quinta-feira, 8 de março de 2012

A guerra com as bicicletas


Algo que provavelmente seria um crime em São Paulo
Hoje no Blog do Max há uma postagem com um artigo sobre a manifestação ocorrida na avenida paulista em São Paulo. Algo extremamente exagerado e descabido na minha opinião, ainda que com muita coerência quando fala da aderência às regras por parte dos ciclistas, pois se querem(os) ser respeitados, tem que fazer a sua parte também.

O supra-sumo da ignorância do autor, que se apresenta como extremamente culto e esclarecido foi este comentário estapafúrdio:

"... é uma estupidez achar que se podem fazer ciclovias em todas as avenidas e ruas da cidade, tomando o espaço que cabe aos carros e aos ônibus. A bicicleta, no que diz respeito à extensão percorrida, é uma alternativa para pouquíssimas pessoas..."

Como é que pode, um jornalista, escrever isto ? Pessoas a pé e bicicletas não podem usar espaço que é 'só dos carros' ? Não sabe ele que a esmagadora maioria dos trajetos feito de carro é curto ? Logo ele que tanto reclama que os cicloativistas adoram plantinhas e não pessoas ? Tenha a santa paciência, senhor Reinaldo Azevedo. Vá andar ao ar livre e botar esse pé numa grama, suar um pouco essa careca brilhante ! Ah, a amiga do cebolinha também correu em socorro do moço aí. Pois acho que a autora dos comentários infelizes também deveria respirar um ar de vez em quando.

E pra completar há uns dias saiu uma matéria na folha execrando pessoas  que andam de bicicleta onde não há ciclovias. Como se fosse proibido andar em outro lugar... e também, como se não fosse a legislação de trânsito a explicar o que se tem que fazer. Aqui novamente cabe ressalva, há casos de falta de noção completa - sem capacetes, na calçada ou contra-mão - mas não pode uma generalização como a feita nessa matéria.

A coisa não está fácil, e ao que parece vai ficar pior. Veículos de grande circulação e formadores de opinião se alinharam na guerra às bicicletas. A meu ver falta bom senso, empatia, vontade e educação a todos os lados, motoristas, pedestres, ciclistas. Tá tudo errado, é uma guerra não declarada, todo mundo jogando pedras nos inimigos. Só falta educação e conversa, solução há pra convivência pacífica (como mostram exemplos no mundo todo) mas ao que parece se esse povo sentar numa mesa só vai sair pancadaria. Os ciclistas bloquearam a paulista a noite, e o jornalista descamba pra baixaria, logo ele que deveria manter o prumo. Basta um pouco de respeito às diferenças, só isso. Vai dizer que não ?

Alguns apocalípticos dizem que o Brasil não é a Holanda e que andar de bicicleta aqui é um suicídio. Deveriam dar uma olhada no que acontece no resto do mundo. Só pra ilustrar, algumas 'aberrações' segundo a folha, que acontecem em Londres, por exemplo. E façamos nós a nossa parte, respeitando as regras e o trânsito.

Olha só que coisa impossível, as pessoas vão pro trabalho pedalando !!

Veja, esta moça quer se matar e está atrapalhando os carros !
Esse definitivamente deveria ser preso !

Precisa dizer alguma coisa Ronaldo Azevedo ?!

Um comentário:

  1. Enquanto o brasileiro for um ser que só pensa em tirar proveito dos outros, continuaremos a ser um país de pessoas mal educadas. Onde prevalece a força e não o respeito.

    http://podecorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)