segunda-feira, 9 de setembro de 2013

GP Cross de Triathlon - etapa Taquaras

Ok, já sabem no que deu a prova :-)

Uma prova inédita, onde eu não tinha a menor ideia do que esperar em termos de tempo e resultado. Não conhecia o lugar nem o percurso, e ainda fui direto pra largada sem assistir o congresso técnico no dia anterior. Tudo pra dar errado ? Não, tudo pra ser diferente, estimulante e divertido.

Muito legal entrar numa prova sem saber nada. Alinhando pra largada fui descobrir pra que lado seria a corrida e ali vi ao longe o morro que enfrentaríamos na bike. Bom demais ! O Cross Triathlon de Taquaras, primeira etapa do circuito catarinense, rolou neste domingo na praia em Camboriú. Distâncias mais ou menos de sprint e percurso em trilhas totalmente desprovido de partes planas. Um dia de sol e calor relativo, vento nordeste forte e um monte de doidos juntos.

Saí de Floripa junto com o Luiz e chegamos tranquilos ao local da largada às 6:40, arrumei as tralhas e peguei os kits com o Charles. Deixei a bike na transição e descobri como invadir o banheiro do hotel em frente sem ser detectado, que se mostrou bem melhor que o químico para os preparativos pré-largada.

A largada foi em 'downhill' para o mar, dada a inclinação que era a areia da praia. O mar é daqueles que 'encaixota' na beirada, de forma que aos primeiros passos todo mundo já caia de cara na água. Pauleira típica até a primeira boia, um cubo inflado branco de 2 ou 3 metros de altura, um marco perfeito para sinalizar natação. Depois o ritmo normalizou e saí da água nadando até raspar a barriga na areia com 13:21 e 780m no GPS. Fiz a transição um pouco lerda, pois me enrolei pra tirar a roupa de borracha e pra por a sapatilha (nunca tentei calçar a sapatilha de mountainbike pedalando, então não seria ali a primeira vez).

T1 atrapalhada
Saí pro pedal no trecho de 1,3 km que nos levou subindo até o começo da estrada de terra que subia mais ainda, e depois fazia uma curva pra então subir bastante, e aí ficava num plano curto e despencava pro outro lado. Essa descida era bem técnica, cheia de pedras grandes e valetas de água, mas uma curva bem fechada era fatal. Vi vários acidentes ali, uns 2 ou 3 esborrachados em cada volta. Não tem jeito, em prova técnica, a velocidade não justifica um estabaco, ainda mais naquelas condições. Depois vinha um trecho plano de terra e um pedaço de asfalto de novo, passando ao lado da barra sul e debaixo do bondinho, para então pegar mais subida e chegar na terra de novo, abrindo a segunda volta.


Durante uma subida mais azeda fiquei pensando que eu achava sprint uma prova esgoelada. Continuo achando, mas agora tem que ser cross. Coração na boca o tempo todo, fiz o pedal com fcmédia de 164, que é o meu limiar. Durante a primeira volta eu pensei em onde é que poderia comer o gel que tinha trazido. Não vi muita oportunidade, ou era grudado no guidão na descida ou subida, consegui no pequeno topo na estrada de terra e foi só ali.

Após de terminar a parte de terra pela segunda vez segui para a transição junto com um outro atleta que eu viria a conhecer depois, conversando sobre que louco o povo estava pra descer daquele jeito e se arrebentar todo numa prova tão curta.

Antes de chegar na terra
A T2 saiu bem rápida e me mandei pra corrida na praia de areias movediças. Lá comecei a passar gente, aí passei mais alguns na primeira trilhinha e então saímos no asfalto, uma rampa deveras inclinada onde andando rápido passei mais um que 'corria'. Aí entramos na melhor parte da trilha, já bem técnica, que descia até o outro lado do morro, no costão na beira do mar. Lá estavam dois staffs anotando o número, e na falta de um cone dei a volta neles e me mandei de volta pelo mesmo caminho. Um vai e vem danado de gente num singletrack bem legal e bom pra dar uma colisão. Infelizmente a trilha acabou rápido e veio a piramba asfaltada até a trilhinha, quando eu ouvi passos se aproximando rápido. Um atleta me passou mas não abriu, fiquei a espreita e no começo da trilha já passei de volta e forcei pra distanciar na a praia, onde visualizei o atleta com quem terminei o ciclismo. Estava mais perto do que antes e tentei me aproximar mais, só que não deu. Beleza, terminei a prova em 1h20 muito satisfeito.

Show de lugar, organização, de percurso, de mar e de público. Vários amigos reencontrados naquele ambiente único que é um pós prova. O Charles de primeira viagem fazendo estréia bonita, o Deco que veio dos pampas nadar no 'nosso mar' :-) e uma galera empolgada demais. O Daniel Meyer botando a família TODA pra correr é uma inspiração a parte, ver o pai dele de 72 anos na prova é sensacional. Certeza para o próximo ano.
Junto com o Luiz e o Ribamar no pós prova
E eis que saiu um resultado, 2º lugar na categoria a 18 segundos do campeão - foi o atleta citado ali em cima, que fiquei sabendo ser o Ribamar. Ele mandou ver depois de ter competido no dia anterior no GP20km, prova duríssima em trilhas na mesma região. É fera e muito gente boa, e tem na corrida o ponto mais forte; fiquei bem feliz por ter conseguido acompanhá-lo.

Grande competição, ótimo lugar e belo dia. Melhor só se durasse mais. A única reclamação fica por conta da distância. As anunciadas ainda pela manhã eram 18 de bike e 5 de corrida, só que saiu 13 de pedal e 4,3 run. Nada contra distâncias pequenas, ainda mais naquela altimetria, mas prefiro saber exatamente o que vou fazer. A natação foi certinha.


Bebemoração noturna

A Naida como sempre teve que enquadrar o pessoal na largada

Segunda volta, indo pra trilha.

Essa foto gerou um concurso para descobrir que diabos eu estava fazendo com a roupa nessa hora.
Além disso, devido ao ângulo inusitado, parece sugerir problemas capilares que não existem.
Trata-se de ilusão de ótica provocado pelo sol associado à água do mar e vento.
Fotos do Felipe Manente, Amigo do Charles, da organização e minhas.

12 comentários:

  1. Preciso arrumar uns amigos mais do meu nível, que terminam provas sem subir no pódio toda vez. Kkkk
    Brincadeiras à parte, parabéns Pina, mandou muito bem como sempre.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá.... kkkkk. Valeu Milton ! Foi muito legal, agora vamos pra segunda etapa daqui a duas semanas !

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sei viu ? E esse joelho aí Fábio, como que está ?? Falou com o Sérgio e a Dani ?

      Excluir
    2. To fazendo fisio, parece que não tenho nada, não sinto mais nada. Mas o médico disse que não deveria correr mesmo sem sentir nada. Faço fisio até fim do mês, quando retorno ao médico, tiro outra ressonância e ai tentar recuperar o tempo perdido. O chato é que ferrou o Iron Punta que eu ia fazer. Queria muito fazer dois Irons por ano. To pensando até em manter o roteiro de viagem e seguir até la, mas ai acompanho a prova de fora :(
      O melhor de tudo é que vou fortalecer bem a perna e ai com certeza não vou mais precisar operar mesmo.

      Abraço

      Excluir
    3. Legal !! Melhoras aí então e cuida pra começar de leve pra curar de vez...

      Agora tem dois Irons, tu que anda bem pelo nordeste vai gostar hein ?

      Abraços

      Excluir
  3. Show de bola !!!! Quem sabe ano que vem eu não consigo encaixar meu primeiro triatlo off road ..., vamos ver o que virá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu xampa ! manda ver, é muito, mas muito divertido. Tenta um xterra por aí ou vem pra cá que tem campeonato catarinense (descobri isso só agora).

      Abraço

      Excluir
  4. Os treinos de MTB com a galera valeram a pena, hein?! ;-)
    Parabéns Pina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se valeram Renato ! Cara, só ajudava mais se treinasse mais com vocês !!!!!

      Excluir
  5. Parabéns filhão. Vc sempre surpreendendo e se superando!

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)