Como sempre a corrida foi a melhor parcial relativa e 'puxa' o ranking total. Os sentimentos que tive das parciais deste ano se confirmaram. Com 4 min a menos na bike o pedal foi mais fraco relativamente a 2011 em 8 posições, mas ainda assim o ranking total subiu 111 posições. O que provavelmente se explica pela corrida, que embora cerca de 3 minutos mais rápida do que no ano passado, produziu também 111 posições de evolução na modalidade. A natação teve a melhor melhora absoluta em posições, 239, mesmo tendo sido apenas 2 min mais rápida do que no ano anterior.
Outra mostra de como tudo é realmente relativo, em 2010 a natação foi 9 min mais rápida do que em 2009 mas isto se traduziu numa piora de 79 posições na modalidade ! Ou seja, o mar estava mais fácil pra todos e o tempo puro da natação não diz nada se analisado de forma isolada ao sair da água.
Ao que parece estes números confirmam o que se tinha observado empiricamente este ano - a bike foi muito forte mas a corrida teve tempos médios mais altos no geral (por exemplo, só uma sub-3h). E o dia estava perfeito, quase nada de vento exceto no final. O calor apesar de maior que nos outros anos também não foi nada de anormal. O que explica isto ?
A evolução em barras, na vertical o ranking |
Agora em linha. Em 2012 a natação teve a melhor melhora relativa de tudo e sempre, o que confirmou a impressão empírica. |
Muito legal a análise Rafael.
ResponderExcluirParabéns pelo desempenho.
Darwin estava certo, a evolução exite hehe
Grande abraço