terça-feira, 5 de março de 2013

IMB 2013 - Semana 8 - tropeçando

A semana foi muito bem, a coisa já começa a tomar corpo. Pra mim, a coisa fica séria mesmo é quando a rodagem de segunda-feira na corrida passa de 12 km. Pois então, tá em 14 km. Na terça, tradicional natação no lugar do almoço e treino no rolo a noite, muito bem feito com sangue nozóios.

Quarta teve o longo de corrida muito bom. Temperatura boa, ritmo fluindo, etc. Tudo já postado e então o pacote, me estabaquei no concreto e esfolei bem várias partes. Isso estragaria os treinos, mas não na preparação para o Ironman. Na quinta só pedalei pois nadar seria muito ruim, derreteria as melecas todas.

Sexta feira eu fiz o melhor intervalado que me lembro. Não sei se em resultado, mas em percepção. Não é possível dizer que é fácil, mas pra um intervalado de 15x400 foi relativamente tranquilo. É impressionante como estes treinos dão resultado rápido. 3 ou 4 semanas e já é visível. O treinador pedia constância nos tiros, variação máxima de 2 seg para mais ou menos. Vejam só o que saiu aqui.

Sábado não teve treino nenhum, só muito trabalho braçal. Não sei o que cansou mais, mas fiquei relativamente moído no sábado a noite. Programei o despertador para às seis de domingo.

Acordei sozinho e descansado no domingo, não sei como. Saí pra pedalar 130 km, mas o posto de gasolina onde eu precisava comprar água só abria as 7, cheguei 6:45. Enrolei e saí 7:10. O percurso deste treino foi a SC-439 em Urubici. É uma estrada excelente que vai até os pés da serra do corvo branco, passando pela entrada do morro da igreja. Asfalto totalmente novo e acostamento perfeito. Mas é tão pouco carro, que pedalei bastante na pista. Certamente passaram-se blocos de 10 min sem nenhum.

O circuito tem 20 km de ida, então fiz 3 voltas completas e só. Não fui pra 130 km pois o tempo estava curto. É um falso plano enganador. A ida é em leve subida, ganho absoluto de 100 m e a volta era contra o vento nordeste. Isso tudo 3 vezes. Mas foi um treino muito bom, nível de esforço razoável e dois morrinhos azedos no caminho. 3 vezes em cada perna. Bom, o treino está aqui. Depois fui correr 6 km, 1,5 em asfalto e 1,5 em estrada de terra e volta. Que maravilha correr na terra assim depois do pedal. Uma vez vi um vídeo do Craig Alexander onde ele pedalava 180 km e depois fazia 10 tiros de 1 milha numa estrada de terra batida... achei muito legal :-).

No meio do percurso o Adriano fez umas fotos, dá pra ver a tranquilidade da estrada... Dá pra fazer treinos mais longos, mas é preciso paciência. Nada que se compare a rodar 180 km no percurso de 9 na SC-401, mas mesmo assim é preciso um pouco de desprendimento :-).

Buenas, lá se foi fevereiro. Bons treinos com parciais de 172 km de corrida e 870 na bike. Natação no mar foram só 3 vezes, preciso dar um jeito nisso a partir de março. Acho que não estou nadando como nos outros anos, tem que corrigir isto já. Inté.

SC-439
Indo
Zoom poderoso
Enfiar os pés na água gelada depois da corrida não tem preço !

6 comentários:

  1. Putz que estrada legal Pina... deve ser muito bom pedalar por essas bandas.
    Tá marcando 33 graus no teu treino de corrida depois do longo de bike. Depois tu vem falar dos meus ao meio-dia. Tá de brincadeira né? :-)
    Eu vi esse vídeo do Craig Alexander também, muito legal o treino do cara. E a banheira de gelo que ele vai no final também parece ser boa. :-P
    Dos tiros de 400m nem vou falar nada. :-)
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei de onde o garminconnect tira isso, mas não tava 30 nem a pau. Calor pela hora, mas bem menos. E cedo não era 20, passei frio nos pés pedalei metade de manguito e todo o tempo com uma regata dry por baixo.

      A estrada é show !
      Pois é, a banheira virou o rio gelado nos pés hahaha.

      Excluir
  2. A SC é a 370 e a segunda foto tá voltando e não indo... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, bem que tu tinhas dito que mudou o nome. Mas é que no mapa ainda aparece o velho.

      A ida é em relação ao fotógrafo hahahahaha.

      Valeu as fotos ! E da próxima vê se pega a bike.

      Excluir
  3. parte boa, essa de mergulhar os pés na água gelada! principalmente se a gente estiver curtindo o gostinho bom de ter completado um treino bem puxado!

    uma das coisa que acho mais difíceis nos intervalados é manter o ritmo sob controle... a outra coisa é aguentar correr sentindo que vou morrer antes de completar os primeiros 50m :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantém o ritmo, começa mais devagar e vai apertando hehehe.. Pra 1 km, tenta usar uns 10 a 15 seg mais lento que uma prova de 10 km... Abraço

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)