sexta-feira, 3 de junho de 2011

Conclusões pós-ironman

Depois de um período de tanta correria, ficar assim uma semana de molho, quase sem ter 'nada pra fazer' é uma maravilha ;-). Mas ontem bateu vontade de esticar e fui nadar. Só 35 min, sei lá que distância, apenas para movimentar o esqueleto. Vamos a algumas conclusões pessoais depois da prova, que se servirem pra alguma coisa pra mais alguém ou se causar discussão, já vale escrever:

Na natação não adianta treinar e navegar errado. Aumentei o tempo em só 2 min, aparentemente o ano passado estava mais curto, mas mesmo assim foi uma bobeira que custou energia. Tem que orientar direito e o tempo todo. Bastaram umas poucas braçadas sem olhar pra frente e perdi o grupo e fui parar em cima das pedras na saída no P12. Acho que também aquele gel no meio do percurso ajuda, não a natação, mas a sair mais tranquilo para a bike.

Dada a grande probabilidade de vento por aqui, e sabendo que ele normalmente acorda mais tarde, a conclusão é que tenho sim que forçar mais no início da bike. Primeiro, para pegar o mínimo de vento forte possível, segundo para poder reduzir um pouco no final para preparar para a corrida. Sempre fiquei preocupado em não decair a média ou o esforço, mas acho que isso acaba sendo natural. Acabei gostando do resultado, apesar do ventão e da penalidade sacana, reduzi 10 minutos do ano passado, onde diz a lenda o percurso estava mais curto e o vento bonzinho.

Já na corrida, o foco é muito necessário. É fácil demais desconcentrar e acabar relaxando, vendo tanta gente, amigos, familiares e empolgados em geral. Também é fácil quebrar o ritmo com os postos de alimentação e hidratação. Tem demais, e a não ser por alguma condição especial, abastecer em todos eles é desnecessário. Uma coisa que me quebrou um pouco desta vez foi o psicológico, tomar aquela penalidade me avacalhou a concentração. Acho que demorei a voltar ao normal. O Aracajú me disse que eu parecia 'deprimido' ;-) no final da primeira volta da corrida. O ritmo realmente foi menor do que o esperado, mas o legal é que consegui voltar e melhorar o pace médio dos últimos 10 km em relação à segunda volta, o que é muito bom. E também tem a questão do ritmo: nunca consegui fazer uma maratona 'negativando', e no iron nunca tentei. É ir pra cima e tentar ao máximo manter o ritmo no final, que vai cair sempre. A menos, claro, dos dois últimos km naquele corredor humano sensacional, onde uma energia oculta emerge das profundezas do ser e passamos o último km sempre melhor que os anteriores. Resultou num tempo pouco melhor que o ano passado, e aqui acho que poderia ter reduzido bem mais. Será que suguei muito na bike ? Acho que não...

Sobre a alimentação, deu tudo certo: só gel, água, glicodry, 2 bisnaguihas e cocacola, além de gatorade. Não tive qualquer problema estomacal, mas realmente é difícil comer gel no terço final da maratona, aí só o líquido preto salva.

O pós prova foi algo estranho. Praticamente zerado de dores musculares. Nos outros irons e em provas mais curtas sempre ficava mais dolorido. Só usei meia de compressão segunda a tarde. Será que era pra ter forçado mais ? Ou terminar inteiro é bom :-) ? Uma coisa que fiz diferente foi usar accelerade e accel gel na prova. Como tem parte de proteína, será que isso é o efeito anunciado de reduzir o dano no tecido muscular ? Seja lá o que for, tá definida a alimentação de provas longas daqui pra frente !

O que aprendi ? Coisa pra caramba, não só na prova mas neste processo todo que é treinar para mais um iron. Mas como tudo que tem um lado bom tem outro melhor ainda, aprendi que posso melhorar e muito, sempre. Pode vir em mim, 2012 ;-).

Foto do André Diogo Moecke

2 comentários:

  1. Grande Rafa,

    Boa prova. 10:33 é "elite de amador"!
    Também senti necessidade de uma navegação melhor, mas sempre algo complica na prova, senão não é Iron.
    Vamos ver se consigo me inscrver hoje na madruga: vai ser selvagem.
    Abração!

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Após as conclusões....a inscrição para 2012...já esta feita?
    Porque esse negócio vicia....rsrsrsr


    http://podecorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)