quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desafrio 2009

Outra vez a AndarIlha em peso lá em Urubici. Fomos em 20 pessoas, entre atletas e familiares. Corremos com três duplas e quatro individuais nos 50 Km de subida e descida do morro da igreja, acho que éramos a maior equipe.

No congresso técnico explicaram para os presentes, que depois nos explicaram, que a estrada para o topo estava desmoronada logo no início. Resumo: teríamos que correr sem apoio, a aeronáutica só permitiu corredores, organização e um caminhão no trajeto até a igreja. Não teríamos o pessoal nos PCs do véu da noiva, no percurso de asfalto e nem no topo. Nada de tênis pra trocar, roupa seca ou suplementos, era carregar tudo desde a largada, tipo corrida de aventura. Saí lotado de gel, barras, manta térmica, tudo metido na pochete de hidratação até estufar. As duplas seriam transportadas para cima e para baixo num caminhão e teriam que necessariamente usar este transporte, o que causaria muitos calafrios e tremedeiras em quem esperava lá nas núvens.

Na sexta a noite o céu claro depois do jantar insinuava que teríamos tempo bom, mas aí ao amanhecer de sábado.... garoa fina e tudo muito úmido. Fomos para a largada, em poucos minutos aqueci e largamos. Tentei forçar o ritmo no início e já percebi que escorregava fácil no plano ensaboado com o asics, iria me arrepender da escolha do tênis depois.

No início da grande subida, muito cuidado para não me estabacar como no ano anterior, saímos vários embolados no topo e segui atolando sempre, o pé da impulsão simplesmente não ficava no lugar, era uma beleza. Pouco antes do véu da noiva, despenquei com tudo de lado, atolei o antebraço todo na lama, o que me obrigou a entrar no laguinho da cachoeira até as canelas para remover o barro. Quem tinha visto a queda perguntava se eu estava bem, quem não tinha visto achava que eu estava doido de entrar naquele lago glacial.

Cheguei no PC1 já na estrada com 1h40min, mesmo tempo do ano anterior, mas já bem cansado. Tomei uma coca-cola com powergel e me mandei rápido. Depois de uns Kms a Débora me alcançou e seguimos juntos fugindo da segunda colocada no feminino. Consegui acompanhá-la tranquilamente na subida, andando sempre que a inclinação exigia. Lá perto do cume o frio apertou um pouco, orelhas e dedos duros e chegamos no topo, só assinei o PC e desci direto, depois de encontrar o Anastácio tranquilo esperando o William que vinha subindo.

Levei 2h45min na ida, igual ao ano passado. Iniciamos a descida bem fortes, desci muito rápido para os meus padrões, pois em 44 min voltamos ao véu de noiva, uns 10 Km. Logo no início da descida vi o Tiago que vinha forte, depois o Aracajú e logo o William, aí Taty e Fabi coladas na quinta feminino e o Hélio com o Hugo na bike na sua corrida de aventura particular de pai e filho.

No PC do véu na descida, coca-cola e vamos pra trilha, até ali acompanhava bem a Débora, entramos na trilha e tropecei que quase fui de cara nas pedras pontudas do chão. Fomos indo, lá pelo Km 35 comecei subitamente a ficar vazio, bem fraco. A Débora me passou umas castanhas e damascos, mas não melhorou logo, de forma que ela se foi e eu fiquei quebrado de novo no Km 38, igual ao ano passado. Fui administrando para não ter que andar, mas tinha hora que parecia que engatinhar seria mais rápido. Lá pelo Km 40 ia parando para tomar gel bem no início da descida, mas resolvi tentar descer o melhor que dava e fui indo devagar e sempre, passei uns 3 e cheguei no Km 42 depois da looooonga descida final totalmente podre. Taquei mais gel, sal e malto e segui para o esforço final.

Não precisei andar nada, mas o ritmo caiu para 6, 6:20/Km mesmo com todo o esforço do mundo. A hora do gel era ansiosamente esperada, pois para tomar água eu andava e aliviava um pouco a canseira, mas ao menos não tinha dor nenhuma.

Já nos Kms finais na cidade visualizei o Cláudio Schlindwein. Passei por ele e levei-o junto para terminar correndo. Sprintamos no final dos 50 árduos Km com forças não sei de onde e fechamos empatados, por sorte depois é que vimos que éramos de categorias diferentes, hehehe.

Terminei em 5h27min, meu melhor tempo nos quatro desafrios, abaixando 10 min do ano passado. Fiquei em terceiro na categoria, com os dois primeiros empatados em 5h17. A Débora ganhou novamente em 5h9min.

O Tiago chegou com o excelente tempo de 5h36min, eu falei que o cara tava bem pra caramba, detonou geral com o terceiro lugar no seu segundo desafrio !! Logo veio o Anastácio e Cíntia fechando as respectivas duplas com 5h49 e 5h51, aí então a Taty chegou com seu pé torcido desde o Km 18 para ganhar a categoria (desistir jamais !!!). Depois, o Hélio e Hugo completaram com a bandeira de urubici em mãos um desafrio diferente e muito legal de ver, aí então veio o Queiróz pra fechar com chave de ouro a dupla com a Fabi.

Finalizamos com festa na premiação, jantar e pousada, onde rolou muito vinho e fondue de chocolate para combater os radicais livres gerados durante a prova. Baixei o tempo e fiquei em terceiro pela terceira vez, 17 geral dentre 103, as condições estavam muito parecidas com o ano passado, mas em certo ponto finalmente cheguei a me perguntar: "Quê que eu tô fazendo aqui ? Depois do Iron há 4 semanas ? Tô cansaaaado !"..... Talvez isso tudo seja para poder tomar um vinho com os amigos e escrever no blog depois. Será ?!

Aqui está o excelente relato da Cínthia e do Diogo. Já os resultados oficiais estão no site até o ano que vem. Vamos a umas fotos de destaque. Dessa vez o Daniel Queiróz nos acompanhou e fez fotos como sempre excelentes. As fotos não citadas são todas dele.

Olha os pés do Hugo enterrados na lama. Foto Hélio.

O cara corre 50 Km e ainda carrega a bike do filho, é um monstro ! Foto do Hugo

Chegada !

Chegada !!!

Chegada da Cínthia

Chagada do Anastácio

Chegada do Tiago !

Chegada da Taty

Chegada do Queiróz

Chegada da dupla-solo-bike-and-run !!!

3 comentários:

  1. Se eu soubesse que vc ia se estabacar quem sabe eu consegueria te acompanhar só para poder presenciar o fatos!!
    Áh! Não sabia que vc engatinhava tão rápido!!!

    Realemte foi muito massa o desafrio!!

    []'s
    Aracaju

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente meus Parabéns !
    Eu não suporto frio, aliás aqui em SP quando esfria eu peno para treinar mas depois de ler esse post fiquei imaginando como deve ser interessante correr essa prova quem sabe um dia.

    No mais, Bons Treinos.

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Realmente vcs fizeram uma corrida de aventura...Parabésn!!!

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)