segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Últimos treinos com o Forerunner 305

Vamos a uma análise mais detalhada do 305. Depois do primeiro treininho, fui fazer um pedal na quinta-feira, 24 Km leves. Sexta fui fazer intervalado, e sábado mais um longuinho de bike. O treino de domingo seria em trilha e eu me perdi todo e não fui.

No treino de bike, coloquei no modo bike (oh !) e taquei na pochete da bike. Fiz o trajeto e depois vim analisar, sem muita interação. O interessante fica por conta das configurações por tipo de esporte e das telas de dados personalizadas. São duas de uso geral, mais uma para corrida, uma para bike. Você pode escolher entre várias dezenas de variáveis para mostrar até quatro de cada vez por tela. Por exemplo, botei na tela de corrida distância, ritmo atual, tempo total e FC. Na outra, coloquei tudo igual, porém as médias. Se colocar para modo bike, os paces viram velocidades automaticamente, muito esperto.

Em qualquer treino, é possível jogar o percurso no google earth facilmente. Basta clicar no treino com o botão direito e mandar ver no google. Rapidinho o earth se abre com todos os pontos lá em meus lugares temporários, pronto pra salvar. Cada ponto contém velocidade, tempo, fc, etc. Se no google exportarmos o arquivo KMZ, dá pra mandar pra uma série de serviços online.

O treino intervalado fui muito interessante. O relógio tem um treino específico, o interval workout. Neste modo, definimos a distância, repetições e intervalo - que pode ser em tempo ou distância. Fui pra beiramar e num ponto qualquer iniciei um trote. Quando fechou 2 Km, liguei o intervalado. Os beeps orientam para começar a correr e vem uma tela específica com a distância que falta pra completar o tiro, o pace e o tempo. Quando faltam 5 segundos para fechar, beepa e apita mais longo para parar, e então vem uma tela mandando descansar o tempo programado, em contagem regressiva. Ao expirar a moleza, dá um aviso sonoro de 5 segundos e vamos lá de novo, o ciclo se repete até o fim do programa. Acabaram-se as confusões de em que volta eu estou, será que iniciei o timer, descansei o tempo certo, onde era mesmo a marca da distância ?!

Acima o treino, FC e velocidade (pra mostrar é melhor que o pace) versus distância

Aqui a planilha dos tiros, com os intervalos de descanso

Uma confirmação: a precisão do gps é praticamente perfeita. No treino hoje medi a cada Km, o auto-lap apitava exatamente do lado da marcação. Outra função legal: o lap pode ser definido de qualquer forma: por distância, tempo ou coordenada (bom para pista). Isso é muito útil pra analisar o desempenho num treino ou corrida, pois permite que vejamos as variáveis principais para cada lap do percurso.

Única coisa estranha: os pinos para recarga e conexão ao PC ficam embaixo do relógio, no contato com a pele. Pinos metálicos junto com suor não deve ser uma coisa muito boa. Na dúvida sempre lavo junto com a cinta cardíaca. Sei lá, sal, água e metal normalmente dá ferrugem :-)

Pra melhorar, poderia ter botões mais moles e bateria de duração maior. Pra ficar perfeito, precisava de altímetro barométrico, termômetro e tamanho menor. Conexão internet e função de celular também cairiam bem, mas pra isso tem que esperar mais uns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)