitei e peguei também as pegadas já pisadas na areia mole. Chegamos ao fim da praia de 2 km na frente de todo o grupo. A proteção do vento não era o que mais ajudava, e sim o fato de revezar o esforço - a maior parte, psicológica - que ajudou a apertar o passo.

Logo no começo da trilha mais empinada do percurso meu cadarço soltou. Aproveitei pra respirar fundo e amarrei de novo e então saí atrás do grupo que escapou. Peguei o povo numa descida e então tocamos para os 2 km de trilha mais íngrimes da prova até a praia do Luz. Saímos numa estradinha aos 14 km com um staff anunciando que agora estava perto, que era só descida e que a entrada da próxima trilha era 'naquela mochila rosa alí no chão'. A trilha mais estreita e complicada do percurso nos levou a uma outra estrada de terra que só terminava na chegada.

Pega no final, já afogado. Foto do Marcel
Comecei a apertar o passo tentando buscar dois atletas que estavam correndo juntos e nos passaram no km 13. Um cara que eu tinha passado lá atrás veio forte e fui junto. Passamos o primeiro cara e o sujeito acelerou. Fui junto já esgoelado ao máximo. Numa descidinha na esquina da rua que dava na linha de chegada, ele se abriu 10 metros e não consegui mais chegar. Fomos nos aproximando com esta distância no segundo atleta mais a frente, mas no aclive (era declive na largada) afoguei completamente e os dois escaparam. Cheguei trotando antes de explodir com 1h30min, o último km virou a 4:08. Baita prova, excelente. Forcei do começo ao fim, como sempre.

O Varela chegou pouco antes da Taty, e aí então o Tiago e o Anastácio, que fizeram a prova no mesmo ritmo. O Queiróz veio e fomos tirar umas fotos de quem ainda estava lá, pouco antes de irmos embora. Parabéns a essa galera da AndarIlha que sempre marca presença nos MountainDo e à Ironmind, com destaque para o nosso treinador Roberto Lemos que foi vice numa batalha apertada com o Daniel Meyer, o campeão desta edição.

Resultado: cat 8/59. geral 20/?00. Na minha avaliação o resultado foi pior que no ano passado. Achei que tinha ido muito pior, mas acrescentei apenas 7 min com o percurso em trilhas em comparação com a maioria de estradão do ano passado. Bom, mas não o suficiente para pódio na categoria, onde o terceiro fechou em 1h26. A diferença para o campeão ano passado tinha sido de 7 min e neste passou para 12. Mas valeu demais deixar o último vestígio de energia no caminho. Porque bom mesmo é chegar com a sensação de dever cumprido e pernas moídas, de ter feito o melhor possível e sem mais nada a acrescentar. Bom, muito bom !!

Um comentário:

  1. AEEEEE !!!!!!!!
    Parabens !!!!!!
    Floripa é o paraíso de provas de alto nivel e diferenciadas. Valeu !

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)