Se para a economia brasileira o ano só começa depois do carnaval, para os atletas amadores (aqueles que amam o esporte), começa depois da primeira corrida. Os dois últimos iniciaram com a unipraias de Camboriú, 16 Km quentes e desnivelados na rodovia unipraias.
Desta vez começou bem com a segunda volta da lagoinha do leste, em Floripa, no último domingo 10 de fevereiro. A prova é bem diversificada, bonita e interessante. Se levarmos na esportiva a ligeira bagunça da organização, o custo-benefício é positivo. A corrida não dá a volta na lagoinha do leste, não tem os 32 Km divulgados e nem o traçado previsto.
Acordei muito sonolento e lá fui com o rádio bem ligado, tentando ativar o corpo e a mente. Pouco antes do trevo do campeche toca 'Against The Wind'. Teríamos muito vento contrário ? Só sei que serviu pra colar o refrão na cabeça até o fim da corrida:
Against the wind
We were running against the wind
We were young and strong
But just running against the wind
We were running against the wind
We were young and strong
But just running against the wind
A AndarIlha foi bem representada. Reunimo-nos em frente à igreja São Sebastião no campeche, começamos o alongamento e preparamos a largada. Fabi e Carlos iriam em dupla, O Hélio, Tiago e eu no solo. Pouco antes do início, um individuo etílico aparece e logo puxa papo com a Fabi. Após repetir uma pergunta incompreensível três vezes, larga:
- Ei, em que faculdade você estudou ?
- Na engenharia mecânica, agilmente responde o Queiróz. E aponta para o Hélio. Lá foi o elemento encher os ouvidos do capitão, deixando a Fabi em paz.
Largamos, trilhinha pelas dunas até a praia e seguimos para o campeche em areia firme, morro das pedras e entramos na lagoa do peri. Tem uma transição ali, e logo na entrada da lagoa dois desesperados voltavam a mil por hora. O fiscal diz pra mim, muito animador: "Aí, já são os primeiros, não vai dar". Sim, claro, estou muito preocupado. Ainda mais porque estavam perdidos, acreditavam ter feito 15 Km em 35 minutos e voltavam não sei de onde pra lugar nenhum.
Seguimos margeando a lagoa até o final e saímos pouco antes do trevo da armação, percurso muito melhor que o asfalto da reta do morro das pedras. Lá, outra transição para os transitáveis e segui para a entrada para a costa de cima, que leva até o início do morro do sertão.
Até este ponto fui fiel ao polar, a 158 bpm. Já bem aquecido - graças a Deus o sol ficou com preguiça - comecei a acelerar um pouco. Mas não durou muito, começou a subidinha até o início do sertão, fiz a volta e despenquei. Estou tentando melhorar a descida, então aproveitei pra socar a bota neste trecho. Deu certo, passei um monte de gente, mais do que na subida. Parecia que o povo dessa prova vai muito bem no plano, mas muito mal em desnível. Os normais, claro, porquê os primeiros voaram tudo e quase me atropelaram na descida enquanto eu subia.
Asfalto novamente, volta pra trilha do peri, solzinho tímido. Aí tem sombra, oba. Fui sedento por uma água-de-côco no morro, mas o carrinho não estava lá. Desesperado por algo gelado, entrei num bar e comprei uma pepsi-twist. Fui trotando e tomando aquilo, aí comecei a correr forte, mas não durou. A praia estava fofa e inclinada, me arrastei no final. Fui passado por uns 3 por causa da pepsi, persegui até não conseguir mais e conseguir buscar um deles, um cara da natatorium em estado catatônico. Disse que nunca tinha corrido mais de 12 Km; estava solo.
Chegada com musiquinha, melancia e chuveiro gelado. Muito boa prova. Logo a turma toda chegou.
Fiquei em quarto lugar na categoria. Teria troféu (oh !) até quinto, mas como teve muita gente a organização resolveu botar até quinto na geral e até terceiro na categoria :-)
Distância oficial: 30 Km
Tempo: 2h31min47seg
Ritmo oficial: 5:04/Km
Distância medida no google: 28 Km
Ritmo real: 5:25/Km
Muito boa Rafael!!!! Nessa corrida teve de tudo mesmo..... até individuo etílico.... abs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirler os relatos desse Rafael é um divertimento.. puro prazer, e faz bem aos ânimos.. ri um monte do caso da "pepsi" e da chegada do possível troféu que o cara poderia ter ganho se a organização tivesse frabricado mais, hehe! Muito bom o relato e creio que todos aproveitaram a corrida, apesar dos pesares.
ResponderExcluirCó.