domingo, 26 de setembro de 2010

Exemplo para os pequenos

É incrível o quanto somos exemplo para as crianças. Ontem depois do treino ainda conversava sobre isto. Criança só precisa ter alguém pra copiar. Não precisa falar, basta agir e os pequenos vão no mesmo ritmo. Os miúdos são sempre os mais empolgados em qualquer corrida, nos acompanham quando vêem passar, gritam, correm atrás.

Com a Laís foi a natação, nadamos juntos por alguns anos, ela sempre conseguia me deixar pra trás nas pernadas. Fez muitas provas de natação e uma maratoninha, escalou e mergulhou muito comigo. Depois de muito tempo cansou da natação e se encheu de compromissos do segundo grau, mas uma hora dessas ainda retorna à ativa, espero ;-). Já com o Arthur eu estou mais maníaco do que antes, é impressionante vê-lo copiando comportamentos que a gente nunca fez questão de reforçar nele. Ontem estava na sacada correndo de um lado pro outro, de tênis e boné da track and field na cabeça. Perguntei o que estava fazendo e ele respondeu: " eu tô treinando, papai ". Interessante também como é natural correr pra crianças, ele praticamente não anda na escola, só corre de um lado pro outro.

Ele já tem camisetas do desafrio e moleton do ironman e ganha todos os bonés de corridas, e sempre que vai com eles pra escola diz pros amiguinhos que são do papai correr. Sempre que eu vou mexer na bike ele vai atrás com a dele e põe de cabeça pra baixo e então começa a mexer também. Ontem foi o mais engraçado, fui guardar umas tralhas e ele foi junto. Quando viu a MTB sem a cadeirinha dele passear, perguntou: " papai, essa aqui agora também é de treinar ? Não é só a outra de ironman ? "

Hoje garoou desde cedo, então não fui treinar. Quando ele acordou já veio dizendo que queria pedalar. Uma hora a chuva parou e o chão secou, então fomos na minha bike. Segui até o final da beira-mar de SJ e aí começou a chover de novo e ventar bem de leve, primeira chuva na bike do pequeno. De capacete, boné e jaqueta ele não sentiu frio, mas ficou com as mãos e as bochechas geladas. Quando chegamos em casa, disse primeiro do que eu: " mamãaaaee, a gente cansou muito, vamos tomar banho porque eu tô gelado! ".

Tudo isso me deixa muito feliz !

6 comentários:

  1. Legal esse seu post Rafael. Também tenho uma filha pequena e me preocupo em dar o exemplo. Fico feliz quando ela me vê bestido para treinar e pergunta se eu vou correr, ou então, quando faz algum comentário sobre a "bicicleta do papai"...e ela só tem 2 anos.

    Muito legal. Estou te seguindo também.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Temos um ditado que diz " de pequenino se torce o pepino", incutir hábitos de prática desportiva é o melhor seguro de saúde que podemos lhes podemos dar.

    ResponderExcluir
  3. Descobrir porque está correndo 10 km abaixo de 40 min, com uma torcida desta até eu :P.Quero ver alguém segurar esse "Artur maulco!"

    ResponderExcluir
  4. Nada como o exemplo.
    O fazer é muito mais importante do que o falar. É impressionante.
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. São esses posts que fazem valer a pena ter e ver os blogs.

    Que exemplo que tais dando a ele, o orgulho é mutuo.

    Parabéns Pina.

    Abração

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)