quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pancadaria é bom para os joelhos

Estava meio cansado de ouvir que treinar (correr) muito iria detonar meus joelhos. Os mais desesperados afirmam que em mais uns anos os joelhos vão pifar definitivamente. Algumas experiências interessantes refutam estas idéias: alguns amigos que tinham joelho ruim quando sedentários, hoje correm e pedalam muito com o mesmo joelho, e nada de dor ou qualquer problema. O negócio é manter o bicho em uso.

Fui dar uma pesquisada rápida e vi que atualmente alguns estudos apontam justamente o contrário: correr é uma atividade de impacto, e isso fortalece os ossos e articulações. Claro que aqui presume-se que não há nenhum tipo de lesão prévio, seja adquirida ou congênita. Muita coisa acontece no submundo bioquímico-motor, mas em resumo, a ingestão de cálcio e proteína e o estímulo do impacto colaboram para o fortalecimento dos ossos e tendões. As lesões normalmente estão associadas à musculatura frágil, o que desequilibra tudo, e à exageros extremos.

Obviamente a dose é o segredo - a diferença entre remédio e veneno normalmente está na quantidade :-).

3 comentários:

  1. Excelente post Rafa!! Fiquei admirado... Inclusive ontem eu estava vendo num site, um suplemento para as juntas de nosso corpo. Acredito que ajude bastante também. Outra coisa que eu sempre noto, é que o exercício, quando feito dentro dos limites e respeitados os descansos, melhora consideravelmente seu corpo para os próximos treinos. Somos uma maravilha da natureza, não? Um grande abraço guerreiro, e se quiser vir pra cá em novembro correr a Maratona de Ctba, pode contar com o amigo... As inscrições já estão abertas. Abração

    ResponderExcluir
  2. isso aí, encontrar a dose que é o grande mistério, mas o corpo nos ensina.

    ResponderExcluir
  3. Pior que é mesmo Pina, quando sedentario, jogava uma bola e pronto, ou o Joelho, ou o ombro sempre na fisioterapia, depois deste ano de exercicios para valer, 20 Kg a menos e percenteual de gordura baixando a taxa de 1% ao mes em média, nunca mais nenhuma contusao, dor é normal, afinal de contas NPNG.... Um abraço.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)