sábado, 28 de dezembro de 2013

Treinos para o Cruce Colúmbia

Sabe que eu não estava dando muita bola pra o Cruce Colúmbia ? Não em termos de viagem, experiência e expedição, mas em termos de preparo. Afinal, depois de alguns praias e trilhas, que mal poderia ter 39 km seguidos de 31 e 33 ? Tipo assim, vou fazer uns treinos depois do Dash e tá bom. Só tem um detalhe que faz toda a diferença: a altimetria.

São uns desníveis todos piores que o Desafrio Urubici, como por exemplo, 1000 m de subida contínua nos 11 primeiros km do primeiro dia, 1250 nos últimos 15 do segundo ou então 1000 m de ganho com 2000m de descida no último dia ! E eu estou subindo mal e descendo pior ainda. O ganho de altitude totalizado nos três dias dá cerca de 4700 m e está me deixando com a pulga atrás da orelha.

Nada que preocupe a conclusão da prova, pelo menos eu acho, pois o ritmo máximo é de 14min/km. Só que no treino da lagoinha do leste semana passada ficou em 10:30 de tempo corrido com as paradas, e no Cruce vai ter paradas ao certo, se não para abastecer ou cruzar rios, descer rampas de neve, para babar e fotografar o visual.

E eu estou tentando inventar uns treinos malucos, como este de hoje no morro do Pagará. Pra sensação de sufoco que foi, a altimetria foi uma ninharia, e sofri pra descer, uma dor nos dois calcanhares na última descida veio sei lá de onde (pode ser do tênis levinho) e depois o ritmo empacou em 5:30. Outro dia fiz o morro da antena em Urubici e em 16 km a altimetria ficou em 450 m de ganho. Ou seja, acho que vou ter que inventar um Desafrio solo ou subir a rio do rastro hehehe. Não tem muito tempo, então não adianta exagerar, o que me leva a focar nos treinos da semana e ver no que vai dar.

Isso foi feito pra pedalar, não correr :-)
Nos fins de semana o arranjo com o Roberto foi botar uma pancada forte nos três dias, com um longo sexta, uma transição completa sábado e uma corrida mais longa ainda em trilha ou terreno bem desnivelado domingo. Essa semana esse esquema furou pois a galera marcou pedal em São bonifácio e não poderia ficar de fora. Assim, fiz o pseudo longo quarta, o progressivo (mais um treino de ritmo) ontem a noite e essa coisa no Pagará hoje. Fiquei quebradinho e ainda falta o pedal amanhã na serra :-).

Acho que semana que vem vou inventar uma volta pelo morro do Bitú em Urubici, por onde desce o Desafrio, deve sair legal. Vamos ver o que mais dá pra inventar, mas o certo é que em treino não vai dar pra chegar nem perto dessa altimetria / distância do Cruce.

E isso é bom ! Há tempos não fazia uma prova tão cheia de variáveis, com tantas dúvidas, equipos, de logística tão complexa e pela primeira vez, no estilo expedição. 5 semanas e contando !!!

8 comentários:

  1. Bicho. Essas altimetrias sao loucas demais. O cristo tem 750m. Ja viu aonde ele fica, ne? Acho q o negocio eh subir e descer. Nao tem jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... é meio impensável... o CCC tem uns 5000 e é nos alpes ! Não dá pra imaginar a UTMB. É isso aí, bora subir, e subir, subir. Quando penso que o Desafrio tem subida que não acaba mais e o terceiro dia do Cruce tem o dobro na metade da distância sinto que alguma coisa vai doer kkkkk

      Excluir
  2. Cara... cada vez mais eu vejo que não deveria ter ficado teu amigo. Kkkkk
    Legal... pelo teu gosto e experiência nas trilhas tenho certeza que vai detonar lá.
    Abraço!
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, mas é isso aí, quanto pior melhor. Ontem também foi treino, acho que vou ter que ir lá correndo agora. Vamo lá ? KKKKKKK.

      Excluir
    2. Preciso subir o morro da Lagoa umas 10x antes para me aclimatar, aí eu vou, sou parceiro. Kkk

      Excluir
    3. Vai subindo então hahahah. Em jan ou fev vai rolar essa road mountain trip heheheh.

      Excluir
  3. Se vcs se meterem a subir a serra me avisem, se eu estiver de folga topo na hora...

    Abraço.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)