terça-feira, 19 de junho de 2012

Números do Ironman Brasil 2012

O MundoTri disponibilizou uma planilha geral com as parciais da prova. Os números são bem interessantes e mostram as parciais de todas as modalidades e transições, vale a pena dar uma olhada. Concluí algumas coisas. Fiz a análise com base nos meus tempos das quatro edições e também uma comparação relativa entre 2011 e 2012.

Como sempre a corrida foi  a melhor parcial relativa e 'puxa' o ranking total. Os sentimentos que tive das parciais deste ano se confirmaram. Com 4 min a menos na bike o pedal foi mais fraco relativamente a 2011 em 8 posições, mas ainda assim o ranking total subiu 111 posições. O que provavelmente se explica pela corrida, que embora cerca de 3 minutos mais rápida do que no ano passado, produziu também 111 posições de evolução na modalidade. A natação teve a melhor melhora absoluta em posições, 239, mesmo tendo sido apenas 2 min mais rápida do que no ano anterior.

Outra mostra de como tudo é realmente relativo, em 2010 a natação foi 9 min mais rápida do que em 2009 mas isto se traduziu numa piora de 79 posições na modalidade ! Ou seja, o mar estava mais fácil pra todos e o tempo puro da natação não diz nada se analisado de forma isolada ao sair da água.

Ao que parece estes números confirmam o que se tinha observado empiricamente este ano - a bike foi muito forte mas a corrida teve tempos médios mais altos no geral (por exemplo, só uma sub-3h). E o dia estava perfeito, quase nada de vento exceto no final. O calor apesar de maior que nos outros anos também não foi nada de anormal. O que explica isto ?

A evolução em barras, na vertical o ranking
Agora em linha. Em 2012 a natação teve a melhor melhora relativa de tudo e sempre,
o que confirmou a impressão empírica.
E as curiosidades das transições, a T1 achei rápida e foi a 255ª geral, já a T2 foi a 59ª geral - bem rapidinha ;-). Muito boa compilação do MundoTri. Façam suas análises ;-).

Um comentário:

  1. Muito legal a análise Rafael.

    Parabéns pelo desempenho.

    Darwin estava certo, a evolução exite hehe

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)