quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Primeira Lei de Newton

Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.


Ou dito em bom português, a primeira lei de Newton: Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento.


O pai da ciência moderna deve ter entendido também um pouco de esportes (ao menos, arremesso de maçã). A primeira lei parece aplicar-se exatamente ao processo de manter-se treinando ou então ficar tropeçando ou parado. Quando você está treinando aquilo vira uma coisa contínua, e todo o foco está alinhado para manter a coisa. Já quando não se está (pelo menos, direito), qualquer coisa é desculpa pra continuar não estando.


Esses dias fiquei desesperado em ver o estado lastimável em que a minha corrida se encontra. Até saiu um tempinho bom no GP Inverno, mas foi excessão. Ontem o treino de 18 km foi tão ruim que lembrei de uma segunda-feira pré-iron onde 18 km era a rodagem. Fui conferir e o ritmo tinha sido melhor do que o de ontem, que era pra ser um longo em pace de maratona. Claro que sei que isso é uma coisa temporária, afinal já aconteceu nos anos anteriores. Mas não deixa de ser impressionante: parece difícil acreditar que há dois meses e pouco o ritmo era tão diferente.


O legal é que logo que engrena a tendência é continuar assim. Estou conseguindo treinar direto desde a quarta passada e depois de 2 natações horríveis hoje saiu uma bela série de 8x100 mts que foi surpreendente. Isso foi depois de um pedal pra lá de gelado de 40 km alternando moderado e forte - acabado como fiquei achei que iria afundar na piscina, fui mais mesmo para degelar o pé e o nariz.


Ou seja, a inércia é uma coisa boa ou ruim, dependendo da situação. É difícil parar de treinar, mas é fácil não voltar direito ou demorar a voltar. Tô voltando ;-)

3 comentários:

  1. Tem que dar um descanso pra máquina, não?

    ABS !!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Rafael. Vou te falar que me identifiquei muito com o seu post, mas no meu caso, a lei que melhor se aplica é a segunda de Newton!
    Abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o paralelo com a física! Muito bom. Mas corpo é assim mesmo. Um dia ele responde bem e no outro nem tanto. O importante é conhecê-lo e ter um treino periodizado, lógico.
    Boa sorte nos treinos.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)