domingo, 3 de julho de 2011

Livro Devoção - Dick Hoyt

Essa semana de chuva e frio foi a pedida pra ler o livro Devoção, de Dick Hoyt. Mais conhecidos como Team Hoyt, o pai que corre e faz triathlon com o filho tetraplégico, eles correm há mais de 30 anos mundo afora, primeiro como lazer, depois competitivamente e então para levantar a bandeira em prol dos deficientes físicos.

Já conhecia superficialmente a história, mas o que sempre aparece é a participação deles no Ironman do Hawaii. O livro é uma espécie de biografia dupla de pai e filho, contando toda a história e detalhes das dificuldades e desafios em criar uma criança naquelas condições 40 anos atrás, batalhando contra preconceitos e restrições existentes à época. Só que o que obviamente se destaca é a carreira atlética da dupla, um prodígio. Fizeram 28 vezes a maratona de Boston, 4 tentativas em Kona com dois finishers, vários triathlons ao redor do mundo, milhares de corridas. Depois de terem feito o Ironman, resolveram que ainda poderia ficar melhor, e fizeram uma viagem de bike e corrida de costa a costa dos EUA.

O livro tem alguns problemas de tradução, comuns em primeiras edições no Brasil. Troca milha por km, erra valores em ordem de grandeza, mas as minhas dúvidas se dissiparam quando li que eles se qualificaram para a maratona de Boston. O mais absurdo é que fizeram isso pelo age group do filho, na época com 21 anos, correndo em 2h45min - um cara empurrando uma cadeira de rodas !!!!!

(A maratona de Boston é uma das poucas do mundo que exige qualificação. Você tem que correr até determinado tempo, definido pela faixa etária, de cinco em cinco anos. A minha, por exemplo, exige que eu corra abaixo de 3h15 para ter o direito de correr na mais antiga das maratonas da era moderna).

O livro é fantástico, um chute na bunda que todos nós temos que levar de vez em quando. Sem dúvida, serve pra quem faz Ironman e pra quem é sedentário. Torna mais incrível ainda o que os nossos Arthur e Chiquinho fizeram esse ano no Ironmna Brasil. O vídeo no link acima é simplesmente sensacional.

3 comentários:

  1. Nossa seria uma coincidência??? cara comprei este livro hoje....nosssaaaaaa.....

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas conheci a hitória do Team Hoyt e fiquei impressionado com ela. Com certeza ela dá muita força para muita gente.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)