sábado, 28 de agosto de 2010

Livro Nascido para Correr


Terminei de ler ontem. O livro é um pouco prolixo demais, a tradução é ruim principalmente nos números, mas o enredo é muito bom e envolvente. Pelo menos não traduziram os apelidos dos personagens. Muito interessante, descreve as incríveis habilidades de corrida do dos Tarahumara, tribo de índios corredores do México.

O livro acabou criando todo esse buzz ao redor da corrida descalça, por descrever a forma como os Tarahumara correm longas distâncias calçando apenas sandálias de couro sem nunca adquir lesões. Tem personagens reais muito curiosos e relata também a teoria do 'homem corredor', segundo a qual a humanidade evoluiu como foi porquê conseguia correr por longas distâncias. Trás ao final uma ultra maratona onde os Tarahumara enfrentam alguns ultracorredores famosos dos EUA, como Scott Jurek, numa prova selvagem por dentro dos canions dos índios mexicanos.

Eu venho observando algumas mudanças na minha forma de correr, e curiosamente tenho tentado instintivamente correr de umas das maneiras descritas no livro, passos curtos e rápidos, com as pernas sempre abaixo do corpo, nunca lá na frente. Isso faz com que o pé aterrise chapado no chão, e não no calcanhar.

O livro diz que as maiores lesões são decorrentes do desuso da musculatura e tendões dos pés, verdadeiros amortecedores naturais, em função dos tênis mega-ultra amortecidos modernos. Os fabricantes de tênis devem ter adorado o livro, que diz que quanto mais caro pior é o tênis, e quanto mais velho, melhor ;-). Só que não consigo imaginar correr descalço nem na areia da praia, quanto mais ultras de 100 milhas, ou maratonas no asfalto. Mas que dá vontade de tentar, dá.

Aqui um vídeo que achei sobre a prova no México:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)