segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corrida de aventura do Sesi - curtinha mas divertida

Foto do Fernando Varela

Outra prova de que tamanho não é documento foi esta competição. Juntamos 3 equipes da Dígitro (eu achava que eram duas até sexta-feira) e fomos participar da 7a corrida de aventura do Sesi junto com outros 31 times. A prova largou da praia dos açores as 9 da manhã depois de uma plotagem acelerada dos 18 (!) PCs.

Tinha PC demais, de início não entendi aquilo mas no primeiro já saquei. Como era curta (largou dos açores e chegou na lagoa do peri), os PCs ficavam bem escondidos e aí estava o truque para não transformar a prova em simples questão de performance. O PC1 ficava 800 mts depois da largada, no meio das duninhas da restinga dos açores. Bem enfiado no meio dos arbustos, todos perderam um tempinho pra achar. Aí o PC2 era mais um pouco à frente antes do pântano do sul, também numa caverna arbórea. Depois dois PCs virtuais e a trilha da lagoinha do leste para começar (esta praia feia que tem aí na foto do blog). Entramos na trilha e logo fomos passando umas equipes e já não víamos mais a equipe do Dariva/Aracajú/Tiago/Alex, só a outra da Dígitro, composta pelo povo do Rodrigo.

Um PC deveria ser entre o mirante e a trilha da ponta da felicidade e nós chegamos lá bem na frente, embolados com outra equipe. Fui subir no mirante e vinha um descendo dizendo que não era alí, aí sem pensar muito concordei (coisa que não se faz) com o outro navegador e segui até a bifurcação, quando concluímos que tinha que ser lá no mirante mesmo. Voltei com o Vilson correndo e a Beth e o Cristiano vieram caminhando, batemos no mirante e seguimos mais uns 10 metros e lá estava o fiscal escondido. Nessa hora chegaram trocentas pessoas tentando acessar o PC numa trilhinha minúsculas. Saímos dalí o mais rápido possível e tocamos pra praia. Na descida, alguém de outra equipe se deu mal - cabeceou uma árvore e estava todo ensanguentado - mas não precisavam de ajuda.

Na praia outra busca pelo PC6, bem escondido nas trilhinhas do canto direito. Ali embolaram muitas equipes e todas as 3 Dígitro se acharam de novo. PC assinado fomos pra ponta norte, mas antes passamos no PC7 no meio da lagoa, que foi atravessada para anotar o PC. Lá o Dariva se foi pela margem oposta e nós voltamos para a margem leste, rapidamente alcançando o final da lagoa já próximo ao mar. Alí o PC 8 deveria estar. Corri um pouco, fucei e achei o PC em primeiro lugar. Empolgadão, vi o Vilson vindo e já assinei, aí chegou a tractebel e outra equipe também. Voltei feliz e já quase entrando na trilha pro matadeiro o Fred grita lá de longe que a fiscal tinha feito uma observação sobre a equipe não estar completa. Meio joão-sem-braço-com-consiência-pesada eu já tinha pensado nisso, aí reuni a equipe e fomos lá de novo e arrumamos tudo.

Rumamos pro matadeiro em 7o ou 8o mas logo o Dariva chegou e nos passou com o Tiago dizendo que estava 'sobrando', aí nós passamos a equipe do Rodrigo e seguimos atrás das outras. Quase chegando na praia alguém de outra equipe falou algo sobre 'deixar passar' a moça que vinha na nossa equipe (ela era a única entre as primeiras equipes). Bastou pra Beth ligar o Nitro e sair feito louca passando os caras, corremos atrás e juntamos na tractebel novamente, logo o cara se arrependeu :-). Quando pisamos na areia vi a primeira equipe lá no final da praia, era o Aracajú navegando rumo ao PC 10. Chegamos no rio do matadeiro e o irmão do Bona estava lá com gatorade, o que muito nos ajudou, pois eu estava entalado com biscoitos e a Beth com um pouco de câimbras, além do Cristiano estar com o tanque já meio vazio. Tocamos rápido até a ponta do matadeiro, assinamos o PC embolados com a tractebel e fomos em perseguição aos líderes.

Chegamos a subir pra estrada da armação, mas na frente da igreja o Fred notou um ponto na planilha que proibia estrada (mas era na linha do PC2), na dúvida resolvemos ir pela água (não tinha praia). Aí quando a areia reapareceu vimos o Tiago lá ao longe entrando à esquerda. Não tive dúvidas em seguir o nativo, mas quando vi que iria pela estrada até o peri, voltamos pra praia (mesmo assim ainda achei que ele sabia de uma trilha no meio da restinga).

Nos conformamos ao arrasto até o morro das pedras, no pior trecho de areias pra correr da ilha inteirinha. Eu puxei com o máximo de cuidado pra não quebrar ninguém e chegamos um pouco à frente da tractebel, 3 minutos atrás dos líderes.

Na sede do parque, o trecho de MTB foi uma piada: uns 700 metros dando a volta no estacionamento. E só. É, só isso, e eu ainda levei a minha bike - lá tinham várias da organização. Neste ponto rachamos as equipes em duas, uma dupla ia pro caiaque e outra ia correr, rapelar e fazer arvorismo indoor.

Foram-se a Beth e o Vilson pra usar os braços e segui com o Cristiano pra achar o PC 15 para rapel. A coisa embolou muito na sede do parque, tinham 6 PCs num raio de 100 metros, não há instrumento de corrida de aventura que tenha uma precisão assim (eu deveria ter levado lapiseira 0.3mm). O 15 era distante, então até lá foi fácil, mas usei a bússola (pois não lembrava do monte de bifurcação que o Tiago sempre pegava nos treinos).

Achamos a torre de observação e o Dariva e Tiago estavam a equipar, com a dupla da tractebel logo atrás. Todos rapelados, subimos e o Cris esqueceu o capacete lá embaixo - teve que descer e subir :-). Fui rapelar rápido, só dei dois pulos, mas no segundo bati com a perna na estrutura da torre, nada grave. Reagrupamos embaixo e voltamos o mais rápido possível, em 3o. Perdi a bússola. Fiquei puto, lá se foi minha suunto novinha em folha.

Sede do parque de novo, veio a dupla terrestre da tractebel dizendo que não achou o PC. O meu estava mal plotado, eu não sabia mais se era igual ao 18 ou ao 14, era um borrão só. Fomos indo mais um pouco e logo voltavam o Dariva e Tiago perdidos, agrupamos e fomos caçar o arvorismo, obviamente procurando entre as árvores. Descobrimos o circuito dentro do prédio-sede, uma estrutura de uns 3 andares oca no meio. Lá montaram uns quatro percursinhos e lá fomos nós equipar de novo, briga de equipes Dígitro-AndarIlha :-).

Terminamos e fomos pro PC 17, atividade cognitiva. Lá tinha um quebra-cabeça pra montar. Pronto, ferrou - odeio isso. O Cristiano começou, o Dariva e Tiago já estavam lá com o Aracajú. Quando a Beth e o Vilson chegaram dizendo que adoravam quebra-cabeças, o fiscal interrompeu dizendo que a dupla que começa termina sozinha. Depois alguém viu a instrução, discutiu e outro fiscal disse que era atividade da equipe. Juntamos as equipes inteiras a montar o puzzle.

A maior adrenalina da corrida foi ali, uma equipe olhando pra mesa da outra, até que o Dariva berrou que tava pronto e se mandaram. Mais 5 segundos nós acabamos e saímos feito loucos atrás deles. Eram uns 80 metros até o pórtico, nem sei se valia correr ali, mas quando alguém me viu correndo babando gritou pro Aracajú correr e todos os oito saíram em disparada. A equipe do Tiago/Dariva/Aracajú/Alex chegou na frente e a nossa em segundo. Não vimos onde foi parar a tractebel.

Depois vimos que a equipe do Bona chegou em 4o lugar. Fechamos 3 dos 5 primeiros com as três equipes inscritas, um fenômeno ! Corridinha divertida, todos curtiram. Ficamos lá na mesa de frutas a conversar e consertar as avarias e então dispersamos. O Thiago apareceu com uma bússola na mão - era a minha achada no meio da trilha !!!!

Faltam fotos do Varela e resultados oficiais.

----
Pós-fatos: tempos contados, pcs virtuais verificados, penalidades aplicadas: nossa equipe ficou em primeira - Beth, Cristiano, Vilson e eu. A tractebel teve uma penalidade. A equipe do Dariva, Tiago, Aracajú e Alex ficou em segundo depois da penalização pela estrada com a Eletrosul em terceiro e quinto lugar. Em 4o mesmo com uma penalidade que não sabem a causa, ficou a outra equipe Dígitro com o Bona, Mário, Rodrigo e Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)