domingo, 7 de setembro de 2008

Meia-maratona Acorjs de São José

Ontem tivemos a meia de São José, organizada pela Acorjs. Como sempre, informações erradas no instante da largada e erro na medição não tiram o brilho dessas corridas, muito interessantes do ponto de vista do custo-benefício.

21 Km as 15:30 não era algo muio comum, normalmente sempre acho que correr a tarde é pior, mas desta vez seria diferente. Chegamos para a incrição meia hora antes, encontramos o Thiago e a Taty e fomos aquecer.

Largamos com 10 minutos de atraso em direção à Itaguaçu, fazendo a volta na rotatória e indo até o início da praia das Palmeiras, para então voltar tudo até a beira-mar de São José em direção ao centro histórico, praia comprida, ponta de baixo e ponte do imaruim e então fazer tudo ao contrário para fechar a prova.

Virei os 3 Km em exatos 12 minutos e subi o morro para itaguaçu passando todo mundo, mas aí já estourei o batimento a 182. Voltei mais calmo e hidratado após a primeira água. Haveria outra no km 8,5, mas não teve. Aliás, lá também seria a troca da dupla. Porque não fizeram meio-a-meio pra cada um ?

Aí tinha água no 10, empurrei um gel e segui meio entupido, tinha comido um club-social pouco antes de largar. Sempre esgoelado fui indo e passando um povo, mas uns da dupla me passaram. Aí entramos na ponta de baixo, belos visuais do Cambirela, quem diria que aquele sábado amanhecido com chuva viraria aquele solão... faltaram óculos escuros.

Achei estranho não ver gente voltado e me lembrei que havia um balão lá no final, voltaríamos até a entrada da ponta de baixo por outro caminho. Muitos morrinhos neste trecho, sempre passava uns na subida mas já sentia as pernas.

No Km 15 medi o tempo e vi que dava pra quebrar o meu melhor tempo. Soquei a bota o que restava, tomei outro powergel e quase devolvi o ardido. Aí foi voltar para a beira-mar e tentar acelerar. Comecei a desconfiar da distância.

Cheguei muito tranquilo, alonguei um pouco e comi frutas. Aí chegou a Taty colada em outra menina, logo o Hélio e aí o Thiago, todos muito bem. O percurso estava muito bem abastecido de água, às vezes tinha um posto a 1 Km do outro. Num deles dois guris distribuíam a água. Um me esqueceu e levou uma bronca do outro: 'vai correr atrás dele !'. E lá veio o gurizinho correndo pra me entregar o copinho dágua, muito legal.

Valeu como 'treino de luxo', como dizem nas revistas: usar provas como preparação para outras maiores. Fechei em 1h31min52seg. Se considerar 21 Km exatos isso dá um ritmo de 4min25seg/Km. Se considerar o que a Taty disse que faltavam 400 metros, dá 4min27seg/Km, de qualquer forma, meu novo recorde pessoal na distância. Dada a quantidade de morros, a FC média foi bem alta, 170 bpm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)