quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Processamento de dados - garminconnect, strava e stravaplus

Pra uma mente analítica e descontrolada por treinos, essas modernas ferramentas web de tratamento dos dados são um prato cheio. Agora com o garmin 920 tem ainda mais tralha pra analisar (na corrida agora é pace, fc, cadência, oscilação vertical, contato com o solo, sem os óbvios tempo e distância). Breve haverão dados em watts também.

Mastigar esses dados em planilhas é divertido, mas nada é mais interessante do que explorar um pouco essas ferramentas que evoluem a cada dia. O garminconnect demorou mas parece que está com uma solução de segmentos estável.

Consegui ver por exemplo que no percurso do treino dos sábados na bike, tive uma evolução legal nos últimos tempos, coisa que ainda estou procurando entender a causa. Só por ser neurótico mesmo, por que está muito bom !

Leaderboard de mim mesmo


Como qualquer ferramenta, serve pra coisas boas e não tão boas. As não tão boas são as palhaçadas de sacanear os dados (andar de moto com o garmin em bike, 'esquecer de desligar' e sair de carro em modo corrida), usar ferramentas web para 'turbinar' os treinos e competição descontrolada.

Já as boas são muitas. Competição saudável com os amigos, encontrar rotas e principalmente comparar os próprios resultados sem ter que ficar planilhando tudo são as principais. E essas soluções de segmentos permitem exatamente isso.

No strava por exemplo, você pode ver graficamente a evolução em um determinado percurso. Esse começo de temporada pro ironman tem tido uns treinos com estruturas semelhantes na semana, e fazendo no mesmo percurso quando vi tinha uma relação de resultados bem legal pra brincar. Por exemplo, descobri que as corridas de 18 km estão as mas rápidas desde que comecei a prestar atenção na cadência. Os batimentos ficam bem na Z2 nesses treinos. Ou seja, está havendo evolução.

Corridas no mesmo percurso e a evolução

É bem mais fácil ver isso dessa forma do que olhando uma lista de treinos misturados no garminconnect e tentando comparar só um com outro. Dessa maneira compara tudo com tudo, bem legal.


Na bike idem, agora com segmentos nos dois aplicativos. E outro dia descobri um 'turbo' pro strava, um plugin pra chrome chamado stravaplus, um negócio que expande as features do strava (parece que algumas são iguais as que tem na versão paga). Fica 'infiltrado' dentro da página do strava, e parece que não é autorizado pelo strava. Não entendi como é feito ;-).

Mas é bacana. Funciona pra ciclismo por enquanto e mostra uns histogramas bem interessantes da distribuição do esforço, ritmos, etc.

Ou seja, tem coisa pra caramba pra fazer além de trabalhar, cuidar da vida, treinar, postar. Você também pode perder um tempão analisando os dados produzidos nos treinos ;-D. Enjoy.

O strava plus, muito bem bolado

2 comentários:

  1. Muito legal olhar esses números. Ando invejando um 920xt mas com tudo que tenho comprado não tem a menor chance. Kkkk
    Gostei desse plugin aí... vou instalar para ver.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só parar de comprar essas coisas superfulas, comida, roupas, gasolina, e gastar tudo no triathlon KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Abraço !

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)