domingo, 19 de abril de 2009

Maratona de Santa Catarina 2009

Maratona é sempre desafiador, só que dessa vez seriam apenas 32 Km como um treino especial depois do pedal de ontem. O Tiago iria para a sua primeira vez e a Taty iria também para mais uma.

Turma encontrada, pré-aquecimento e alongamento e saímos em ritmo moderado até desfazer um pouco o povo, haviam algo como 1500 inscritos, não sei ao certo em que categorias. Encaixei um ritmo pouco mais baixo do que 5min/Km e com a temperatura mais baixa e a água abundante, foi bem tranquilo até o Km 13, ponto da chegada.

Perto da ponte o calor começou a pegar, nada muito sério, e o ritmo era o mesmo. Segui direto junto com o Alexandre, o Jacó e o Hélio nos encontraram, passamos os túneis e taquei mais um gel. A volta era pouco depois do Km 21, lá tinha água (quente como em todos os postos). Tomei pouco, joguei na cabeça e lá fui, o Jacó tinha gel pra me dar no Km 25.

Peguei o gel e cadê a água ? A reta sul era um cenário desolado, todo mundo sedento e só tinha um posto mal montado na pressa. No elevado minha boca grudou, não conseguia mais falar nada. O Jacó voltou com água para me salvar. Seguimos para o Km 30, incrível como o objetivo pesa: alí já estava me sentindo quase no final, sem chance alguma dava pra resolver completar a maratona sem sair com isto já bem definido na cebeça.

Consegui sair de casa como quem vai dar uma corridinha, calção, camiseta e gel na mão. Resultado é que consegui encher os dedões de bolhas e cortei a cintura com um gel (me avisaram que powergel é uma lâmina).

Fechei os 32 Km em 2h38min e fui pra tenda da ironmind hidratar e comer um pouco. As pernas ficaram bem pesadas, mas nada muito exagerado. A Taty tinha passado e fiquei lá vendo o resto da turma rumar para os 10 Km finais. O Jacó foi ajudar a distribuir água pros corredores, acharam umas caixas de água fechada perto da chegada, desastre de organização. O Hélio passou logo depois pra acompanhar o Tiago. Registro: Jacó e Hélio, segundo minha percepção e relatos dos demais, vocês nos salvaram de desidratação certa, obrigado !

Coisa interessante esta de não terminar os 42 km, mas já tendo isso definido, foi como terminar mesmo. Só que não tinha linha de chegada. Aí fui pra lá. Muito legal ficar observando os atletas cruzarem a derradeira linha. Vi emoção, dor, alegria, desespero, alívio, êxtase. Cada um era um. Berrei pra um conhecido que caminhava nos 200 mts finais até fazer ele correr. Me vi também no final da minha primeira maratona desastrada lá em 2003. Encontrei a Elizabeth finalizando a primeira maratona. Vi o Maurício chegando com cartaz, fazendo festa, o Ronaldo chegando a despeito da dor no quadril, o Tiago finalizando a primeira dele. Vi as cadeirantes terminando a prova chorando, com uma ciclista que acompanhava também em prantos. Vi a premiação da elite. Acho que entendi um pouco mais porque é que eu corro.

Um comentário:

  1. Pô, pena eu não ficar pra chegada. Perdi a Taty, enquanto ela rumava para a linha de chegada, e abandonei o Tiago no Cic. Não deu, eu tinha que seguir pra casa com compromissos. Ao abandonar o Tiago vi uma cena triste, um corredor jogado no chão com prego de fome. Balbuciou algo como que não quisesse beber, só comer, implorando algo sólido pra botar pra dentro.. e fui atrás de qqer coisa pra ele. O cara tava tão mal que se jogou quase morto na grama, no sol de meio dia, e a sombra refrescante de uma arvore estava a uns 2 metros distante dele.. imagina! Disse pra ele dar uma rolada pra sombra e mandei parar a ambulancia que passava na hora! Ufa! ... e levaram ele embora com dois pão de queijo na mão que comprei pra ele, hehe. Depois encontrei um senhor que xingava a organização.. coisa que se tornou normal nessa corrida.
    Essa ficou conhecida como a Maratona sem água! Meu Deus!
    Ah, Rafael.. vi a toda hora esse dupla da cadeirante com o apoio total da moça com a bike.. mto massa! Deu pra perceber que a moça da bike era da elite, entende?

    Tbm cheguei quase desidratado em casa, torrado e sem protetor solar no couro. Lindo!

    Parabéns a todos!

    Có.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)